Portuguese Club Of Vancouver - PCOV


"...Eu queria pedir a todos os portugueses que se encontram fora de Vancouver, que vivem noutras partes do Canadá ou até em Portugal, ou no estrangeiro que, quando vierem a Vancouver, venham visitar o PCOV, onde serão bem recebidos ..."

Carlos Alberto Guerreiro Rodrigues - Presidente do PCOV

O Portuguese Club of Vancouver, uma colectividade lusa, foi fundada em Abril de 1962 por iniciativa de um grupo de imigrantes portugueses do continente e dos Açores radicados em Vancouver na Província da Columbia Britânica, com o intuito de promover naquela região da costa ocidental do Canadá os valores sócio-culturais do seu país de origem, Portugal.

Este grupo fundador era composto pelos Srs. Albano da Silva, Fernando Franco, José Zacaria, Manuel Figueiras, Armindo Gomes e o Dr. Manuel Esperança, tendo este último sido o seu primeiro Presidente.

Embarcaram assim estes intrépidos pioneiros numa aventura que em muito veio a enriquecer as comunidades ali radicadas, afastadas pelo espaço e o tempo da realidade portuguesa, e tendo deixado para a posteridade uma obra de grande valor que os subsequentes dirigentes tomaram a seu cargo com todo o empenho necessário para tornar o PCOV o grande clube que é hoje.

O PCOV foi a primeira colectividade portuguesa a ser fundada naquelas terras, sendo hoje uma colmeia de intensa actividade comunitária. É um ponto de encontro para onde afluem os seus muitos frequentadores, da nossa comunidade e não só, que ali podem desfrutar de um espaço de convívio aberto todos 365 dias por ano.

O PCOV tem uma massa associativa de mais de 1000 sócios, muito embora somente à volta de 250 tenham com quotas em dia, problema habitual nestas lides associativas. A actual Direcção pensa implementar para breve nova campanha de sensibilização para que os seus sócios passivos venham a regularizar as suas quotas.

O clube oferece aos seus sócios um belíssimo serviço de cafetaria e restaurante, onde diariamente são servidas iguarias portuguesas, que também parecem ser do agrado de pessoas oriundas de outras partes do mundo que não a nossa. O restaurante da PCOV é explorado pela prata da casa, com um cozinheiro e cerca de 7 empregadas. No bar os sócios podem assistir aos programas televisivos portugueses da RTP Internacional e outros.

O actual presidente do clube, o Sr. Carlos Alberto Guerreiro Rodrigues, em conversa com Adiaspora.com informou que nem tudo foi um mar de rosas, pois só com o esforço e sacrifício das várias direcções ao longo dos anos foi possível levar o projecto a bom porto. Houve alturas em que os dirigentes tiveram de por dinheiro dos seus próprios bolsos ou recorrer a empréstimos bancários. Hoje o clube goza de uma situação financeira estável, movimentando à volta de 600 000 dólares anuais, e possui espaçosas instalações próprias situadas na 1144 Commercial Drive, em pleno coração da comunidade portuguesa de Vancouver.

O programa anual de actividades desta colectividade inclui o Concurso de Beleza Miss PCOV, a decorrer no mês de Março e as comemorações do Dia de Portugal em Junho, também como os diversos torneios desportivos anuais. O PCOV dispõe actualmente de duas equipas de futebol, uma na I Divisão e outra na I Divisão Veteranos (Over 30).

Entre as diversas individualidades de renome das quais o PCOV foi anfitrião figuram a Dra. Manuela Aguiar, então Deputada pelo Círculo das Comunidades, o actual Presidente da Região Autónoma dos Açores, Dr. Carlos César e o actual Presidente da Assembleia da República, Dr. Mota Amaral e ex-presidente do Governo Regional dos Açores.

O PCOV integrou-se na Comissão Organizadora das Comemorações do 50° Aniversário da Imigração Portuguesa no Canadá, tendo o seu Presidente, Sr. Carlos Guerreiro Rodrigues, sido seleccionado juntamente com o Presidente do Portuguese Seniors Foundation, Sr. José Manuel Santos e o produtor do programa radiofónico, "Portugal no Coração", o Sr. Álvaro Mendes, para fazer parte desta Comissão a nível nacional.

O Sr. Rodrigues foi incumbido de encontrar um parque com o apoio do Parks Board (Direcção de Parques) para a construção da Praça de Portuga,l onde está prevista a colocação de um cruzeiro alusivo à presença portuguesa em Vancouver. Esta iniciativa tem suscitado reacções muito positivas das autoridades locais e do Consulado de Portugal em Vancouver.

Desde que o Sr. Carlos Guerreiro Rodrigues assumiu a Presidência do Clube, tem-se verificado um aumento significativo no número de sócios, sendo alguns destes canadianos e de outras comunidades imigrantes.

Este dirigente queixa-se de uma certa distanciação do Consulado de Portugal em Vancouver das colectividades lusas daquela região e do parco envolvimento deste órgão representativo de Portugal na vida comunitária. O Sr. Rodrigues está presentemente a efectuar algumas diligências junto da Vice-Cônsul no sentido de melhorar as relações entre o Consulado e a comunidade local.

Hoje O PCOV encontra-se bem enraizado nos hábitos das gentes lusas da região. Pioneiro, o clube tem vindo a assistir ao longo dos anos à formação de outras colectividades portuguesas, entre as quais o Portuguese Canadian Seniors Foundation e o Sporting Clube de Vancouver, com as quais colabora na disseminação da nossa cultura e costumes. O Portuguese Canadian Seniors Foundation, fundado há alguns anos, conta presentemente com cerca de 900 sócios activos, sendo hoje uma colectividade forte e consolidada. Por sua vez, o Sporting Clube de Vancouver possui já duas equipes de futebol, estando uma na I Divisão e outra na Divisão Premier, esta última com boas possibilidades de vir a vencer o campeonato nacional do Canadá. Espera o dirigente do PCOV deslocar-se a Toronto para o próximo ano de 2003 com os demais adeptos do Sporting Clube de Vancouver para assistir à finalíssima.

O Sr. Carlos Guerreiro Rodrigues terminou o nosso encontro agradecendo à Adiaspora.com por todo o nosso interesse e por darmos o seu clube a conhecer por esse mundo fora.

Resta à Adiaspora.com congratular o PCOV e os demais clubes e associações da região de Vancouver pelo trabalho meritório que têm vindo a desenvolver em prol das nossas comunidades.