"Calypso Netball" Nasceu de Portugueses


Por Idalina Da Silva

O desporto mais praticado nas Caraíbas - Calypso Netball - nasceu de portugueses. Em Trinidade & Tobago, a história deste desporto não ficaria completa, sem se mencionar o investimento humano da Comunidade Portuguesa radicada nestas ilhas. Logo de início membros da Comunidade Portuguesa viram no "Calypso Netball", uma oportunidade única para demonstrarem o seu talento e coragem, como nenhum outro grupo étnico o tinha feito anteriormente. Através deste breve artigo damos a conhecer os dias primitivos do desporto 'Netball' e os nomes portugueses que participaram no desenvolvimento do desporto mais praticado, ainda nos nossos dias, nas Ilhas das Caraíbas.

Pelo ano de 1910, a República de Trinidade & Tobago, tinha já descoberto petróleo em quantidades comerciais suficientes para que este magnífico "rei preto" fosse a base económica do futuro deste pais. Entretanto, o mundo nessa época andava a recolher ingredientes para 'cozinhar', o que veio a ser a Primeira Grande Guerra Mundial - um caminho desastroso que levou o mundo a 4 anos de Guerra (1914-1918), mobilizando mais de 65 milhões das forças militares de 27 países.

No final da guerra o mundo testemunhou a triste realidade da barbaridade e egoísmo humano, resultado; 8,528,831 de mortes; 21,189,154 de feridos; 7,750,919 de pessoas dadas como desaparecidas, o pavoroso numero de 37,468,904 de causalidades, ou seja; 57% do numero total de participantes na Guerra. O clímax da Guerra provocou modificações mundiais, não só em desenvolvimento, como em reconstrução e reconciliação de um novo globo; a necessidade de encontrar e fazer crescer com forca a igualdade e respeito entre as nações e os seus povos.

Foi esta agitação mundial, em muitos casos provocada por povos oprimidos num hemisfério em conflito, onde na maioria dos casos a situação era o imperialismo e colonialismo, o que deu largas a bem planeada greve na ilha de Trinidade, chefiada por 'Howard Bishop', em 1919. Seguido por centenas de pessoas, na manhã de dia 3 de Dezembro de 1919, Howard erguia a bandeira de "Trinidade & Tobago Working Men's Association", exigindo melhores condições de trabalho e a diminuição de 9 horas de trabalho diário, para 8 horas de trabalho diário. Assim nascia um novo Sindicato "Trade Union Movement in Trinidad & Tobago", e com ela novas esperanças futuras.

Pela mesma altura, um grupo de alunas das escolas; "Bishop's Tranquility Girl's Intermediate"; "St. Joseph Convent" e "St. Teresa Convent" tiveram a ideia de desenvolver um novo desporto, que seria "Netball". Uma ideia desenvolvida por Daisy Borman, a primeira mulher - após a guerra - a ir até Londres para receber o que se chamava na época - educação liberal - em Londres recebeu o conhecimento necessário para encontrar a disciplina desportiva que seria usada no "Netball". Assim, no início de 1920 em Trinidade & Tobago foi apresentado entre grupos escolares o primeiro jogo de "Netball".

Talvez estes dados históricos sejam relativos para os nossos leitores, não fosse pelo facto 'histórico' de um numero muito elevado de gente de sangue português estar envolvida no 'nascimento' do que e hoje o "Calypso Netball", um dos orgulhos desportivos de Trinidade & Tobago, praticado em todas as Ilhas das Caraíbas; 53 anos de existência da Liga de Netball em Trinidade & Tobago (T & T); 46 anos de Campeonatos nas Caraíbas, West Indian; 32 anos de Campeonato Mundial (dados obtidos em 1996).

Quando a primeira equipa de 'Netball' foi formado em T & T; "Mongnolia A", a jovem advogada Daisy Borman ofereceu-se para ajudar o grupo de raparigas portuguesas interessadas em praticar a disciplina desportiva referente ao "Netball". Por esta altura, o grupo de raparigas já se chamavam a si próprias "Mongnolias", sendo o chefe organizador desta equipa, Anthony Neves. Com o tempo uma outra equipa foi formada. Assim, em 1939, Gay Gomes e Elaine Araújo, abandonaram a equipa "Mongnolia" para formarem a equipa dos "Bluebirds".

Nessa mesma altura Mannie Pinheiro, um ardente acompanhante e treinador do império do "Netball", compreendeu a necessidade de fundar a Liga "Netball". Falou sobre o assunto com o seu amigo Anthony Neves, que apoiou de imediato a ideia. A partir dessa altura - 1939 - passaram a reunirem-se no edifício da Associação Portuguesa, e começaram a preparar regulamentos e normas para formarem a liga. No dia 9 de Fevereiro de 1940 houve uma reunião na liga da "Northern Ladies Netball". Nessa reunião o tópico mais importante foi a selecção da data para a abertura oficial desta liga histórica. A data seria escolhida para Sábado dia 17 de Fevereiro de 1940.

O quadro directivo era composto por; Vereador George Cabral (presidente da equipa); Daisy Borman (primeira vice-presidente); Anthony Neves (secretário); e Mannie Pinheiro (secretário adjunto). Nesse mesmo ano foi apresentado um quadro de jogadores e equipas, sendo o maior número de jogadores de origem portuguesa:

a. Magnolia 'A'- A primeira liga formada em Trinidade & Tobago; Elsie Wells (capitão, Baby Jardine, Cecília Neves, Marjorie Cunha, Sylvia Sérgio, A. Neves, Zolla Guzman, K.Gomes, Vera Halphide, J. O' Hallovan, Elaine Camacho, Z. Gomes, Nore de Sousa, C. de Douza e Bernace Fernandes.

b. Bluebirds - A Segunda liga em Trinidade & Tobago; Gabriela Gomes, Cynthia Lake, Rita Rochard, Rita Araújo, Eileen Araújo, V. Franco, J. Smith, Mauriel Franco e Jessie Smith.

A abertura destas duas equipas no dia 17 de Fevereiro de 1940 foi oficializada pelo Vereador George Cabral. O jogo ocorreu no "Queen's Savannah Park" com um número enorme de espectadores, que pagou a quantia de 12 cêntimos (T & T), para verem desde o início do jogo, a forma dominante da equipa 'Mangnolia A' contra a equipa 'Bluebirds'. A multidão testemunhou a forma, sobretudo desportiva, como a equipa ' Mangnolia A' ganhou 23-3 a equipa 'Bluebirds'. Destacando-se A. Neves com 13 golos e Nora de Souza com 9 golos, ambas respectivamente da equipa 'Mangnolia A'.

Em Abril de 1940 o Quadro da Liga era composto pelas seguintes equipas: Mangnolia A; Perseverance; Bluebirds; Malvern; Chinese; Government Training College; e Mongnolia B. Passados dois anos o quadro era composto por 25 equipas.

Com a inauguração da equipa "Northern Ladies Netball League", em 1940 o interesse pelo desporto expandiu-se por todos os cantos das ilhas gémeas, (T & T). As equipas organizavam-se e o gosto pelo desporto crescia cada vez mais. Nos tempos actuais o desporto 'Netball', não só e conhecido e praticado nas Caraíbas como em todo o mundo, incluindo Austrália, Inglaterra, Jamaica, País de Gales, Escócia, Fiji, Singapore, Canadá, Nova Guiné, e Nova Zelândia.

O ano de 1962 foi rico em história. A população de T & T preparava-se para celebrar a sua independência no dia 31 de Agosto do mesmo ano. A equipa de 'Netball' de T & T preparava-se para ganhar o Primeiro Campeonato Mundial em 1963, em Eastbourne, Inglaterra, que seria o início de muitos campeonatos ganhos. Em 1979 o Quinto Campeonato Mundial de Netball foi desfrutado por 25 países. Nesse ano, também a T & T foi Campeão Mundial. Em alguns países 'Netball' era considerado o 'basquetebol' das mulheres, devido aos regulamentos do 'Netball' serem tirados do 'Basquetebol' desporto inventado por um canadiano/americano, Dr. James Naismith.

Durante a Segunda Grande Guerra houve muitas tentativas (sem sucesso) para eliminar este desporto. Em 1990 'Netball' foi considerado um dos desportos mais populares a nível mundial. E estimado que, mais de 2 milhões de jogadores são activos em competições pelo mundo, em 36 países membros da I.F.N.A. só por si, a Austrália, tem mais de 263,000 jogadores registados e muitos mais a jogarem em ligas do sistema escolar primário e secundário.
Algumas personalidades de destaque deste desporto de origem portuguesa

George Cabral - nasceu na ilha de Trinidade no dia 23 de Outubro de 1887. Filho de madeirenses fugidos da perseguição religiosa, sendo o terceiro de quarto filhos do casal. Com a idade de 25 anos, foi membro da Associação Portuguesa e director da Associação de Musica e Orquestra. Mais tarde foi também presidente da dita Associação. Casou com a filha de um valioso e conhecido comerciante da época, o Sr. J.J. Ribeiro. Do casamento houve 6 filhas e 2 filhos. Em 1930 concorreu as eleições para Vereador da Câmara Municipal de Port of Spain, posição que manteve por 25 anos. No ano de 1940 foi membro e fundador da 'Northern Ladies Netball League' em Port of Spain, capital de Trinidade & Tobago. Foi o primeiro presidente desta equipa desportiva e manteve o seu cargo desde 1940 ate 1946. Em 1947 ficou benfeitor da mesma liga. No período de 1947-1948, e 1951-1953 foi de novo eleito Presidente da Câmara de Port of Spain. Durante este período de tempo contraiu segundas núpcias, em Fevereiro de 1953, com Úrsula dos Santos. Dado nos livros de história da mesma Câmara como o primeiro Presidente, ate a altura, que tivesse contraído matrimónio durante o seu posto. *( ver folha anexa). Assim como sendo ele o homem que arranjou as celebrações para a Coroação da Rainha Isabel II. Por esse facto recebeu o Mérito de Honra C.B.E. da Rainha. Além de todo este seu envolvimento serviu muitíssimo bem em 16 comités importantes para a Comunidade Portuguesa e Sociedade do país que o viu nascer. Nos tempos livres ainda conseguiu compor varias peças musicais para piano clássico. Veio a falecer de ataque de coração no dia 4 de Fevereiro de 1965.

Mannie Pinheiro - Ficou conhecido por 'O pai do netball da Trinidade & Tobago'. Nasceu em Woodbrook, Trinidade no dia 10 de Fevereiro de 1908. Filho de madeirenses, não se sabe ao certo em que ano os seus antepassados chegaram a Ilha de Trinidade. Bem cedo mostrou e deu provas de uma grande competência administrativa. Começou a trabalhar para o Sr. J.G. Henriques como secretario de alfândega. Amante dos desportos em tudo se envolvia, desde futebol, cricket, boxe, luta livre. O que o levou a ser o 'pai fundador da Northern Ladies Netball League of Port of Spain. Bastante ligado ao Portuguese Recreation Club, era ai que ele se juntava com um grupo de amigos para jogar cricket e futebol. Um homem que nunca tomou bebidas alcoólicas, e nunca fumou, dedicou muitas horas familiares ao desporto, pelo amor ao mesmo. Impecável no seu parecer, e de personalidade carismática, sempre conquistou a amizade dos jogadores nas equipas onde foi treinador. Mannie Pinheiro foi um exemplo e um orgulho Nacional para Trinidade & Tobago.

Gay Luces Nee Gomes - Descendente de Portugueses, nasceu em Belmont, Trinidade no dia 16 de Marco de 1918. Juntamente com a sua amiga Eline Araújo, formou a equipa 'Bluebirds', após terem saído da equipa 'Mangnolia A' em 1939/40. Reformada, vivia até há poucos anos na Comunidade de Living Waters, onde recordava com saudade o melhor ano a jogar 'netball' - 1941, quando a sua equipa ganhou todos os jogos.

* Toda a informação contida neste artigo foi seleccionada através de pesquisas feitas na Ilha de Trinidade, nas cidades; 'Port of Spain', 'Chaguanas', 'San Fernando', 'El Socorro', e 'Couva'. Informação recolhida no livro; 'Calypso Netball in Trinidad & Tobago' - 1994 - Anthony Clarke. E a gentil colaboração do Cônsul Honorário de Portugal em Port of Spain Trinidad & Tobago, Sr. Ignatius S. Ferreira, também Presidente da Associação Portuguesa Primeiro de Dezembro, nesta mesma cidade.