Manuel Augusto Carreiro Viveiros

- A visão empresarial açoriana no tecido económico do Canadá -

Por João G. Silva - Adiaspora.com

Este nosso compatriota e industrial, nasceu na freguesia de São Vicente-Ferreira, Concelho de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, tendo emigrado para o Canadá, em 1973, e aqui trabalhou como electricista para diversas empresas até ao dia 1 de Maio de 1994, data em que forma a sua própria empresa transportadora, "VIVEIROS COACH LINES", sedeada na cidade de Brampton, que, conjuntamente com sua esposa, Alcina Viveiros, são proprietários. Cremos, talvez, ser a única companhia portuguesa em actividade neste ramo em todo o Canadá.

Manuel Viveiros aventurou-se e apostou neste novo empreendimento, por estar ciente de reunir as condições indispensáveis para avançar e ter sucesso nesta nova actividade. Segundo nos confessou, os primeiros tempos não foram nada fáceis perante o elevado capital investido no projecto e obrigações que lhe deixava um fundo de maneio muito limitado para cobrir então as suas despesas obrigatórias, conseguiu debelar os problemas que lhe vinham surgindo, como é sempre comum no começo de qualquer actividade mercantil, mais propriamente em empreendimentos que envolvam grandes montantes de capital. Isto porque teve de adquirir um autocarro com o qual faz a primeira excursão ao Madeira Park, com conterrâneos nossos, na sua maioria imigrantes oriundos da Região da Madeira, para assistirem àquelas festividades que se organiza anualmente naquele Centro Recreativo.

É bastante comum fazerem-lhe a pergunta do porquê ter mudado de profissão, isto é, de electricista para condutor de autocarro. Diz-nos, Manuel Viveiros, ter começado anos atrás durante a preparação dumas férias a Fall River, numa carrinha com a capacidade para treze passageiros, após o pedido de um amigo e outro familiar para se juntarem naquela viagem, acabou por levar aquele veículo completamente esgotado. Esta situação alertou-o para a falta de transportes para a zona de Nova Inglaterra (New England) nos EUA, que pudessem servir os portugueses nas suas deslocações àquela zona costeira dos Estados Unidos onde estão radicados muitas dezenas de milhares de portugueses e seus descendentes. Este facto ficou-lhe gravado na memória embora, naqueles tempos mais próximos não tivesse na ideia de iniciar uma actividade, como a que tem hoje, para assim suprir as necessidades de ligação entre as duas Comunidades, a do Canadá e da Nova Inglaterra, EUA.

Só mais tarde, em 1994, já devidamente encartado para operar autocarros, é que se decidiu, junto do Ministério dos Transportes Públicos do Ontário, requereu o alvará para iniciar este tipo de negócio. Foi então que adquiriu o autocarro e, passados quase dez anos, graças ao patrocínio e apoio dos seus clientes, faz nova aquisição com o intuito de expandir a sua actividade - um novo autocarro de luxo. É bom de se notar que Manuel Viveiros também serve outras comunidades étnicas radicadas no Canadá e Estados Unidos da América pois está licenciado para servir o Continente Norte-americano. Quanto a este ponto aquele nosso compatriota e industrial afirma ter um programa de excursões para a costa Atlântica que abrange o Canadá até ao Estado da Flórida e para os muitos casinos existentes, a iluminação natalícia em Niagara Falls, festas religiosas e profanas na época do Verão. Dentre dos seus clientes contam-se os ranchos folclóricos, equipas de futebol, bandas filarmónicas e muitas associações de cariz religiosa e cultural. Em suma esta firma transportadora está sempre preparada para servir quaisquer grupos ou organizações nos seus passeios ou peregrinações em qualquer ponto deste Continente. No Ontário está licenciado para as áreas entre Kitchner e Oshawa. No que concerne à cidade de London e outras áreas para lá só podem ser servidas por outra carreiras ou companhias de transporte. No entanto muitos residentes nessas áreas do Ontário onde não temos alvará juntam-se aos grupos de Kitchner e não só para irem nas nossas excursões. Sendo uma companhia estreitamente restrita a "charters" só pode operar dentro das mencionadas áreas. No entanto há muitos portugueses que viajam em autocarros doutras nacionalidades e que são livres de o fazer. Existe neste sector de actividade muita concorrência e alguma, infelizmente, que, Manuel Viveiros, rotula de "desleal". No entanto, segundo nos diz, não o tem afectado muito pois, de ano para ano, tem vindo a aumentar substancialmente a sua clientela, uma prova de que foram bem servidos como manda a boa ética neste ramo de negócio.

Por exemplo mostra-nos que há anos atrás, pelas festas do Divino Espírito Santo, em Fall River, chegava a usar treze autocarros, número esse que foi substancialmente reduzido nos últimos tempos por muita gente estar receosa dos problemas que possam surgir no cruzamento da fronteira com os EUA. Viveiros Coach Lines tem um vasto programa de excursões no qual inclui a saída de autocarros para Fall River pelo Natal para que muitos portugueses do Ontário possam passar juntos a Quadra do Natal com os familiares e amigos. As viaturas partem de Toronto, Mississauga e Brampton directamente para Fall River e Providence. As opções são vastas como, por exemplo, passar o Natal nos EUA e o Ano Novo no Canadá.

Além da licença de "charters" o Manuel Viveiros é também sócio da TICO (Travel Industry Cancel of Ontário ) que opera um seguro de cancelamento de viagens. Com isto quer dizer, como muitos de nós sabemos, ser garantido o reembolso das quantias em caso de cancelamento da viagem. Manuel Viveiros relembra para o cuidado das pessoas, no acto de marcação da viagem, perguntarem sobre esta garantia nas agências de viagens. Isto é muito importante pois o seu dinheiro está garantido em caso de imprevistos ou doença.

Orgulhosamente Manuel Viveiros diz-nos ser a única companhia no Canadá a usar o escudo e a bandeira portuguesa, nas suas viaturas, junto do nome Viveiros. Que os portugueses aqui residentes devem apoiar iniciativas destas, como é o seu caso, para que projectos desta espécie possam crescer ou multiplicar-se e assim engrandecer a Comunidade Lusa.

Manuel Viveiros acrescenta que, para Julho de 2004 tem projectado mais uma viagem de longo curso na costa oriental (do Atlântico) do Canadá que se estende pela Província de Nova Scotia, New Brunswick, Prince Edward Island e Newfoundland. Para qualquer esclarecimento ou informações sobre este programa ou outros já agendados poderão, se o desejarem, contactar Viveiros Coach Lines Inc. Pelo telefone (905) 451-2074 e falar com Alcina ou Manuel Viveiros.

Fotos de: João G. Silva.