Moedas Portuguesas Circularam No Canadá


NUMISMÁTICA

Por J. (Kim) Pereira

(Membro da Secção de numisática N.F. do SCPT.CFMT Rogers)

Será surpresa para muita gente saber que houve moedas portuguesas que circularam no Canadá como moeda corrente. Claro que o Canadá de então não era como é hoje, mas as áreas eram as mesmas que actualmente formam este país.

O Canadá de então não cunhava moeda e só depois de 1820 é que alguns governos provinciais emitiram moedas de cobre, mas sem autorização imperial, que só se verificou após 1850. Até lá, e por cerca de dois séculos, o Canadá serviu-se de moedas estrangeiras, nomeadamente de França, Inglaterra, Espanha, América Espanhola, Portugal e Estados Unidos.

As portuguesas, três moedas de ouro, apareceram durante o século 18 e princípios do século 19, e foram aqui usadas extensivamente.

A primeira foi uma moeda com o valor facial de 4.000 reis, tendo no verso a Cruz de Jerusalém, cunhada desde o reinado de D. Afonso VI (1656-1683) até ao de D. João V (1706-1750). Deram-lhe o nome de MOIDORE (do francês moeda de ouro), podendo dizer-se a título de curiosidade que hoje, quando em muito bom estado, pode valer cerca de $1,500 dols. CAN.

A segunda foi a que ficou popularmente conhecida como "JOE", por ter a efígie de D. João V, reinado em que foi cunhada, com um valor facial de 12.800 reis. Nos catálogos portugueses é conhecida como DOBRA, e se o leitor for o feliz possuidor duma delas, tem em seu poder uma jóia que, em óptimo estado, pode valer hoje $7,000 dols. Canadianos, ou mesmo mais.

Finalmente, circulou também o "1/2 JOE", com o valor facial de $6.400 Reis, a nossa PEÇA de D. João, com o mesmo desenho do "JOE".

Este nome de "1/2JOE" foi também aplicado às moedas de 6.400 Reis, emitidas nos reinados seguintes ao de D. João V, mas não ao "JOE", o qual foi sem dúvida a mais importante moeda portuguesa que circulou no Canadá.

O valor do "1/2JOE", em óptimo estado, é de cerca de $1,200 dols. CAN.

E como é que estas moedas se infiltraram no Canadá?

Não se sabe exactamente, mas uma explicação razoável será a de que tenham sido trazidas por tripulantes da frota bacalhoeira que anualmente aportava à Terra Nova.

Outra é a de que poderão ter vindo através do Brasil, por comércio, até por que muitas delas eram lá cunhadas.

Muitos parabéns ao leitor se tiver na sua colecção uma destas lindíssimas e históricas moedas. E eu bem gostaria de lhes dar uma olhadela....