Avelino Teixeira: Cançonetista


"Recordação Para Os Amigos"

Nascido a 26 de Agosto de 1943 na Freguesia de S. Mateus na Ilha Terceira, Açores, Avelino Teixeira, desde muito cedo revelou os seus talentos musicais. Ainda na infância, cantava para os amigos e familiares, mas foi o mundo da rádio que o viu estrear-se na arena alargada do grande público.

Em 1963, foi lançado no programa radiofónico "Panorama" do Rádio Clube de Angra, onde foi entrevistado por José João, isto nos tempos em que as gravações ainda eram feitas em bobine. Algum tempo após esta apresentação do jovem cantor na rádio, Avelino integra-se no conjunto musical "Insular" com quem actuou, ao vivo, e em programas televisivos, para as forças armadas americanas estacionadas na Base das Lajes.

Parte como militar para Timor-Leste em 1965, tendo permanecido nestas exóticas terras até 1967, altura em que regressa à Terceira e junta-se ao Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense como vocalista, cantando as modas regionais terceirenses.

O ano de 1968 vê Avelino Teixeira a interpretar a marcha oficial das Festas Sanjoaninas de Angra do Heroísmo. Mais tarde, Avelino chegou a integrar este trecho, de título "Angra Pequenina" da autoria de Manuel Reis, na sua colectânea "Voltei". Não se limitando às cantorias, decide aventurar-se no campo do Teatro de Revista, tendo feito parte do elenco de várias produções da Sociedade Recreio dos Artistas.

Em 1969, ainda na época das gravações em vinil, grava em parceria com Antonina Lobão dois trabalhos discográficos produzidos pela editora "Tagus" de Lisboa. Nestes, canta o folclore terceirense acompanhado por Laureano Correia e Norberto Bettencourt. Alguns destes temas foram, mais recentemente, inseridos na Colectânea de Folclore Açoreano, da editora lisboeta "Movie Play".

Avelino, mais uma vez, aproxima-se da rádio ao trabalhar nos anos 1970 e 1971 como locutor no Rádio Clube de Angra, quando, em 1972, lhe surge uma oportunidade de emigrar para o Canadá para trabalhar na mesma área, no Rádio Clube Português de José Rafael, emitido pela C.H.W.O em Oakville. Seguiu-se uma breve temporada no Programa 81 do Reverendo Alberto Cunha, com emissão na frequência FM 108 a partir da cidade de Burlington.

Alguns dos primeiros programas televisivos produzidos por Frank Alvarez, empresário torontino bem conhecido nos meios da comunicação social, contaram com a participação de Avelino Teixeira, que era também cartaz no já desaparecido Restaurante Império, então pertença daquele mesmo empresário. Ali actuava ao vivo acompanhado por Mariano Rego que, com ele e outros, fundou a Festa Natalícia e o Piquenique da CHIN.

Transcorrido algum tempo, chegou a animar os serões do antigo Restaurante Vasco da Gama localizado na College e Delaware, e a gravar, numa colaboração com Leomer Lapa, Mariano Rego e Pedro Alegre, um disco de 45 RPM, cujos proventos foram doados à Capela do Senhor Santo Cristo.

Certo dia, o Maestro António Amaro, um dos mais conceituados expoentes da guitarra portuguesa da nossa comunidade, convidou Avelino a participar em noites de fado em Toronto e arredores, e noutras cidades do Canadá, como Calgary, Winnipeg, Otava e Flórida nos E.U.A. A convite do guitarrista Mariano Rego, atravessa a fronteira e proporciona aos nossos conterrâneos radicados na Flórida espectáculos ao vivo inesquecíveis, encantando-os com as suas rendições de vários temas da nossa canção nacional, o fado, e da canção ligeira portuguesa.

No período de quatro anos em que Avelino Teixeira integrou o conjunto musical "Insular", o artista exibiu os seus dotes musicais nos palcos das inúmeras colectividades de raiz portuguesa que tanto fazem parte do quotidiano comunitário de Toronto.

Segue-se uma fase inteiramente dedicada ao fado lisboeta e coimbrão. Avelino lança, em 1995, o seu primeiro trabalho em CD, "Recordações para os Amigos"com temas destes dois genres musicais e algumas baladas românticas à mescla. Aparece novamente em 1999 com "Voltei", em cassete e CD, numa produção de Hernâni Raposo e que dedica ao seu saudoso amigo, Carlos Gaspar.

Desde então, Avelino tem vindo a prestar a sua melodiosa voz e colaboração a diversas colectâneas de artistas comunitários torontinos, como foi o caso, entre outros, do trabalho discográfico "Moda Regional Terceirense" de Manuel Tomás, um conhecido cantador de desafio muito apreciado localmente.

Avelino Teixeira tem vindo, ao longo do tempo, a prestar um valioso contributo à vida cultural comunitária do nosso burgo, não só como artista musical, mas também como homem caridoso, de alma e sorrisos abertos.

Texto de Adiaspora.com

Para mais informações é favor contactar:

Tel: (416) 763 3414