Euclides Cavaco

 


Euclides Cavaco, nasceu no concelho de Mira, distrito de Coimbra num berço humilde onde cresceu e fez a instrução primária. Devido às carências económicas do tempo não lhe foi possível ingressar no liceu, por isso muito jovem ainda decidiu ir para Lisboa a fim de arranjar um emprego e poder simultaneamente conciliar o seu grande sonho de estudar. Com a sua tenacidade, concluiu em Lisboa o curso geral dos liceus e frequentou posteriormente os estudos superiores.
Começou a escrever poesia nos seus anos académicos e tem feito dela uma constante a vida. O Euclides é um amante do FADO. Foi talvez no FADO que encontrou a sua inspiração maior. Por ele nutre uma transparente paixão consagrando-lhe grande parte da sua vida. Escreve-o para fadistas e declama-o com grande estro poético. Essencialmente dá-o a conhecer ao mundo.
Na década de 60 parte para Angola, onde fez o seu estágio para locutor da Rádio. Em 1970 num impulso de aventura radicou-se no Canadá, onde concluiu o curso de Gestão Administrativa (Business Administration) e alcançou o estatuto de empresário. Em 1974 funda com um grupo de amigos um programa de televisão com o título Saudades de Portugal, de cujo foi apresentador. Em 1976 é nomeado Comissário Público pelo Governo do Ontário. Em 1980 liga-se à RÁDIO VOZ DA AMIZADE no Canadá, de cujo programa é locutor e produtor há 25 anos.


A obra de Euclides Cavaco são em resumo quase 35 anos dedicados à divulgação da Língua e Cultura Portuguesa no Canadá, bem como à dignificação das nossas coisas e da Nossa Gente e ao nome de Portugal no mundo através da sua poesia. Por isso, tem merecido diversas distinções honoríficas entre as quais se destacam:
· Condecoração oficial com a medalha de honra pelo Governo Federal do Canadá em 1992.
· Agraciado com a medalha e diploma de reconhecimento pelo Ministério da Cultura Canadiana em 1993.
· Premiado com o PRECOM da literatura em 2000 na cidade de Toronto.

· Destacado pelo “London Free Press” numa edição especial em Maio de 2000, como: “ The King of Little Portugal”
· Homenageado pela Assembleia da República Portuguesa com a medalha de mérito em 2001.
· Distinguido com o trofeu Prestígio e Dedicação das Comunidades Portuguesas pela revista Portugal em 2004.
· Muitos outros trofeus, placas, medalhas e diversas distinções honoríficas lhe têm sido conferidas ao longo da sua carreira.
ECOS DA POESIA, www.euclidescavaco.com é a sua página na Internet dedicada à POESIA PORTUGUESA , artísticamente ilustrada pelo grande talento da Web designer Mena Aur , cuja já registou quase 90.000 visitas, Esta página dá peculiar relevância à POESIA DECLAMADA, POEMAS ILUSTRADOS, FADOS, BALADAS, CANÇÕES, PASSATEMPOS EM VERSO e PUBLICAÇÕES SEMANAIS, tais como Poema da Semana e Passatempos em verso.
Obras do autor : PEDAÇOS DO MEU PAÍS, (obra poética que lança com autêntico êxito, em cujos poemas preconiza o seu grande amor à Pátria que o viu nascer e deixa nítidamente transparecer com todo o sentimento a sua paixão pelo FADO). Outros trabalhos: VOZ DA ALMA, ECOS DA POESIA , NATAL DA DIÁSPORA, RETALHOS DE FADO, TRIBUNA DA POESIA, TERRAS DA MINHA TERRA e PARTICIPAÇÃO EM DIVERSAS ANTOLOGIAS POÉTICAS.

Trabalhos a editar: QUANDO O MEU CANTO É POESIA, CULTO AO FADO, À DESCOBERTA DA HISTÓRIA, PASSATEMPOS EM VERSO, HISTÓRIAS QUE NINGUÉM CONTOU, DEDICATÓRIAS e SÁTIRAS.

 

Euclides Cavaco persevera escrevendo poesia deixando transparecer nos seus poemas a terna magia da sua inspiração. O seu género poético tem atraído a admiração e preferência de diversos intérpretes do fado, da canção e das baladas. Mais de 120 temas seus foram já gravados em CD. (Alguns estão disponíveis nesta página onde poderão ser ouvidos). É autor de diversas rubricas de poesia publicadas em conceituados jornais, revistas e páginas na Internet. Paralelamente recita-a com grande convicção Lusíada nas frequentes aparições e entrevistas concedidas à rádio e TV , bem como nos espectáculos para onde é convidado procurando sempre glorificar o nome e a imagem de Portugal e DESTE POVO QUE NÓS SOMOS.