João Pimentel: Cançonetista

 

 

Nasci em Vila Franca do Campo, S. Miguel Açores e emigrei para o Canadá em 1974, tendo-me radicado na cidade de Winnipeg, na Província de Manitoba. Sou casado com Albertina, uma Mariense por nascimento, e temos dois filhos, o Rui e o Randy. Presentemente sou funcionário de uma empresa de fabrico de máquinas onde ocupo a posição de gerente do sector de manutenção.
Desde 1974 a 1998 fiz parte de três conjuntos musicais - Os Satelites, Ases do Ritmo e Destiny - como vocalista solo e guitarrista. Durante aqueles anos abrilhantamos festas portuguesas e, como o nosso reportório consistia em vários tipos de música, fomos então bastante solicitados para tocar em restaurantes, discotecas, casamentos e em outros eventos. Em 1978 editei o meu primeiro trabalho discografico (LP) em vinyl com o conjunto “Os Satelites”, e em 1989 um novo trabalho foi lançado em fita magnética (cassete) com o conjunto “Destiny”.


Em 1999 optei pela carreia a solo tendo-me estreado em S. Miguel, nos Açores, fazendo dois espectáculos, em Vila Franca e na Povoação, respectivamente. Lancei mais três trabalhos discográficos, sendo o primeiro em CD de musica tradicional Açoriana no ano de 1999 intitulado “Cantares Açorianos”, em que no qual foi lançado nos Açores com grande sucesso que é, ainda hoje, muito procurado devido à qualidade e ritmo de música daquele CD. No ano 2000 lancei outro novo trabalho discográfico, desta em cassete, com o título “A Moda da Mini-Saia”, de oito canções, todas de minha autoria, que, mais uma vez, foi outro sucesso, principalmente no que concerne à canção da “Mini Saia”. Em Outubro de 2004, na cidade de Winnipeg, lancei o meu mais recente trabalho discográfico, um CD com o título, “Recordar é Viver” cujos 15 temas musicais, todos de minha autoria e letra do talentoso poeta Euclides Cavaco, dos quais três temas deste CD ( Portugal, Hino à Mãe e Cruzeiro das Ilhas) estão a ser muito divulgados nas Estações de Rádio do mundo da diáspora. Presentemente estou a trabalhar no meu novo trabalho discográfico novamente com temas de música popular nos quais envolve a guitarra portuguesa e o acordeão.


Ao longo da minha carreira artística que me tem levado a percorrer o Canadá, Estados Unidos, Açores e o Brasil tenho abrilhantando espectáculos, juntamente com outros artistas da diáspora, principalmente do Canadá e dos Estados Unidos dos quais destaco o Jorge Ferreira, Sara Pacheco, Nélia, Porfírio Ribeiro, Dinis Paiva, Henrik Cipriano, Maria dos Anjos, Décio Gonçalves, Victor Santos, Mário Marinho, Catarina Cardeal e Mike Siracusa (artistas convidados do lançamento do meu CD, “Recordar é Viver”) , e com os conjuntos Mexe Mexe, Starlite, Barretos e outros. Além destes atrás mencionados também actuei com grandes nomes da canção portuguesa vindos de Portugal dos quais destaco o saudoso Dino Meira, Luís Portela, Rui Alves, Marco Paulo e o conjunto Tributo.
No verão de 2004 fiz uma digressão pela Ilha Terceira (Açores), com espectáculos em Santa Bárbara e Altares, acompanhando a comitiva do Grupo Folclórico da Casa dos Açores, de Winnipeg. Em Outubro de 2005 represei a Casa dos Açores de Winnipeg no Brasil nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A primeira parte daquela etapa foi no Rio de Janeiro, na Casa dos Açores do Rio, cujo programa foi televisionado pela RTP Internacional para o Brasil Contacto, e em São Paulo, com um outro espectáculo, novamente na Casa dos Açores de São Paulo. No Rio Grande do Sul, na cidade Capao da Canoa, fiz parte do grande Festival Internacional da Canção Açoriana “ Rio Grande do Sul Canta Açores II”, dos quais participaram grandes nomes da canção brasileira que foi transmitido pelas várias rádios e televisão brasileiras e, posteriormente, difundido pela internet. Na cidade de St. António da Patrulha fui recebido pelo Presidente da Câmara Municipal desta cidade tendo ali actuado na abertura deste grande festival anual de raízes açorianas. Em Porto Alegre actuei no maior festival de folclore Açoriano na cidade brasileira de Gravatai, onde fui novamente recebido na Câmara Municipal desta cidade pelo Presidente daquela autarquia.


Em 2002 abri o único estúdio português de gravação em Winnipeg , sob o nome “ J.P. Productions “ dos quais tenho produzido vários trabalhos musicais e discográficos não só para as Associações, Clubes e artistas locais mas também para muitos outros grupos musicais e artistas radicados em Portugal e no Brasil. Trabalho em parceria com vários produtores de Portugal e Brasil e estou, no presente momento, a trabalhar novamente com um dos maiores compositores brasileiro, o Ivo Ladislau, no meu novo projecto que inclui vários e ritmos portugueses e brasileiros incluindo a guitarra portuguesa e o acordeão, estando previsto a sua saída para o próximo ano de 2006.

Resumo:


O meu tema é o seguinte João Pimentel “ Uma Noite Bem À Portuguesa”
Possuo uma carreira artística com 29 anos de experiência nos palcos da diáspora. O meu repertório é composto por canções da minha autoria e de uma vasta selecção de música portuguesa com alguns dos mais recentes exitos latinos e ingleses. Tenho já gravados um LP vynil, duas Cassetes e dois albuns em formato CD. Sou enginheiro, compositor e produtor de vários estilos e arranjos musicais de muitos estilos de música. Presentemente estou a trabalhar na minha página da internet para oferecer informações mais completas sobre a minha vida artística e do estúdio JP Production.

Para mais informações por favor contactar pelo telefone:
(204) 632-7698 telemóvel: (204) 797-3388 ou pelo correio electrónico (e-mail): jppiment@mts.net