Shedd: Banda de Rock Alternativo


De acordo com o Dicionário da Porto Editora o vocábulo inglês shed poderá significar:

Barraca, barracão; choupana; vertente.
Largar, verter; fazer derramar, espalhar

SHEDD é um trio de rock alternativo sedeado na cidade de Toronto na província do Ontário, Canadá. Formado em 1997, a sua formação tem sofrido alterações ao longo do tempo, sendo a actual a mesma desde 2000. Podemos melhor descrever a sua música como sendo vozes fervorosas acompanhadas de uma guitarra aguerrida, baixo sólido e bateria agressiva.

Gerry Lemos, o vocalista e guitarrista principal do grupo, foi uma criança normal que cresceu na pequena localidade de Bradford no Ontário. Cresceu a ouvir música e trauteando as melodias que ouvia - isto é até o surgimento dos Nirvana. A energia nua e crua da música dos Nirvana veio despertar no jovem emoções que até ali desconhecera e assim nasceu o seu desejo de cantar e tocar guitarra.

O ano de 1997 viu Gerry juntar-se com dois amigos de liceu para formar uma banda. Não obstante a sua parca experiência na guitarra, contudo consumia-lhe o desejo de actuar. Ensaiavam com regularidade no barraco (shed) do seu quintal (eis o nome SHEDD - foi acrescentado mais um D para criar mais impacto) e passado pouco tempo foram contratados para tocar na sua escola secundária. Foi deveras uma experiência emocionante estar no palco e tocar as suas músicas favoritas perante uma plateia, mas Gerry sonhava mais além do que meramente tocar versões de canções numa banda "garage".

A formação do grupo sofreu algumas alterações nos anos que se seguiram. Em 2000, já com dois novos elementos, seu primo Fern Covelo e amigo John Bettencourt, os SHEDD finalmente se consolidam com o lançamento do CD "It's all good", uma produção independente consistindo de cinco temas alusivos às vivências e amadurecimento de Gerry no contexto da banda e da vida no seu geral.

As influências musicais dos SHEDD incluem: os Nirvana, The Clash, Radio Head, Smashing Pumpkins, Foo Fighters, Sex Pistols, Jimmy Hendrix, Led Zeppelin e Rush. A nível individual, são múltiplas e diversificadas. Gerry, vocalista e guitarra, mantém vivo o espírito de Kurt Cobain nas suas composições, com algo dos Led Zeppelin e The Clash à mistura. No baixo e vozes, o John mescla algumas nuances musicais de Geddy Lee, Flea, e Stanley Clarke num estilo que é melodioso sem deixar de ser rock sólido. Fern, na bateria, percussão e vozes, manifesta influências dos seus mentores John Bonham e Ian Paice, às quais funde a técnica não tradicionalista de Terry Bozzio e Stewart Copeland, e que resultam num estilo único e próprio. Em conjunto, Gerry, Fern e John criaram uma sinergia sonora única aos SHEDD.

O esforço e persistência da banda acabaram por dar fruto - pois o grupo já possui um número substancial de admiradores, tendo alcançado algum sucesso no mp3 (mp3.com/shedd). Atingiu a 57ª posição no top do rock alternativo. O seu currículo também conta com actuações ao vivo no Lee's Palace, Bar 360 e Q-Bar, Lava Lounge, The Long Weekend em Toronto, Sharpshooters na cidade de Newmarket, bem como várias outras na sua cidade de Bradford. Fizeram digressões pelos Açores e Portugal continental no verão de 2001 e 2002 respectivamente.

Mostraram ser compassivos e com consciência social ao encabeçar o cartaz do espectáculo Mark & Friends Charity, realizado na cidade de Bradford, e ao partilhar o palco com Carole Pope no espectáculo Vita Nova Charity. As suas mais recentes participações televisivas foram no Canal Rogers Cable 10 e no Programa LA-MI-RE do Canal OMNI 1.

Nos dias que correm, os SHEDD já são alvo de interesse por parte de algumas editoras discográficas, encontrando-se presentemente em estúdio a gravar o seu primeiro CD completo, que, concerteza, irá revolucionar o mundo do rock alternativo com a infusão de elementos power-pop, punk e funk. Se "It's all good" for indicativo das suas capacidades, vale bem a pena aguardar este novo trabalho discográfico dos SHEDD, de quem esperamos grandes coisas.

Para contratos, informações ou inclusão no mailing dos SHEDD, é favor enviar e-mail para: shedd@sympatico.ca

Ou visite www.mp3.com/shedd e oiça em linha os temas incluídos no seu trabalho discográfico "It's all good".