ÁRVORES DE NATAL NA CÂMARA MUNICIPAL DE TORONTO E NOS CLUBES E ASSOCIAÇÕES DA COMUNIDADE LUSA

Por: Carlos morgadinho
Adiaspora.com

NATAL DE 2004

........
Ilha da Madeira (Portugal) e Hungria, respectivamente

À semelhança dos anos anteriores os serviços da Câmara Municipal de Toronto (City Hall of Toronto), numa iniciativa louvável, têm levado, a efeito uma exposição, no seu andar térreo, de Árvores de Natal de todo o mundo, cujas imagens damos aqui por reproduzidas. Os países ali representados eram a Hungria, Polónia, Rússia, Chile, Suiça, Croácia, Líbano, Colômbia, Ucrânia, México, Macedónia, Escócia, Portugal e o Canadá pioneiro. Só temos a apontar um pequeno problema: é que a árvore que representa Portugal apenas indica Madeira, que, como é sabido faz parte integrante da Nação Lusa. Agora perguntamos: Será que o artista que, dedicadamente, enfeitou aquela árvore de natal é natural da Madeira (ou seu descendente) e não saiba as suas raízes, (o que é de lamentar)? Ou será que foi um turista ocasional que por lá passou durante aquela época natalícia e ficou encantado pelo que viu (e tem razão pois aquela Ilha é de uma beleza espectacular) desconhecendo, no entanto, a que nação aquele território faz parte? O certo é que pela meia hora que despendemos no local pelo menos dois visitantes perguntaram aos elementos da segurança daquela Câmara qual o continente onde ficava o “País” chamado Madeira para a qual aquele pessoal não teve resposta. Tiramos de imediato as dúvidas àquelas duas pessoas mas quantas centenas ou milhares de outros estavam na situação dos atrás mencionados durante o tempo de exposição das mesmas? Achamos por bem que elementos da Direcção da Casa da Madeira de Toronto contactem o/ou os responsáveis por aquela excelente apresentação de Árvores de Natal da Câmara Municipal para que seja corrigida aquela anomalia.

........
Escócia e Líbano, respectivamente

Outros clubes e associações da nossa comunidade tiveram também árvores, naturais ou artificiais, nas suas instalações, bem decoradas onde nada faltava, como a Casa do Alentejo, Graciosa Community Centro, Casa da Madeira Community Centre, Associação dos Deficientes Portugueses, Sport Club Lusitânia e que aqui deixamos também algumas fotos interessantes.

........
Croácia e México, respectivamente

Na generalidade dezenas de milhares de casas tinham o seu exterior devidamente enfeitados para esta quadra festiva onde os presépios, os anjos tocando as trompetas a anunciar o nascimento do Redentor; o Pai Natal (Santa Claus); as enormes árvores ou arbustos com serpentinas de luzes brancas, azuis, verdes ou multicoloridas; grandes bonecos de neve, que por cá são muito conhecidos por snow men (com neve acumulada dos nevões ou daqueles em plástico que usualmente se compram nas lojas) uns iluminados outros não; as estrelas; as esbeltas renas uma das quais bem conhecida de nome Rudolfo com uma luz na ponta do nariz; os sinos da cor da prata (silver bells); os ricos e bem trajados reis magos (wise men) ajoelhados com as ofertas de ouro e mirra nas mãos ou de pé, ou até montados nos seus camelos, olhando para o firmamento tentando seguir a estrela que lhes indicava o local da Natividade; as famosas bengalas com o lacinhos vermelhos enrolados (candy canes); os pastores com ou sem ovelhas ou carneiros, vaquinhas, bois, burrinhos, camelos e muitos outros símbolos bíblicos que muitos de nós recordamos desde pequenos e tentamos, agora, ao decorar os jardins e árvores e, às vezes, até dar-lhes um cunho próprio. Muitos destes efeitos são acompanhados por lindas melodias para lhes dar um ar de festividade.

 

1 | 2