FESTA DO SENHOR BOM JESUS MILAGROSO

Paulo Luís Ávila - Adiaspora.com

A partir das quatro horas da tarde viam-se os devotos calcorreando estradas e caminhos debaixo dum sol ardente para cumprirem suas promessas. Muitas delas tinham estampado no rosto o sofrimento do contacto da pele da planta dos pés com o asfalto. Há quarenta anos atrás, estas promessas, feitas em horas de muita aflição, eram mais fáceis de cumprir, porque andava-se descalço e os pés encontravam-se calejados.
Sexta-feira dia 6 de Agosto foi o dia do Bom Jesus de São Mateus. Também foi celebrado na Criação Velha e na Calheta de Nesquim. A Solene Concelebração, que estava para ser no adro do Santuário, mas devida à chuva que se abateu naquele lado da Ilha, foi transferida para o interior do Santuário, que se encontra em ruínas provocadas pelo terramoto de 9 de Julho de 1998 —há meia dúzia de anos.
Presidiu ao Santo Sacrifício da Missa o Cardeal D. José Saraiva Martins, que também proclamou a palavra de Deus. Estiveram presentes quase todos os sacerdotes do Faial e do Pico e os bispos D. Aurélio Granada Escudeiro e de D. António de Sousa Braga, respectivamente, emérito e Residencial dos Açores. Os fiéis encheram por completo o templo, mas houve ainda muitos que no adro e depois de parar de chover, assistiram aos actos religiosos. Abrilhantaram esta Concelebração as vozes de vários elementos das capelas das paróquias da Ilha, sob a Regência do Maestro Manuel Emílio do Porto, com o suporte musical de cinco instrumentos de sopro e dum órgão que foi tangido pelas mãos da musicóloga Olga Ávila Pacheco. Muitos foram os residentes no estrangeiro que sempre que podem, organizam as suas férias para estarem presentes nas principais solenidades da sua Ilha. A procissão teve início pelas 18 horas e nela incorporaram-se muitas centenas de fieis para além dos Agrupamentos dos Escuteiros do Pico e as filarmónicas de São Roque, do Cais do Pico, da Madalena, das Sete Cidades, dos Flamengos, de Santo Amaro, de São Mateus e das Lajes, que abrilhantaram com os seus acordes o percurso da procissão que percorreu o giro habitual. O Cardeal D. Saraiva Martins presidiu à procissão, onde também se incorporaram os bispos D. Aurélio e D. António para além de muitos sacerdotes. Muitos foram os fieis e as promessas principalmente de cera. Pela noite dentro actuaram as filarmónicas dos Flamengos, de Santo Amaro e das Lajes. No sábado depois da Celebração Eucarística cantada, seguiu-se um concerto musical efectuado pela filarmónica de São Mateus. Vindos das Lajes os estudantes da Faculdade da Motricidade Humana, deram também o seu contributo a estas solenidades, exibindo o seu Grupo de Serenatas.

Clicar p/ ver