O CORAL DAS LAJES, FOI À FREGUESIA DA RIBEIRA SECA - SÃO JORGE

Paulo Luís Ávila - Adiaspora.com

No fim de semana que se iniciou no dia 21 de Agosto, muitos foram os acontecimentos que se sucederam quase em catadupa, não estivéssemos em pinos de Verão. Não nos foi possível assistir às Festinhas da Costa, para os lados das Bandeiras e de Santa Luzia, nem ao Bodo de Leite na Almagreira e ao jantar comemorativo dos 140 anos da Sociedade Filarmónica Liberdade Lajense, porque tínhamos um outro acontecimento aliciante para participar e transmitir aos leitores da Diáspora, tudo o que por lá se passou.
Manhã cedo foi a azáfama generalizada entre os mais de 50 elementos que constituem actualmente o Grupo Coral das Lajes do Pico, uma vez que o Cruzeiro das Ilhas, nos iria transportar, numa viagem de meia hora até à Ilha em frente, a de São Jorge. Chegados às Velas o autocarro aguardava-nos para efectuar o transporte até a um dos parques mais idílicos e famosos de São Jorge, situado na Freguesia da Ribeira Seca, a maior dos Açores em área e que dá pelo nome de «Parque Natural da Silveira». O churrasco teve como ementa, costeletas de porco, sardinhas assadas, regado com refrigerantes, foi muito abundante e serviu de pretexto para se iniciar uma saudável camaradagem aproximando os diferentes elementos que constituíam os grupos musicais convidados para aquela Festa: Sociedade Banda Musical de São Miguel do Souto, fundada em 1849, do lugar do Souto, Vila da Feira do Norte de Portugal e que tem como Presidente, Maria Manuela Brandão Marques da Silva o agrupamento musical «Puxa e Foge» da freguesia da Ribeirinha do Pico e o já citado, Grupo Coral das Lajes do Pico. A Filarmónica União Popular da Ribeira Seca aniversariante era a anfitriã e fez jus a esse estatuto. Depois do almoço e saindo um pouco do planeado programa festivo, o Grupo Coral das Lajes foi até à casa onde nasceu um dos nomes mais famosos da música portuguesa, o Maestro Francisco de Lacerda, em cujo balcão da casa e em jeito de homenagem póstuma o Grupo Coral cantou dois números, aproveitando o Presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Seca, para homenagear o Grupo Coral, entregando uma medalha da freguesia ao Maestro-compositor Manuel Emílio do Porto.
O passeio prometido até à ponta Leste da Ilha – Ponta do Topo – onde o Grupo Coral actuou na Igreja da freguesia de Santo Antão, perante razoável assistência atendendo à hora, 16 horas, foi memorável. O percurso até à Vila do Topo e a visita ao Farol, foi o remate das viagens naquele dia. No regresso e depois do jantar houve a sessão solene em que participou o Dr. Paulo Matos que fez uma palestra subordinada ao tema:: «Ilegitimidade dos filhos na Ribeira Seca», tema este que serviu inclusivamente para a defesa da sua tese de doutoramento. A actuação do Grupo Coral, foi vibrantemente aplaudida de pé por todos os espectadores que lotavam o Salão da Filarmónica. Num palco ao ar livre exibiu-se o Agrupamento Musical «Puxa e Foge» da Ribeirinha e pela noite dentro o baile foi o corolário daquele dia festivo. O Domingo foi guardado para a festa religiosa, que teve início com a procissão da sede até à igreja da Ribeira Seca, onde se incorporaram «as Madrinhas» todas transportando ofertas que foram leiloadas no final da missa, com o intuito de angariar fundos para manter a banda. A Missa de Festa foi cantada pelo Grupo Coral da Paróquia e por elementos do Grupo Coral das Lajes. O jantar de «sopas do Espírito Santo», foi oferecido no Salão da Casa da Irmandade do Espírito Santo da Ribeira Seca que tem como Presidente Fernando Silva, a todos os habitantes da freguesia e aos elementos dos grupos presentes e teve a presença de várias entidades, das quais salientamos a do Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, do ex-presidente da Câmara, Nemésio Serpa e a do Presidente da Junta de Freguesia, José de Matos Bettencourt. No regresso ao Pico e a quando da chegada às Lajes, acontecia a procissão das Velas, com a Imagem da Virgem de Lourdes e desta feita tivemos a sensação de que já tinha começado a Semana dos Baleeiros. O jornal Adiaspora foi mencionado numa das refeições e o seu representante agradece todas as atenções dispensadas.

Clicar p/ ver