FESTA EM PROL DA RECONSTRUÇÃO DA IGREJA
DE NOSSA SENHORA DA BOA NOVA, BANDEIRAS DO PICO.

(8 de Fevereiro de 2004)

Por José Ferreira - Adiaspora.com


No passado Domingo, dia 8 de Fevereiro de 2004, o salão paroquial da Igreja de Santa Helena foi deveras pequeno para acomodar mais de trezentas pessoas que ali se juntaram para um almoço/convívio com a finalidade de colectarem fundos destinados à reconstrução da Igreja de Nossa Senhora da Boa Nova, da Freguesia da Bandeira, na Ilha do Pico, que ficou bastante danificada durante um abalo sísmico em 1998.

Assim, este numeroso grupo de compatriotas nossos, na sua maioria naturais daquela Região dos Açores, conviveu em franca camaradagem saboreando um excelente repasto, bem à moda das gentes açorianas - as bem apreciadas Sopas do Espírito Santo - confeccionado totalmente por uma dúzia de dedicadas senhoras voluntárias.

Foram leiloadas diversas ofertas cuja receita reverteu para esta causa justa de recuperação de um património secular e baluarte da fé cristã das gentes picoenses muitos dos quais, aqui radicados nestas terras do Ontário, não se dão por vencidos na sua cruzada de puderem recuperar a sua Igreja onde muitos deles foram baptizados, e até casaram, para já não se evocar os seus antepassados. Assim foi colhido o montante de 11,400.00 dólares que será direccionada, posteriormente, para o pároco daquela freguesia nos próximos dias.

E, como se trata de uma festa de beneficência, o artista local Mano Belmonte, um grande amigo dos Açores e das suas gentes, actuou e encantou quantos ali presentes naquele salão.