JANTAR DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
NA CASA DOS AÇORES DE TORONTO

(7 de Fevereiro de 2004)

Por Adiaspora.com


No passado Sábado, dia 7 de Fevereiro de 2004, pelas 20.00 horas, na sua sede social, sita no 772-A Dundas Street West, esta Colectividade Regional da nossa Comunidade radicada nestas terras do Ontário, organizou o seu terceiro jantar em honra do seu padroeiro, o Divino Espírito Santo, cuja ementa, como é da praxe nestes eventos religiosos e seculares, teve a presença da sopa de carne e o tradicional cozido com carnes e vegetais, o delicioso arroz doce e a massa sovada tão do agrado das gentes oriundas das Ilhas de Bruma.

O seu salão nobre estava repleto de sócios, amigos e seus familiares que não quiseram perder a oportunidade de poderem confraternizar num evento tão fervoroso que é a fé à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Divino Espírito Santo, cujas festas se realizam por todas as Ilhas e freguesias daquele território insular ou pela Diáspora onde hajam ou se concentrem açorianos.

As arrematações ou leilões de diversas ofertas de benfeitores (de morcelas, chouriços e um porco) não podiam estar ausentes pois é com as receitas provenientes deste tipo de angariação de fundos que estas colectividades conseguem suprir os encargos que se lhes depara ao longo do ano no seu calendário festivo e religioso.

A Casa dos Açores que se encontra interinamente sob a gerência do seu Vice-Presidente, António Arruda, enquanto o seu presidente se restabelece de uma intervenção cirúrgica torácica, que vem sendo coadjuvado por outro director, Leonel Ramos, tem, sem interrupções, dando continuidade ao programa pré-estabelecido desta conceituada agremiação da nossa Comunidade.

Não queremos deixar de elogiar mais um sucesso da Casa dos Açores pelo bom termo deste evento, sendo o mesmo extensivo às senhoras voluntárias que, incansavelmente, tanto na cozinha enquanto na preparação dos repastos como no serviço às mesas durante o jantar, mostram bem o alto grau de abnegação pela vida associativa e pelos valores culturais. Para elas, aquelas senhoras tão dedicadas, vão as saudações da Adiaspora.com.

A festa continuou com dança distribuída pelo duo musical "Os Vadios" que levou um "mar de gente" para a pista de dança para "desmoer" aquele delicioso repasto.