Banda Lira Portuguesa de Brampton:
PRESTOU HOMENAGEM À PADROEIRA SANTA CECÍLIA

João G. Silva - Adiaspora.com

A Banda Lira Portuguesa de Brampton realizou no fim-de-semana de 11 e 12 de Setembro, a sua tradicional festa em Honra de Santa Cecília, prestando assim, mais uma vez, homenagem à padroeira dos músicos, neste fim de estação quando praticamente caminhamos já a passos largos a caminho do Outono, das muitas festas e comemorações nas paróquias, clubes e associações das comunidades portuguesas aqui radicadas no Ontário. Todos os anos a filarmónica Lira de Brampton celebra, por esta altura, esta festa dedicada a Santa Cecília, e, por aquilo que tivemos a oportunidade de testemunhar, algo nos deixou surpresos este ano pela fraca comparecia de público em comparação com os anos anteriores. Porquê?
A paróquia de Nossa Senhora de Fátima, foi o lugar escolhido para a realização destes festejos com um vasto e óptimo programa para todos os gostos. Para aqueles que teimaram em não comparecer, de certo que não sabem o que perderam. Mesmo com entrada grátis, como é o caso desta festa de suma importância na preservação da cultura lusa, os nossos compatriotas radicados na cidade de Brampton continuam afastados e desunidos. E isto é mau para a nossa imagem numa comunidade numerosa como é a de Brampton. E, depois de tudo há sempre por aí quem diga que não se faz nada de jeito nesta cidade, o que é uma injustiça. Faz-se muito e do bom. Só que as pessoas não participam nem colaboram e por vezes ainda criticam.
A Filarmónica Lira Portuguesa também faz parte do nosso rico património cultural e tem servido ao longo dos anos as nossas comunidades espalhadas no sul do Ontário, abrilhantando com a sua presença as multi-festividades culturais que por aqui se realizam especialmente as de raízes açorianas, o que é de louvar. Pelo acima exposto somos de opinião que deveríamos dar mais apoio a estas colectividades e às suas festas nem que seja apenas com a nossa presença. Todos eles desde os organizadores e colaboradores (todos voluntários) tudo fazem e sacrificam para não deixar morrer os nossos valores culturais.
Mas voltando à festa, no sábado à noite, no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, foi bem requintado com petiscos, mariscos não faltando a cervejinha bem fresquinha, com arraial bem animado pela Banda em festa seguindo-se actuação dos artistas convidados (tudo “prata” da Casa) com a bonita voz da jovem Lindsay Moita e a surpresa da noite, o conhecido e popular cantor açoriano, Eduardo Mourato, que a todos agradou com as suas cantigas já bem conhecidas das nossas gentes e do seu bom humor.
No domingo, pelo meio dia e quinze, houve missa na igreja de Nossa Senhora de Fátima onde foi prestada homenagem aos músicos da Lira Portuguesa de Brampton, seguindo-se, após o acto religioso, a procissão em redor do parque da igreja com a imagem da sua padroeira, a Santa Cecília, levada no andor pelos componentes da Banda. Acompanhou o cortejo em honra da Santa Cecília, todos os membros da Lira Portuguesa, os ranchos folclóricos as ''Tricanas'' de Toronto e o Grupo Folclórico de Brampton, diversos elementos trajados de figuras biblícas e de anjos, como também a Banda do Sagrado Coração de Jesus de Toronto, que tocou o hino da padroeira da Banda de Brampton, a Santa Cecília.
Houve almoço, com um delicioso de frango grelhado na brasa, seguindo-se a parte de variedades com diversos artistas, como a jovem Lindsay Moita (que lança a 26 de Setembro o Novo CD em Mississauga), e a consagrada Isabel Sinde, vencedora de um dos festivais de canção da CIRV, com a sua bela voz, além do cantor açoriano, Eduardo Mourato, que cantou e encantou a assistência, mais precisamente com o seu “Top'' – O mar dos Açores l- entretendo também com o seu dom natural de humorista que fez delirar, com boas e oportunas piadas, quantos ali presentes. O Rancho Folclórico “As Tricanas “ de Toronto, actuou com uma perfeita coreografia nos seus bailados da região de Aveiro, tal como o Grupo Folclórico de Brampton que encantou com as suas exibições regionais da Ilha de São Miguel. Houve nos curtos intervalos arrematações de ofertas de benfeitores além dos “comes e bebes”, onde não faltou o marisco e os bons petiscos à portuguesa.
No final da noite mais uma surpresa, a entrada do Elvis Presley, vestido a rigor, na pessoa do Carlos, do DJ Three Stars.
Resta-nos acrescentar que no domingo compareceu muito mais gente, mas que poderia estar ainda muito mais. Mas, terminando, pensamos que os esforços dos senhores responsáveis pelo evento. Terminamos esta reportagem desejando aos directores da filarmónica que levaram esta festa avante, e a todos os voluntários, as senhoras e senhores, que ajudaram e colaboraram na mesma, contribuindo assim para o seu sucesso. Para eles os nossos parabéns. Bem hajam!

- Fotos de: João G. Silva.

Clicar p/ ver