GOVERNO REGIONAL ANUNCIA INVESTIMENTOS
DE 40 MILHÕES DE EUROS NAS ESTRADAS DA TERCEIRA

O secretário regional da Habitação e Equipamentos visitou, hoje, na ilha Terceira, as obras, em fase de conclusão, no troço compreendido entre a Silveira e a Cruz das Cinco, na Estrada Regional n.º 1-1.ª, concelho de Angra do Heroísmo, um investimento orçado em mais de quatro milhões de euros.
Durante a visita, José Contente anunciou a adjudicação, por 1,6 milhões de euros e com um prazo de execução de seis meses, de uma intervenção no troço de 1,5 quilómetros que liga a Via Rápida Vitorino Nemésio ao porto da Praia da Vitória.
A remodelação da Estrada Angra - Praia pelas freguesias, incluindo os ramais do Porto Martins e Ribeira Seca, e da Estrada Regional São Sebastião – Barraca, incluindo a Canada do Tapete, num investimento que ronda os 2,6 milhões de euros são outras das obras já adjudicadas na Terceira, referiu.
Segundo o secretário regional da Habitação e Equipamentos, que realçou estar prevista para Março de 2006 a abertura das propostas do concurso para reabilitação da Via Vitorino Nemésio, num investimento de 25 milhões de euros, a realização de tais intervenções ”significa que o Governo Regional está já, nesta fase, a resolver problemas de estradas do interior da ilha”.
José Contente anunciou, por outro lado, que a 3 de Janeiro do próximo ano se procederá à abertura das propostas para a reabilitação da Estrada Regional Cabrito – Doze Ribeiras – Via Rápida, numa extensão de vinte quilómetros.
“Isto significa que o Governo Regional, contando com a variante a São Carlos que será lançada no segundo semestre, numa extensão de 3,5 quilómetros e investimento de sete milhões de euros, tem neste momento adjudicadas, ou em fase de concurso, obras rodoviárias para a ilha Terceira numa extensão superior a 80 quilómetros e num montante global de cerca de 40 milhões de euros”, adiantou.
Segundo sublinhou, está-se perante “uma revolução viária que levará a que, no final desta legislatura, fique resolvida com grande qualidade e também grande investimento, a maioria, senão a totalidade, da rede viária da ilha Terceira”.
No domínio da habitação, José Contente anunciou, para o próximo ano, o lançamento de um concurso de ideias aberto a arquitectos de renome para a construção de “um loteamento de qualidade”destinado a resolver, até 2008, o problema do Bairro de Nossa Senhora de Fátima, na Praia da Vitória.
“Não se trata só de resolver o problema dessa zona habitacional, mas também, com base no concurso, ter um projecto de qualidade que seja uma marca na entrada da cidade da Praia da Vitória”, concluiu.

GaCS/MG
Anexo: Fotografias GaCS/Macedo Garcia