CASA DOS AÇORES DO ONTÁRIO EM NOITE DE DIVULGAÇÃO DA CULTURA DA ILHA DE SÃO MIGUEL

Por: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com


Estão de parabéns os membros directivos desta Casa Regional, mais precisamente os que encabeçam o pelouro da cultura, pela organização de um jantar de boas-vindas ao Grupo de Serenatas e Cantares do Vale das Furnas, da Ilha de São Miguel, no passado dia 7 de Outubro de 2005, sexta-feira, pelas 20:00 horas, na sua sede social localizada no 772 Dundas Street West, em Toronto. E dizemos ter sido um sucesso pela comparência de muito povo que enchia completamente aquele salão deixando dezenas de outros, que não conseguiram, atempadamente, reserva de mesas, de pé nos espaços disponíveis junto da entrada, bar e na área de exposição de artesanato. Não havia, com esta enchente, espaço para uma simples agulha, como se ousa dizer-se.

Acabado o jantar totalmente confeccionado e servido por algumas senhoras voluntárias e membros directivos daquela Casa, iniciou-se, de imediato, as arrematações de muitas prendas ofertadas por sócios e amigos deste centro de cultura e divulgação dos valores açorianos, cuja receita, que totalizou os 820 dólares, foi entregue, conjuntamente com a importância de 1.750 dólares colectada da venda de lugares para o jantar, ao director daquele Grupo de Cantares que se encontra em digressão por Toronto.

O palco daquela Casa Cultural encheu-se com os 25 elementos que compõem o Grupo visitante, entre instrumentistas (acordeão e violas) e cantores, que iniciou então o tão esperado espectáculo com trechos populares daquela Ilha dos Açores e mais propriamente os da região das Furnas donde são oriundos na totalidade, ou quase, aqueles elementos que integram o Grupo visitante. Os presentes não se cansavam de aplaudir muitas das vezes com mais pedidos para cantarem outros trechos populares daqueles lugares.

Foi pois um sarau fantástico naquela noite onde, com a actuação deste excepcional interpretante Grupo regional.