GESTÃO AMBIENTAL DA CALDEIRA DE SANTO CRISTO EM ANÁLISE

A secretária regional do Ambiente e do Mar, Ana Paula Marques, presidiu, esta sexta-feira, à primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre o Plano de Gestão Ambiental da Caldeira do Santo Cristo, em São Jorge.
Na reunião, que decorreu no espaço da Ecoteca jorgense, nas Velas, foram abordadas diversas questões relacionadas com a preservação dos valores ecológicos e naturais da Fajã da Caldeira do Santo Cristo, que está integrada no Sítio de Importância Comunitária da Costa Norte/Ponta do Topo, da Rede Natura 2000, e classificada como Reserva Natural e Área Ecológica Especial.
De entre estas questões, que tinham sido já anunciadas durante uma visita conjunta do presidente do Governo Regional e da secretária do Ambiente e do Mar à Fajã da Caldeira do Santo Cristo, destacam-se a necessidade de “disciplinar o campismo naquela fajã” e a instalação no local de um centro interpretativo da Natureza, como referiu Ana Paula Marques em declarações à Comunicação Social.

Em estudo está também, segundo a secretária regional do Ambiente e do Mar, a possibilidade de instalação de uma mini central hídrica, que aproveitaria o caudal da ribeira existente naquela fajã, o que permitiria “obviar um problema grave do ponto de vista ambiental que é a multiplicação dos geradores com motor a gasóleo.”
Outra questão que está a ser alvo de estudo e que foi abordada na reunião é o acesso à fajã. “Vamos também condicionar o acesso motorizado só a moradores e a situações de protecção civil e para limpeza do local”, assegurou Ana Paula Marques. A responsável quer ainda criar, a breve trecho, um código de boa conduta ambiental, a observar pelos moradores e visitantes.
O Governo Regional candidatou recentemente a Fajã da Caldeira do Santo Cristo à Convenção RAMSAR, para protecção das zonas húmidas. Essa Convenção, cujo nome deriva da cidade iraniana onde foi assinada, em 1971, é um dos primeiros tratados globais para a conservação da Natureza e tem por objectivo promover a conservação de zonas húmidas, estabelecendo reservas naturais e assegurando a sua protecção e gestão apropriadas.
A candidatura da Caldeira do Santo Cristo à Convenção RAMSAR insere-se no projecto MEDWET, de inventário, avaliação e monitorização para a gestão de zonas húmidas, ao abrigo do programa comunitário INTERREG III-B. A Fajã do Santo Cristo é um dos sete sítios de Portugal, todos inseridos na Rede Natura 2000, seleccionados para a realização deste projecto.

GaCS/FA
Anexo: fotografias GaCS/José Sousa