BARBARENSE COM SEDE SOCIAL NOVA

O secretário regional da Educação e Ciência, Álamo Meneses, presidiu domingo, em representação do vice-presidente do Governo, à cerimónia de inauguração da sede social do Sport Clube Barbarense, em Santa Bárbara, na ilha Terceira.
Trata-se de um investimento na ordem dos 80 mil euros, que contou com um apoio público de cerca de 40% daquele valor, facto que Álamo Meneses, ao falar na cerimónia, classificou de exemplar.
“O Governo Regional vê com grande agrado as instituições que conseguem gerar recursos próprios, que conseguem complementar os apoios públicos com trabalho e com receitas geradas pelos próprios sócios, para atingir os seus objectivos”, precisou.
Segundo acrescentou, “é esta partilha de responsabilidades que faz com que os fundos públicos, o dinheiro que é de nós todos, consigam chegar para se fazer mais”, e, por isso, felicitou a instituição por ter “posto de pé esta sede, assumindo mais de metade dos custos”.
Este deve ser um exemplo para todos, “se quisermos criar uma Região de participação em que cada instituição assume as respectivas responsabilidades”, colaborando no desenvolvimento dos Açores, enfatizou.
Álamo Meneses disse, por outro lado, que a criação desta infra-estrutura, tal como outras, numa freguesia rural, é fundamental para “fixar pessoas e actividades”, ajudando a manter a estabilidade social na Região.
“Nós vivemos numa época em que o movimento, no sentido da urbanização, é cada vez mais sentido e em que as nossas freguesias rurais estão a perder rapidamente população e essa perda de população e de centralidade das freguesias prejudica o equilíbrio” nas diferentes ilhas, precisou, acrescentando que o surgimento de novas estruturas nas freguesias ajuda a combater esse fenómeno negativo.
A terminar, o secretário regional garantiu o apoio do Governo a iniciativas deste género ou outras que fomentem o desporto, a cultura e as diversas formas de participação, convivência e fruição nos espaços rurais do arquipélago.

GaCS/FA

Anexo: fotografia GaCS/Fernando Alvarino