FESTA EM HONRA DO BOM JESUS MILAGROSO

Por: João G. Silva
Adiaspora.com

Realizou-se nos dias 5, 6 e 7 de Agosto as festas em honra do Senhor Bom Jesus Milagroso, que se venera na paróquia de São José dos Portugueses em Oakville, no Ontário, Canadá. Na sexta-feira, dia 5, iniciou-se a festa com missa, eucaristia e as novenas ao Bom Jesus. No sábado, dia 6, ao fim da tarde, celebrou-se uma Missa seguida de arraial pela Filarmónica ''Recreio dos Pastores'' da freguesia de São João - Concelho das Lajes do Pico, Açores e música para dançar, pelo ''T&M DJ Mix 2000''.

 


No domingo, dia 7, celebrou-se a Missa Solene ao meio-dia, na Igreja com pregação pelo Padre. Luís Manuel Rodrigues Garcia Dutra, seguindo-se a procissão do Bom Jesus Milagroso com três voltas ao redor do recinto, subindo depois o clero ao santuário para uma curta pregação, pelo Padre Luís Dutra, convidado especial, vindo expressamente da ilha da montanha (a Ilha do Pico, nos Açores) e que presidiu este ano às festas, na cidade de Oakville, Canadá.

Num dia bastante solarengo e bastante quente muitas foram as centenas de devotos do Bom Jesus, que vieram de vários localidades do Ontário, para ali, com fé e devoção, marcarem presença no cumprimento de promessas e participarem nesta festa tradicional das nossas gentes e que os nossos imigrantes trouxeram, já há algumas décadas para estas paragens. As gentes do Pico, que ao longo destes cinquenta anos de imigração aqui se radicaram, mantêm, até ao presente, fervorosamente sua fé e tradições, mantendo o culto ao Cristo Milagroso, cuja Imagem trouxeram nas suas bagagens, juntamente com os parcos haveres no momento de emigrar. Esta fé e tradição é original da freguesia de São Mateus, concelho da Madalena , Ilha do Pico, e remonta há muitos anos, quiçá, séculos.


Fotos: de João G. Silva