FESTAS EM HONRA DE SANTA CECÍLIA
PELA BANDA LIRA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Por Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Organizado pela Banda Lira Nossa Senhora de Fátima realizou-se no sábado e domingo, dias 26 e 27 de Novembro de 2005, as festividades em honra de Santa Cecília pela Banda Lira Nossa Senhora de Fátima no salão de festas da Igreja de Santa Inês, sita no 15 Grace Avenue, em Toronto.

No referido sábado estas festas iniciaram-se, pelas 19:00 horas, com musica de dança pelo DJ Açores após que, pelas 20:00 horas, a Banda Lira Nossa Senhora de Fátima deu um concerto que foi muito aplaudido por quantos enchiam aquele salão. Seguiu-se a actuação do Rancho Folclórico “As Tricanas” tendo aquele sarau encerrado com o popular e apreciado Bailo dos Pescadores de Rabo de Peixe.

No domingo, dia 27, as festividades continuaram naquela paroquia portuguesa, pelas 13:00 hora, com uma missa na Igreja em honra daquela Santa Padroeira dos músicos, tendo pela primeira vez a Banda actuado dentro da Igreja, coisa que nunca até a esta data e que foi seguida duma procissão ao redor do quarteirão daquela Igreja tendo, além da mencionada Banda Lira de Nossa Senhora de Fátima sido acompanhada pela Banda do Senhor Santo Cristo. De regresso ao salão foi servido um almoço a todos os membros das Bandas. Pelas 18:00 horas, actuou a Banda convidada, do Senhor Santo Cristo, após que foi tempo de dança com música “distribuída”por DJ Açores.

Com um interregno para arrematações de muitas ofertas de patrocinadores e amigos deste evento a festa retomou o seu ritmo alegre com a uma sessão de folclore pelo Grupo de Cantares e Bailares de S. Miguel, já sobejamente conhecidos por todos nós amantes deste tipo de cultura e que primou, como sempre, por uma coreografia impecável. O artista local, Mário Marinho cantou e encantou seguidamente bem como a artista Júlia uma voz bonita e talentosa.

A encerrar aquela semana de festa e alegria foi cortado um enorme, e delicioso também, bolo após que procedeu-se ao sorteio de artigos vários para angariação de fundos para aquela Banda.

Clicar p/ ver

...............

Os Mordomos, Silvestre e Natália Costa, despediram-se de todos porquanto entregaram o pelouro aos novos Mordomos. Via-se estampado nos rostos destes dois membros da Banda Lira Nossa Senhora de Fátima, a emoção da passagem do testemunho e liderança destas festas após terem feito e dado o melhor de si para que estas tradições não morram na nossa comunidade.

Para eles, Silvestre e Natália Costa, vai o nosso reconhecimento durante o trabalho importante que fizeram para que estas festas tivessem sempre o brilho e o sucesso desejado.