AÇORES VIVEM ACTUALMENTE
"CICLO DE OURO"DA AUTONOMIA

O secretário regional da Habitação e Equipamentos disse hoje, em Ponta Delgada, que a Autonomia açoriana vive actualmente um “ciclo de ouro”, permitindo um crescimento sustentado da economia e de muitas empresas locais.
Discursando na cerimónia de entrega de diversos Certificados de Qualidade e Marcação CE de Agregação da SANIBRITAS, S.A., à qual presidiu, José Contente sublinhou que há nove anos as empresas regionais estavam preocupadas com a sua solvência financeira, enquanto hoje desenvolvem esforços para a qualidade dos seus serviços, garantindo uma presença no mercado mais adequada e competitiva.
O governante opinou que essa evolução teve a ver com o aumento do investimento público e privado, em especial na construção civil, cujo sector tem assegurado boas performances à economia regional ao nível do emprego e do valor acrescentado bruto.
A propósito, referiu que o consumo de cimento subiu de 160 mil toneladas em 1996 para mais de 300 mil em 2005 e admitiu que o número de licenças de construção civil já não é um indicador muito fiável para aferir a saúde do sector, ao justificar a atribuição de uma licença para a construção de um novo prédio, em propriedade horizontal, que poderá incluir um total de 100 apartamentos.
Aquele membro do executivo açoriano anunciou, também, que o processo burocrático do projecto das SCUT, em São Miguel, deverá estar concluído já no próximo ano, caso tudo decorra conforme o previsto e planeado, e alertou para a entrada brevemente em vigor do IV Quadro Comunitário de Apoio, advertindo para a necessidade das empresas da Região Autónoma reterem dirigentes e quadros qualificados, não descuidando nunca os seus recursos humanos, face às novas oportunidades de trabalho que se avizinham.

Para o titular da pasta da Habitação e Equipamentos, são as empresas que devem lutar pela qualidade e oferta dos seus serviços e capacidade de trabalho, numa estratégia relacionada com as áreas de segurança e higiene, sistemas de informação e tecnologias, controlo e gestão das obras e na existência das conformidades europeias.
Revelou, igualmente, que o executivo açoriano já procedeu ao lançamento de obras, a executar no próximo ano em estradas regionais de Santa Maria ao Corvo, num investimento superior a 44 milhões de euros.
Frisou, ainda, que o Governo Regional adquiriu na ilha de São Miguel uma bolsa de terrenos destinada à construção de mais de mil novas habitações, em regime de custos controlados.
José Contente salientou, igualmente, que a aposta do Governo é vencer a batalha da qualidade, da competitividade e do desenvolvimento da sociedade açoriana, com especial enfoque para as pessoas, e reconheceu que os próximos anos serão de fundada confiança para as empresas regionais e seus trabalhadores, dado que o investimento público continuará a ser determinante para a economia local e o investimento privado terá igualmente um forte impulso nas ilhas.
A SANIBTITAS – Produção de Britas e Areias, S.A., concebeu e implementou um Sistema de Gestão da Qualidade no âmbito da produção e distribuição de betão pronto e agregados. Procedeu, ainda, à Marcação CE dos agregados produzidos, dando assim cumprimento a um requisito legal.

GaCS/CM

Anexo: fotografias GaCS/João Freitas