REALIZAÇÃO DA VIII ASSEMBLEIA GERAL
DO CONSELHO MUNDIAL DAS CASAS DOS AÇORES (CMCA)

Por: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com


Cônsul Geral de Manitoba Sr. Paulo Cabral, Eng. Manuel António Cansado,
Presidente da Administração da SATA, Dra. Alzira M. S. Silva, Directora Regional
das Comunidades Açorianas e Sr. José Santos Presidente da Casa dos Açores
de Winnipeg e do Conselho Mundial. (CMCA)


Realizou-se, entre os dias 11 e 13 de Novembro de 2005, na cidade de Winnipeg, capital da Província de Manitoba, no Canadá, a VIII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, ao mesmo tempo que se realizava a V Semana Cultural da Casa dos Açores de Winnipeg a anfitriã deste evento, que contou com o apoio da Direcção Regional das Comunidades do Governo Regional dos Açores cuja representação esteve a cargo da sua Directora Regional, Dra. Alzira Serpa Silva.
Da sua fala salientamos as palavras de incitamento que dirigiu à juventude que estava a participar naquele evento, congratulando-se com a sua presença, tendo inclusivamente referido que: “é deste modo que a cultura e o nome dos Açores ocuparão o espaço que lhes são devidos nesta grande nação de muitas culturas e raças, porque é também o espaço da nossa gente jovem. Daqui apelo aos mais velhos para que introduzam sangue novo nas nossas associações e nas nossas casas de cultura espalhadas por esse mundo fora, para que sejam os jovens, os dignos percursores da lusitanidade...”


Reunião de trabalhos do CMCA

Como delegados das diversas Casas dos Açores destacamos o Dr. Eduíno de Jesus (Presidente da Casa de Lisboa/Portugal); Raimundo Borges (Presidente da Casa do Rio de Janeiros/Brasil); Ponciano Castanheira de Oliveira (vogal da Casa do Norte/Portugal); Damião Sousa (Secretário da Casa do Quebeque/Canadá); José Luís (Vice-Presidente da Casa de São Paulo/ Brasil); Luísa Baptista e José Luís Pacheco (Vice-Presidente da Direcção e Presidente da Assembleia Geral, respectivamente, da Casa da Nova Inglaterra/USA); Gabriela Gomes (Vice-Presidente da Direcção da Casa do Algarve/Portugal); Régis Gomes (Presidente da Casa do Rio Grande do Sul/Brasil); João Botelho de Sousa (Vice-Presidente da Casa do Ontário/Canadá) e José Santos (Presidente da Casa de Winnipeg). A delegação da Casa de Florianópolis, (Santa Catarina/Brasil), não esteve presente derivado ao facto de não poderem viajar para Toronto por os respectivos passaportes não possuírem os pré-requeridos vistos para entrar no Canadá.


Representantes - José Luis - Rio de Janeiro, Régis Gomes - Rio Grande do Sul,
Gabriela Gomes - Algarve e Ponciano Oliveira - Casa dos Açores do Norte

Participaram também nesta VIII Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, além da mencionada Direcção Regional das Comunidades Açorianas, a SATA pela presença do seu Presidente do Conselho Administrativo, Engenheiro Manuel António Cansado; do Consulado de Portugal em Winnipeg, pelo seu Cônsul, Paulo Jorge de Melo Pimentel Cabral; da Cooperativa do Vinho Lagido; do Quintal dos Açores e dos seus afamados e apreciados doces com a presença do seu proprietário Fernando M. P. Sousa e esposa; da Soterlac-Sociedade Terceirense de Lacticínios, Lda., de Angra do Heroísmo, fabricante do Queijo Bravo, que foi representado pelo seu sócio-gerente, Eduardo Parreira; da Associação Portuguesa de Manitoba; da casa anfitriã deste encontro, a Casa dos Açores de Winnipeg e do docente da Universidade de Colômbia Britânica (British Columbia), Kalamalka Campus, Kelowna), Professor/Doutor José Carlos Teixeira.


Prof. Dr. José Carlos Teixeira na sua intervenção na Assembleia do CMCA

Os trabalhos iniciaram-se na sexta-feira, dia 11 de Novembro, pelas 9:00 horas da manhã, após finalizado o pequeno-almoço com todos os delegados, nas instalações da Casa dos Açores de Winnipeg, sito no 55 Higgins Avenue, cuja abertura e mensagem de boas vindas esteve a cargo do Presidente da Casa anfitriã, José Santos, tendo por moderadores, os sócios daquela agremiação, João Cardoso e Pedro Correia. Com um breve intervalo os trabalhos prosseguiram até às 13:15 horas onde foi servido, no salão nobre daquela Casa, um almoço aos presentes. Pelas 14:30 horas interviu o Professor/Doutor José Carlos Teixeira e pelas 15:00 horas a Dra. Alzira Serpa Silva, Directora da Direcção Regional das Comunidades. Pelo resto da tarde os trabalhos continuaram terminando aproximadamente pelas 18:00 horas após que se seguiu um jantar na cave daquela sede.


Encontro com o Presidente da Administração da SATA
e os agentes de viagem Portugueses da Província de Manitoba

Para finalizar aquele dia os presentes foram encaminhados para o salão nobre da Casa dos Açores, no andar térreo daquele edifício, onde decorria a V Semana Cultural dos Açores ( de 6 a 13 de Novembro de 2005 ) com as actuações dos Grupos Folclóricos “Ondas Azuis”, “Saudades da Terra” e “Açores de Ouro” todos daquela Casa, do jovem Jordan Correia, bastante jovem pois não deve, pensamos, ter ainda os 13 anos de idade, do artista daquela cidade de Winnipeg, capital da Província canadense de vastas planícies e celeiro deste enorme país que é o Canadá, acabando com boa música para “dar ao pé” actividade esta que teve grande participação do público presente.

Próxima Página