GOVERNO REGIONAL ANALISA PLANO DE REMOÇÃO DO "CP VALOUR"

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar está já a analisar, para emissão de parecer, o plano de remoção dos contentores e de desmantelamento do “CP Valour”, apresentado pelo armador, que prevê a remoção do navio num prazo de cerca de seis meses.

Ainda esta manhã, a secretária regional, Ana Paula Marques, teve oportunidade de reunir com representantes do armador do navio, a pedido destes, para um ponto da situação.

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, acompanhou de perto, desde o encalhe do cargueiro, a 9 de Dezembro, todas as operações para tentar o desencalhe e a retirada dos produtos considerados poluentes, bem como de limpeza da baía, afectada pelos derrames de combustível dos primeiros dias.

Desde 9 de Dezembro foram efectuadas várias reuniões e tem sido trocada diversa correspondência entre a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Autoridade Marítima, que tem a seu cargo a coordenação das operações, a solicitar informações detalhadas e rigorosas sobre todo o andamento dos trabalhos e no sentido da optimização dos meios disponíveis.

Desde a primeira hora, o Governo Regional accionou e colocou no terreno, sob a coordenação da Secretária Regional do Ambiente e do Mar, diversos meios humanos e materiais para minimizar o impacto do acidente, mantendo-se em permanente acompanhamento do evoluir das operações na costa Norte da ilha do Faial.

Desde o dia 12 e até 28 de Dezembro, o Governo Regional, através da Administração dos Portos do Triângulo e Ocidente (APTO, SA), e das secretarias regionais do Ambiente e do Mar, da Habitação e Equipamentos e da Agricultura e Florestas, colocou no local, para auxílio da limpeza do areal da Fajã da Praia do Norte e das áreas envolventes, dois camiões pesados, uma máquina multifunções, uma camioneta de 3,5 toneladas, uma retro-escavadora, um tractor, bem como viaturas de apoio, um recuperador de cordões oleofílicos, tanques para recepção de resíduos e inertes, equipamentos de protecção individual (fatos, máscaras, viseiras, luvas) e barreiras antipoluição. Durante dezasseis dias consecutivos (de 12 a 28 de Dezembro) estiveram ainda em média, por dia, no local 27 homens.

Estes meios juntaram-se a outros, de empresas privadas, contratadas pelo armador do navio, uma vez que, de acordo com a legislação em vigor, é a entidade à qual cabe a responsabilidade da remoção quer do navio, quer da sua carga poluente.

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, para acautelar devidamente os interesses da Região, tem tido, em todo o processo, acompanhamento jurídico especializado nas questões relacionadas o Direito Marítimo. Na monitorização de todas as operações, o executivo tem contado, também, com o apoio técnico e científico do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, que tem remetido à secretária do Ambiente relatórios diários sobre a situação.

Enquanto prosseguem os trabalhos de limpeza na baía da Praia do Norte, continua a monitorização da zona afectada pelo derrame do “CP Valour” e das áreas circundantes, cujas acções constituem, aliás, uma das exigências da secretária regional do Ambiente e do Mar.

A remoção das pequenas manchas de hidrocarbonetos detectadas em algumas zonas da costa do Pico está também já a ser assegurada pelas autoridades locais e pelos Serviços de Ambiente daquela ilha.

Entretanto, os últimos dados da monitorização efectuada pela Marinha, com a participação de elementos do DOP, permitem constatar que as maiores manchas de hidrocarbonetos (com dimensões de um metro, cinco e dez metros) parecem estar limitadas a uma pequena zona.

Para a próxima segunda-feira, 2 de Janeiro, está marcada nova reunião conjunta da secretária regional do Ambiente e do Mar com representantes da Autoridade Marítima Nacional, do proprietário do “CP Valour” e das outras entidades a operar no local do acidente.

O navio, de bandeira das Bermudas, que viajava do Canadá com destino a Valência, em Espanha, encalhou junto à fajã da Praia do Norte, área incluída no Sítio de Importância Comunitária dos Capelinhos. O Governo Regional vai continuar a acompanhar atentamente a situação e a contabilizar os prejuízos em termos ambientais que têm resultado do acidente.

GaCS/JSF
Anexo: Fotografias GaCS/José Sousa