“...É com muita honra que recebemos a visita do Senhor Embaixador tinha conhecimento do Conselho Mundial da Casa dos Açores por sua vez o Presidente desta, também Presidente do Conselho Municipal aproveitou a oportunidade e formalmente convidou a sua Exa., o Sr. Embaixador que está aqui a convite da Casa dos Açores como eu disse, mas também veio cá para visitar a restante comunidade.
Hoje à noite estaremos a celebrar a tradicional festa de S. Martinho junto com os conterrâneos do Minho e amanhã sua Exa. estará na Casa dos Açores como aqui foi mencionado. É pois com muita honra que V.Exa. e sua esposa, a Sra. Embaixatriz, junto da comunidade portuguesa.
Tem-se falado muito aqui sobre o associativismo e realmente desde que assumi funções no ano 2001, embora fosse funcionário do consulado desde o ano de 1997, exactamente quando o Sua Exa. o Presidente da República visitou o Canadá. E para vos dizer que preparar uma visita presidencial não é nada fácil. É realmente algo difícil, mas com toda a ajuda de todos vocês e das Associações, incluindo a Paróquia, a Igreja Pentecostal, preparou-se os alicerces para uma grande visita. Dias depois, sua Exa. o Sr. Presidente enviou-me uma comunicação a congratular-me pelo êxito sem quaisquer falhas. O Protocolo Federal Canadiano enviou-me semelhante comunicação e mais tarde fui condecorado pela Rainha Isabel II e, em nome da comunidade, aceitei aquela honraria, pelo êxito no trabalho da visita da sua Exa. Presidente da Republica Dr. Jorge Sampaio à Winnipeg. Foi com as associações e com o apoio delas, durante dois meses de muito trabalho na preparação, que se deve este êxito. Este intercâmbio do Consulado e Associações no mútuo apoio são as estruturas que pavimentaram o sucesso destes empreendimentos colectivos.
Por tudo isto, estou imensamente grato às Associações, às Paróquias e à comunidade portuguesa em geral.

Página Inicial