"VOLTA"

O NOME DO NOVO TRABALHO DISCOGRÁFICO DO “DUO SANTOS”

Adiaspora.com

Ao longo dos anos todos nós nos habituamos, durante as inúmeras festas que se realizam nos nossos Clubes e Associações, a apreciar a actuação deste extraordinário Duo Musical que muitas das vezes abrilhantam os eventos naquelas colectividades.

Este Duo é constituído pelo casal João e Lisa Santos, ele natural de Lisboa e ela de nacionalidade canadiana, da cidade de Victoria na Província de British Columbia. Mas o que surpreende muito da nossa gente quanto à Lisa é a completa ausência de sotaque quando canta em português. É mesmo de ficarmos estupefactos para, obviamente, quem saiba das origens da Lisa Arthur Santos (oriunda de famílias inglesas) e pouco fala a língua de Camões, e a ouve interpretar as canções em português tanto ao vivo como na rádio.

Desta vez, após um interregno de mais de quatro anos, este popular Duo, resolveu lançar mais um trabalho discográfico uma excelente obra criativa de autoria da REMO exceptuando “Volta Pai Natal” que foi um dos primeiros trabalhos compostos e gravados por João Santos, quando apenas tinha 14 anos de idade. Agora esta canção volta a ser regravada, sendo dedicada aos pais do João Santos, seus amigos e admiradores além de incluir todos os patrocinadores e comunicação social que por estes anos da sua carreira artística lhe têm dado todo o apoio e simpatia.

Para quem não conhece o Duo Santos gostaríamos em primeiro lugar de deixar aqui o fantástico Curriculum Vitae que, ao longo dos anos, já actuaram em 296 cidades localizadas em 41 países à volta do mundo e em quatro continentes. As suas actuações estendem-se com muita frequência em território nacional em programas bem conhecidos como Dois Amores com Marco Paulo, Praça da Alegria, Sinais, Totó Loto e Há Horas Felizes e em muitos outros programas como a SIC, TVi, RTP Açores e RTP Madeira além de outros programas televisionados no Canada (Festival Português, Gente da Nossa, Omni TV, Much Music e CBC) e Estados Unidos da América do Norte.

João Santos veio para o Canadá, em 1968, com seus pais quando tinha apenas dez anos de idade tendo-se radicado na cidade de Winnipeg na Província de Manitoba. Aí iniciou a sua vida artística formando a Dupla Lisboeta, com Cristina Pires, tendo então gravado duas canções de sua autoria: a já mencionada Volta Pai Santo e Querida Maninha. Volta algum tempo depois aos studios com o seu conjunto musical “The Evolution” onde gravou com o conhecido artista Luís Salsa. Aos 15 anos de idade grava com Quim Barreiros e o conjunto Jorge Fontes no trabalho discográfico “Hei-de ir ao Minho”, seguindo-se outro trabalho discográfico com o conjunto “Satélites”, intitulado “Partida para os Astros”.

No ano de 1978 João Santos aparece mais uma vez com um novo trabalho discográfico intitulado ”Cabana” que era então o nome do seu novo conjunto musical e que teve a assistência técnica de Harry Hildebrand, conhecido técnico dos The Beatles. E este conjunto, “Cabana” foi então convidado para ser o conjunto musical de um dos mais afamados cabaret do Canadá, conhecido por The Town’Country. Neste Cabaret o conjunto “Cabana”acompanhou as actuações de Frank Sinatra Júnior, Sylvia Tison, Jorge Savalas e o comediante Nestor Pistor. Segue-se uma ausência em Edmonton, na Província de Alberta, onde durante alguns meses actua com uma banda musical composta por novos componentes tendo-se deslocado para Vancouver, na Província de British Columbia. No ano de 1979 forma o Duo “Odyssey 79” com parceria com Emídio Serrambana, tendo gravado um disco de 45 rpm intitulado “Saudade”. E em 1979 grava outro trabalho em áudio/cassete com o título “The Impossible Dream”. Entre 1979 e 1985 João Santos dedicou-se à música então muito em voga e popular, o Rock’n Roll.

E neste período de tempo que João Santos encontra uma jovem canadiana, estudante universitária, a Lisa Arthurs, que além de possuir uma excelente voz era exímia nos instrumentos de teclados e percussão, aptidões estas que levaram o João a conceder, de imediato, trabalho à Lisa e, em 1985, formar o Duo Santos. Mais tarde, com um outro elemento, formam uma outra banda tendo sido contratada pela Agência John White Foot Vancouver Entertainment para trabalhar nos cruzeiros do paquete Princess Cruzes continuando, o Duo Santos, nos interregnos destes cruzeiros, a actuar em outros lugares como discotecas e em alguns clubes e associações portuguesas. No ano de 1989 gravam juntos o seu primeiro trabalho discográfico e em cassete, intitulado “Terra de Meu Pai”. Em 1990 e por iniciativa do saudoso Padre Lima, actuam nas instalações do First Portuguese Canadian Club, em Toronto e de seguida nas celebrações do 10 de Junho e um contrato para actuar no extinto restaurante “Sea King”. Fazem novos trabalhos discográficos, em vinil e em cassete, com os títulos “Terra de Meu Pai”, “Ninguém nos detém” e “Necessito de Amor”, os quais são editados mais tarde em CD. Outros trabalhos em CD lhes seguem com os títulos “Novos Caminhos”, “Sem Fronteiras”, É Verdade Meu Amor”, “Juras”, “Sucessos” e “Sei Que o Mundo Vai Mudar”. Outro trabalho, desta vez em vídeo, do álbum “Ninguém nos Detém”uma produção de César Pedro. Outro trabalho se segue, do álbum “Novos Caminhos”, produzido por Hélio Meneses. Todos estes vídeos foram editados não só em Toronto mas também em Portugal, Estados Unidos, Venezuela, Brasil e Portugal.

Em 1988 o Duo Santos muda-se para Toronto onde, nos fins de semana actuam nos nossos clubes e associações e em discotecas de renome como Sonoma e Valhala além da conceituada Vila Colombo da comunidade italiana. Embora vivendo em Toronro o Duo Santos continua a trabalhar nos cruzeiros Sun Cruises, no Mediterrâneo, e na Disney Cruise Lines.

O Duo Santos assina então um contrato com a editora Dismusica por cinco anos para a gravação de quatro álbuns dos quais o terceiro foi lançado no dia 7 de Dezembro de 2005 no Oásis Convention Centre, em Mississauga, e com o título “Volta”. Na totalidade este extraordinário duo musical já tem editado dez trabalhos em CD. No referido trabalho “Volta” é constituído pelos seguintes trechos: Hei Meu Irmão; Canção ao Lavrador; Fui Usado Por Ti; Pai És Meu Espelho; Dar Tempo ao Tempo; De Onde Vem o Amor; Não Te Quero Ver Mais; No Dia da Chegada; Amanhã Vou Procurar; Partir e Recomeçar e Volta Pai Santo.

Muitos foram os amigos e admiradores deste Duo que compareceram no Oásis Convention Centre no lançamento deste novo álbum além dos muitos órgãos da comunicação social da nossa comunidade. Após as saudações boas vindas pelo sócio da editora Dismusica, Humberto Rebelo, foi apresentada a biografia deste duo foi preparada pelo artista local Avelino Teixeira e lida por José Mário Coelho, que foi bem elucidativa da capacidade e sucesso deste duo, formado pelo casal João e Lisa Santos.

Cremos que este novo trabalho será mais outro grande sucesso deste bem conhecido conjunto musical da nossa comunidade.