Sexta-Feira, dia 26 de Agosto

........

Chegamos a Fall River, de manhã, um pouco atrasados no tempo previsto inicialmente, pois em vez das 8 horas, chegamos às dez, atraso que não se pode apontar ao condutor da viatura, que demonstrou ser pessoa bastante competente e cuidadosa, mas sim à demora durante o controlo na fronteira dos Estados Unidos onde se “desperdiçou” mais de hora e meia. Entretanto outros autocarros tinham já chegado vindos de outras localidades dos Estados Unidos, de Toronto, Mississauga, Brampton e até de Montreal, com dezenas de pessoas residentes naquela área esperando por familiares e amigos para os hospedarem nas suas casas.

Pegamos nos nossos sacos e malinhas com meia dúzia de peças de roupa e pisamos terra firme mesmo defronte da majestosa Igreja de St. Anne, defronte do Park Kennedy, local onde se realizam as festividades em Honra do Divino Espírito Santo naquela cidade norte-americana. Um dos autocarros, o número #1, se não estamos em erro - o nosso era o #2 - perdeu-se pelo caminho e chegou ao local de reunião bem atrasado após algumas chamadas pelo telemóvel para o nosso autocarro onde viajava a presidente da Banda, a Pitty, que teve que gramar uma autêntica “diarreia verbal” de um desesperado que se encontrava naquela viatura que andava “à deriva”. Enfim são coisas que acontecem a quem anda permanentemente envolvido nestes “projectos” associativos mas que, ao fim e ao cabo, são pequenas “tempestades”em copos de água e tudo passa e se esquece. Finalmente meia hora ou 45 minutos depois tudo se normalizou e o autocarro “perdido” lá chegou ao Park Kennedy com todos os passageiros sãos e salvos, Graças ao Criador.

A primeira pessoa que demos de cara quando nos apeamos foi o conhecido cantor Marc Dennis, que dias antes tinha actuado em Toronto, por ocasião das festas de Nossa Senhora dos Anjos da Igreja de Santa Cruz, e que estava à espera do autocarro vindo de Toronto onde viajava uma sua tia. Aproveitamos então para dar um passeio pelos arredores do Park e irmos a um restaurante para uma refeição ligeira, o pequeno almoço, à la Americana, com omeleta, salsichas e tudo mais. Pouco tempo depois, por volta do meio-dia, fomos transportados pelo nosso autocarro para o hotel onde tínhamos os quartos reservados, o Ramada Inn, em Seekonk, localizado acerca de 20 minutos da cidade de Fall River. Após um apetitoso banho de chuveiro - outros foram para a piscina daquela unidade hoteleira - e passarmos pelas “brasas” para assim podermos recarregar as “baterias” enfraquecidas por tanta hora de viagem, regressamos, como é obvio, de autocarro para o Park Kennedy, onde decorriam já as festas, junto do Império ali erguido e de uma enorme coroa maravilhosamente iluminada, com a bênção das Pensões que contou com a presença de D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra e Ilhas dos Açores e outras entidades convidadas. Pelas 17:30 horas procedeu-se à inauguração do Pavilhão de Exposições que contou com a participação das 24 Freguesias do Concelho de Ponta Delgada, exposição esta bastante interessante e elucidativa da grandeza e potencialidade daquele Concelho da maior ilha da Região Autónoma dos Açores que, pelo que observamos, esteve quase sempre repleto de visitantes. Noutro pavilhão esteve presente o rico artesanato açoriano, com alguns artesãos, um sumário de actividades económicas de diversos grupos empresariais, exposições de fotografias tudo patrocinado pela Secretaria Regional da Economia.

........

Pelas 18 horas procedeu-se às arrematações de diversas ofertas de benfeitores tendo o seu término pelas 19 horas dando-se, de imediato, inicio às Tradicionais Folias do Espírito Santo. Nas horas seguintes até ao encerramento, às 22 horas, foi a vez das actuações no palco daquele Park de diversos grupos de danças e cantares dos quais destacamos o Grupo de Música Popular “Ilhas de Bruma” de Fall River, o Grupo de Cantares “As Campesinas” de Ponta Garça, na Ilha de São Miguel. Actuou também nas antigas instalações da Igreja de São Luís e futuro Museu do Espírito Santo, o Grupo de Dança e bailados “Som do Vento”. Este grupo sedeado em Santa Cruz da Lagoa deslocou-se, como o grupo anteriormente referido, “As Campesinas”, da Ilha de São Miguel, para assim abrilhantarem estas festividades. Os concertos pelas Bandas Filarmónicas não poderiam, como reza a tradição, estar ausentes nestas festividades e assim também tivemos as actuações das Bandas da Sociedade Filarmónica Progresso de Rabo de Peixe, de São Miguel, e do Recreio dos Artistas da Vila de Santa Cruz, da Ilha da Graciosa, em dois coretos instalados dentro de um enorme pavilhão de lona com capacidade para umas largas centenas de espectadores. E é de espantar que hoje, no tempo da música “enlatada”, dos CD’s e das altas tecnologias, que as Bandas continuam a ser um marco importante nestas festas, mais nas de raízes açorianas, e quando nos referimos aos espectadores menos jovens e/ou veteranos. Pelas 22:30 horas retomamos, mais “mortos do que vivos”, ao Hotel nos autocarros que nos esperavam junto do Parque Kennedy.