JANTAR DE GALA DA CASA DOS AÇORES DO ONTÁRIO

Por: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com


Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores Dr. Sérgio Ávila


Sábado dia 5 de Novembro de 2005, no Pearson Convention Center, na cidade de Brampton, realizou-se o tão difundido jantar de gala Casa dos Açores de Toronto para angariação de fundos direccionados à aquisição de sede própria, sonho que há longos anos vem “perseguindo” os membros directivos desta bem conhecida associação regional sem que, por vários factores – um deles o económico – se tenha tornado realidade. Com a entrada da nova Direcção liderada pelo industrial Carlos Botelho, um natural das Capelas por cujo “nome” é também conhecido - Carlos Capelas – tem, desde o início das suas actividades, abraçado a “cruzada” de que esse sonho se venha a concretizar.


Mesa de Honra

Este evento foi anunciado meses atrás numa conferência de imprensa realizada pela Direcção desta Casa, onde se anunciava o projecto de aquisição de um imóvel para ai ser instalada a nova sede da Casa dos Açores do Ontário que, segundo aquela Direcção, será o núcleo dinamizador da cultura Açoriana e Portuguesa na Província do Ontário e que, como centro localizado no coração da nossa comunidade, promovera e apoiara a diversidade da herança cultural de todos os açorianos bem como as tradições lusas.


Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores e o Presidente
da Casa dos Açores do Rio de Janeiro Sr. Raimundo Borges

Este evento contou com a presença do Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Sérgio Ávila, cuja alocução vinculou a importância deste projecto que dignificara e beneficiara a presença de todos os açorianos residentes neste pais. A quando da sua fala disse esta frase lapidar: “O vosso sonho e o sonho do Governo Regional dos Açores”. Falando sobre o que se passa hoje do que se passa no arquipélago dos Açores disse: “Hoje, ser açoriano e continuar a sentir os Açores no nosso quotidiano, no nosso trabalho, nos laços e nas cumplicidades que estabelecemos no dia a dia, no orgulho que sentimos da nossa terra, pela nossa ilha e que percebemos mesmo que quando estamos distantes que os Açores continuam presentes em todos nos”. A finalizar disse: “Vamos continuar com esforço, com empenho e com coragem e sabemos que pudemos contar com todos os açorianos, cá e lá nas ilhas ou na diáspora devemos continuar com esse sonho lindo que e o de fazer dos Açores o melhor lugar do mundo para se viver”. Fim de citação.


Carlos Alberto Moniz cantando o folclore açoriano

O jantar, que contou com mais de 600 comensais, prolongou-se desta feita com a animação musical a cargo de Carlos Alberto Moniz, Carlos Galvão e Henrique Cipriano, ate de madrugada. Procedeu-se a venda de pinturas e de artefactos de artesanato que foram gentilmente ofertados por portugueses. O mestre-de-cerimónias foi o nosso muito conhecido Bill Moniz. O som e as luzes foram da responsabilidade de Sound Good Productions. Mais tarde foi-nos referido, que este jantar de gala tinha rendido mais de 150 mil dólares. Isto foi um bom início de arranque para a aquisição da nova sede. Este jantar de gala foi o preludio da VIII Semana Cultural da Casa dos Açores do Ontário, que teve lugar entre os dias 6 e 12 de Novembro de 2005, na sua sede social, sita no 772-A Dundas Street West, em Toronto.

Clicar p/ ver

........................