MAIS UMA OBRA HISTÓRICA DE ERMELINDO ÁVILA

Por: José Ferreira
Adiaspora.com

 


Dr. Ermelindo Peixoto, Presidente da Câmara Sara Santos
e o escritor e investigador Ermelindo Ávila

O Comendador Ermelindo Ávila, lançou mais um trabalho histórico no dia 22 de Agosto de 2005, primeiro dia da Semana dos Baleeiros, da Vila das Lajes do Pico. Este livro Figuras & Factos II Volume, foi apresentado pelo Professor Dr. Ermelindo Peixoto da Universidade dos Açores. O Auditório Municipal encontrava-se repleto de muito público que ali compareceu para usufruir da entrega graciosa de um exemplar. Esta edição foi da responsabilidade da edilidade Lajense. Na mesa de honra a presidir estava a Presidente do Município, Sara Maria da Rosa Santos, ladeavam-na à direita o professor Dr. Ermelindo Peixoto, que apresentou o autor da obra e à esquerda o autor da obra. Em primeiro lugar falou a Presidente da Câmara que proferiu palavras de regozijo e de louvor pela realização deste lançamento.


A Presidente da Câmara agradece a presença e atenção dispensada ao autor

A seguir tomou a palavra o acima citado professor Ermelindo Peixoto que apresentou um trabalho muito aprofundado sobre a vida e obra do autor. A encerrar e vivamente emocionado o escritor Ermelindo Ávila leu um curto mas comovente discurso do qual respigo estes parágrafos:


“O presente volume continua um outro com o mesmo título - “Figuras & Factos” - publicado também sob o patrocínio da Câmara Municipal das Lajes do Pico no ano de 1993, doze anos são decorridos. Neste segundo volume, reúno as crónicas saídas no semanário “O Dever”, e nos diários “Correio da Horta” e “Diário dos Açores”, de Ponta Delgada. Todas aquelas figuras que nele recordo conheciam ao longo da minha vida, que já longa vai. Umas, personalidades distintas, outras, gente popular e que, também por isso, merecem o meu respeito e consideração. Recordo-as com simpatia e, neste recordar, vai o agradecimento que lhes julgo devido pelo que, a seu modo e dentro das suas aptidões e méritos, contribuíram para o bem da terra natal e suas gentes.”


O autor discursando


Depois da sessão Ermelindo Ávila esteve durante algum tempo a autografar os exemplares, que foram, como acima cito, oferecidos aos presentes pelo Município Lajense.


A audiência atenta


Os jovens também marcaram presença