“ALENTEJO, TÃO LONGE E TÃO PERTO”
FOI A TEMÁTICA DA XXI SEMANA CULTURAL ALENTEJANA,
REALIZADA EM TORONTO, DE 14 A 22 DE OUTUBRO DE 2005

Por: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Mais uma semana cultural realizada pela prestigiosa associação da nossa comunidade, a Casa do Alentejo de Toronto, sedeada no 1130 Dupont Street, que, como as anteriores, teve o maior sucesso durante aquela destacada semana, de 14 a 22 de Outubro de 2005. Esta Casa Cultural foi, se não estamos errados, a pioneira neste tipo de eventos e cujo “arranque” incentivou outros clubes e associações para darem a conhecer a riqueza secular dos seus costumes que as nossas regiões têm para dar a conhecer a todos nós portugueses oriundos de outras mais regiões e também à sociedade canadiana onde estamos inseridos.

A abertura desta semana realizou-se no dia 14 de Outubro, sexta-feira, pelas 18:30 horas, com um Porto de Honra que contou com a presença do deputado provincial Tony Ruprecht, de outro deputado mas do círculo federal, o luso-canadiano Mário Silva, o vereador municipal do Bairro da cidade de Toronto onde se encontra o prédio da sede da Casa do Alentejo, o César Palácios, e muitos sócios, familiares e amigos daquela Casa Regional. Os Hinos Nacionais do Canadá e Portugal foram entoados pelos Grupos Corais Masculino e Feminino da Casa do Alentejo acompanhados por quantos ali presentes na sala de convívio, seguindo-se uma breve alocução pelo Presidente da Assembleia Geral da Casa em festa, o Dr. Tomás Ferreira, que abriu assim, oficialmente, aquela semana dedicada à cultura alentejana, dando ao mesmo tempo as boas vindas aos convidados, sócios e amigos da Casa do Alentejo. Por sua vez, com breves alocuções, os convidados teceram palavras de apresso não só à obra dignificante da Casa do Alentejo no seio da comunidade como também à realização desta efeméride de, mais uma vez, celebrar-se a cultura das planícies dourada, nome com que o Alentejo é por muitos conhecido. Finalizado o Porto de Honra foi dado, pouco tempo depois, inicio ao jantar, que nestes dias foi totalmente preenchida com a rica gastronomia alentejana, tendo, nesta noite, sido servido o “famoso” Ensopado de Borrego, que, para informação àqueles que não puderam estar presentes, só lhes podemos dizer que estava uma autêntica... delícia. Pelas 21:30 horas, deu-se início à parte de entretenimento com a actuação do Grupo Coral Masculino da Casa do Alentejo, do Grupo de Ginástica Rítmica desta Casa liderado por Dalila Cruz e do respectivo Rancho Folclórico Etnográfico. Seguiu-se-lhes a Banda Sociedade Filarmónica Galveense e a encerrar esta noite de cultura o conhecido fadista António Pinto Basto que foi acompanhado pelos músicos José Luís Costa, Francisco de Oliveira e Armando Silva, à guitarra, viola e viola-baixo, respectivamente. Tanto a Banda Filarmónica como o fadista Pinto Basto e seus músicos privativos vieram expressamente de Portugal para abrilhantar estes dias de festa na Casa do Alentejo.

No dia seguinte, sábado, foi, como marcava o programa, a continuidade da semana cultural cujo salão nobre continha mais de quinhentas pessoas o que se traduz por “lotação esgotada”. Após o jantar que consistia de Bacalhau Assado com batata a murro, iniciou-se o espectáculo com a actuação da fadista da nossa comunidade, Fátima Ferreira que foi acompanhada pelo trio de guitarra e violas de António Pinto Bastos e, como é sabido, esta nossa fadista fez jus da fama de excelente interpretante do fado que granjeia no meio artístico local e não só. A fechar aquele sarau esteve a cargo de António Pinto Basto que tecemos as melhores referências à actuação deste bem conhecido fadista português que, segundo foi referido minutos depois, estava, no corrente ano a celebrar os seus 35 anos de carreira profissional. Tudo que podemos acrescentar é que António Pinto Basto cantou e encantou sendo bem merecedor da extensa ovação que o público que enchia completamente aquele salão, de pé, o contemplou no encerramento, e da linha interminável de admiradoras e admiradores, obviamente, que esperaram pacientemente para que os seus trabalhos discográficos fossem rubricados.

No domingo, dia 16 de Outubro, realizou-se o Almoço de Gala, pelas 13:00 horas, com a comparência de bastantes sócios e simpatizantes desta Casa Cultural, do representante do Consulado de Portugal em Toronto, Manuel de Sousa, de duas simpáticas jovens, “Misses” do Centro Cultural Português de Mississauga e do Vice-Presidente do Executivo da Associação Cultural 25 de Abril de Toronto, Silvino Nazaré. Após o repasto passou-se de imediato para os discursos da praxe após que deu-se inicio ao espectáculo que foi preenchido com um bailado clássico pela jovem Cláudia Ramos, danças pelo Rancho Etnográfico da Casa do Alentejo e a fechar a tarde o concerto da Banda Sociedade Filarmónica Galveense, vinda de Portugal.

1 | 2