MATERIAIS MAIS RESISTENTES NA RECUPERAÇÃO DOS PAVIMENTOS MAIS ANTIGOS DAS ESTRADAS DE SÃO MIGUEL.


O Governo Regional dos Açores vai reformar, este ano, o pavimento antigo de 40 quilómetros de estradas na ilha de São Miguel.

A informação foi avançada esta manhã pelo secretário regional da Habitação e Equipamentos no decurso de uma visita à obra de pavimentação do último troço da Estrada Regional n.º 1 – 1.ª, na zona da Quintã, em Santa Cruz da Lagoa, que ficará concluída até ao final desta semana.

José Contente esclareceu que nessas intervenções o executivo açoriano utilizará um produto denominado Selericil (lama asfáltica) a colocar como material intermédio entre o tapete antigo e o asfalto de conservação, permitindo impermeabilizar o pavimento e garantir uma maior durabilidade. Para o efeito, o executivo já adquiriu a correspondente quantidade de Selericil, num investimento que atingiu os 700 mil euros.

De acordo com o governante açoriano, trata-se de uma técnica na recuperação de pavimentos antigos, ainda em condições de serem utilizados, contribuindo para um novo impulso na conservação corrente dos pisos de asfalto.

O titular da pasta da Habitação e Equipamentos opinou que o asfalto antigo de semi-penetração apresenta algumas fragilidades relativamente às condições climatéricas próprias do arquipélago, degradando-se com maior celeridade.

Revelou que este novo tipo de material será aplicado já em diversos troços da ilha de São Miguel, nomeadamente entre o Nordeste e a Ponta do Sossego, as Furnas e a Povoação, a Achada das Furnas e Vila Franca do Campo, na Ribeira Seca da Ribeira Grande, no ramal dos Mosteiros, na estrada da Lagoa do Congro, no troço entre as Cumeeiras e a Várzea, e entre a Praia de Água d’Alto e o Pisão.

José Contente realçou a grande preocupação do Governo Regional em continuar a reformar e a manter em boas condições as estradas das ilhas, para além dos novos grandes eixos viários já existentes ou projectados.

Estas obras encontram-se já em fase de recepção de propostas, após o lançamento dos respectivos concursos, e ajudam a Região Autónoma dos Açores a dispor de uma melhor situação, face à que se verifica actualmente em Portugal continental, no sector da construção civil.

A obra de repavimentação em curso na Freguesia de Santa Cruz da Lagoa tem uma extensão de 640 metros, tendo a recuperação de toda esta via, que decorre há já cerca de dois anos, por fases, orçado em cerca de 782 mil euros.


GaCS/CM