AÇORES QUEREM MAIS VERBAS DO POSEIMA E CONCLUIR
A RENOVAÇÃO DA FROTA DE PESCA ATÉ 2013

O subsecretário regional das Pescas presidiu, hoje em Ponta Delgada, à reunião do Conselho Regional das Pescas, afirmando, depois do encontro, que o próximo Quadro Comunitário de Apoio, aberto a alterações na atribuição de verbas, não prevê ainda quaisquer ajudas financeiras à renovação da frota pesqueira.
O executivo açoriano, que tem insistido nesta matéria, considera da maior importância que o plano de modernização da frota de pesca local, iniciado em 1997, esteja concluído até 2013, embora a renovação atinja já mais de 40 por cento, adiantou Marcelo Pamplona.
Segundo revelou, só até ao dia de ontem, deram entrada mais de 70 pedidos para construção de novas embarcações destinadas a renovar a frota de boca aberta.
O governante sublinhou, também, o grande empenho e esforço do Governo Regional para que a União Europeia mantenha os apoios financeiros indispensáveis às empresas de transformação de pescado que excedam uma determinada dimensão.


Admitiu, igualmente, que o actual quadro do programa comunitário de medidas específicas, POSEIMA, com um apoio anual de três milhões de euros, é bom mas ainda insuficiente.
Marcelo Pamplona reconheceu, por outro lado, que as quotas atribuídas aos Açores para 2006, em matéria de recursos marinhos, salvaguardam os interesses da Região Autónoma e estão adequadas à produção regional.
O subsecretário regional das Pescas anunciou, ainda, a criação de uma sub-zona insular, envolvendo os Açores, a Madeira e as Canárias, permitindo que as próprias regiões ultraperiféricas continuem a defender os seus interesses de uma forma específica no seio da União Europeia.
Marcelo Pamplona adiantou que a hipótese de colocar, nos Açores, a sede do Conselho Consultivo Regional das Pescas das Águas Ocidentais do Sul está a ser estudada, havendo necessidade de se encontrar um elemento para secretário executivo desse órgão que elabore os pareceres formais à União Europeia relativamente à gestão dos recursos nas águas europeias em Espanha, França e Portugal.

GaCS/CM
Anexo: fotografias GaCS/João Freitas