GOVERNO CRIOU A REDE DE APOIO INTEGRADO À PESSOA
COM NECESSIDADES ESPECIAIS

A directora regional da Solidariedade e Segurança Social, Andreia Cardoso, presidiu, esta tarde, em Ponta Delgada, à cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação com diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), tendo em vista a implementação da Rede de Apoio Integrado à Pessoa com Necessidades Especiais nas ilhas de São Miguel e Santa Maria.
A iniciativa governamental tem por objectivo melhorar as acessibilidades eliminando barreiras, promover a integração social e lutar contra a marginalização, operacionalizar o acesso a recursos nas áreas da saúde, habitação própria, cultura, desporto e tempos livres, apoiar a empregabilidade, a adaptação, o desenvolvimento pessoal e a participação cívica e contribuir para uma melhoria da qualidade de vida da pessoa com necessidades especiais num contexto de igualdade de oportunidades.

A Rede de Apoio Integrado à Pessoa com Necessidades Especiais destina-se a jovens e adultos com deficiência, com idade superior a 16 anos, e com capacidade para o mercado de trabalho e emprego protegido e cuja gravidade não permita a integração sócio-profissional nos quadros normais de trabalho. Aquela rede pretende ainda, apoiar pessoas com doença crónica, nomeadamente do foro oncológico, Alzheimer, Machado-Joseph e HIV e portadoras de deficiência ou doença mental que residam em Unidades de Vida Apoiada.
Na ocasião, a directora regional relevou a importância que o Governo açoriano confere às políticas sociais e considerou meritório o trabalho que as IPSS têm vindo a realizar no terreno, na sequência de várias parcerias estabelecidas. Andreia Cardoso, para exemplificar o esforço de investimento governativo neste sector, referiu que em 1996 existam nos Açores apenas seis valências ao nível das necessidades especiais que apoiavam 95 utentes, verificando-se hoje mais de trinta valências que apoiam mais de 750 utentes.
Nos últimos quatro anos, e de acordo com os dados revelados pela directora regional da Solidariedade e Segurança Social, o Governo investiu cerca de 10 milhões de euros nas infra-estruturas de apoio às necessidades especiais, estimando investir mais seis milhões de euros nos próximos quatro anos.
A assinatura dos referidos protocolos de cooperação inseriu-se na programação do Fórum “Ponta Delgada 2005” subordinado ao tema “Um Hoje, Um Amanhã, Sem Discriminação” que o Governo Regional está a realizar na ilha de São Miguel.

GaCS/JMB
Anexo: fotografias GaCS/João Freitas