PIONEIROS PORTUGUESES VISITAM MÁRIO SILVA EM OTAVA

Por: Idalina da Silva

Toronto, 28 de setembro, 2005 - O Deputado Federal Mário Silva pelo Cíclo Eleitoral de Davenport recebeu hoje no seu gabinete em Otava uma excursão organizada pelo Museu dos Pioneiros de Toronto.

"Fiquei muito sensibilizado com a visita dos pioneiros e seus acompanhantes ao meu gabinete em Otava. É sempre com muito carinho e respeito que atendo este magnífico grupo de portugueses que há mais de 50 anos chegaram a este país e com o seu suor, energias e autodeterminação ajudaram a fazer o Canadá de hoje." Comentou Mário Silva.

Os responsáveis pelo Museu dos Pioneiros em Toronto tiveram a iniciativa de levar a cabo uma ideia proposta pelo Deputado eleito pelo círculo Fora da Europa Gonçalo Nuno dos Santos, quando este esteve em Toronto pela altura das celebrações da Semana de Portugal 2005. A ideia foi assumida pelos seus directores, José Mário Coelho, Manuel da Costa e Bernadete Gouveia, que trabalharam afincadamente para que esta visita fosse uma realidade.

“Foi durante uma conversa com o Senhor Deputado Gonçalo Nuno, que chegamos a esta decisão. A ideia de levar os pioneiros a Otava a visitarem Mário Silva, o primeiro Deputado Federal Luso Canadiano, foi bem aceite por todos. Os pioneiros, e algumas viuvas de falecidos pioneiros, no seu total cerca de 15, e seus acompanhantes foram muitíssimo bem recebidos pelo “nosso” Deputado e também pelo senhor Embaixador de Portugal em Otava. Ficamos todos muito sensibilizados com o carinho que fomos recebidos. “ Disse Bernadete Gouveia directora fundadoura do Museu.

Depois da visita ao Deputada Federal Mário Silva no Parlamento, e visitarem o Parlamento e Camara dos Comuns, Mário Silva entregou a cada pioneiro um certificado de reconhecimento pela participação na sociedade do Canadá e á comunidade portuguesa. Após esta singela cerimónia o grupo dirigiu-se á Embaixada de Portugal em Otava onde foram recebidos pelo Senhor Embaixador com uma recepção seguinda de um porto de honra.

“Sendo eu filho de emigrantes, para mim os pioneiros representam força de vencer, a força de realizar sonhos e progredire dentro de um ambiente totalmente fora da nossa cultura e idioma. Olhando para os sacrifícios que os nossos pioneiros fizeram, assim como o que conseguiram alcançar, é-lhes merecido, sem exceção, respeito e louvor. De uma certa forma, eles são, um exemplo para as gerações presentes e vindouras. Eles representam que na vida, quando se tem determinação e amor á família, quando se acredita que um sonho pode ser realizado, as barreiras culturais são invisíveis. E é com essa energia que o mosaico canadiano se construiu e continua a aumentar. São energias e valores como as dos pioneiros que fazem do Canadá um dos mais respeitados países na face do globo.” Terminou Mário Silva.