I EXPOSIÇÃO INSULAR DE POMBOS-CORREIO NA RIBEIRA GRANDE

A Câmara Municipal da Ribeira Grande em parceira com o Clube Columbófilo de São Miguel promove quinta-feira, dia 8 de Dezembro, a I Exposição Insular de Pombos- Correio dos Açores e Madeira.
Esta iniciativa, que faz parte do programa de Natal da autarquia nortenha está inserida na III Exposição Regional de Pombos-correio do Clube Columbófilo de São Miguel e vai decorrer a partir das 15h00 e até 22h00 no Teatro Ribeiragrandense. A exposição é inaugurada com uma largada de pombos marcada para as 15h00.
São ao todo 60 pombos-correio de S. Miguel, Terceira e Madeira que vão estar em exposição no Teatro Ribeiragrandense.
Do total de pombos, todos com certificado de sanidade, dez são oriundos da Madeira, nomeadamente dos três clubes que integram a Associação Columbófila daquele arquipélago, outros dez vêm da Associação Columbófila da Ilha Terceira e os restantes (40) pertencem ao Clube Columbófilo de São Miguel.

Os 60 pombos-correio serão apreciados nas categorias de Macho, Fêmea e Borracho, por um júri constituído por dois juízes nacionais e olímpicos, Adriano Alho, vice-presidente do Conselho de Juízes Nacionais da Federação Portuguesa de Columbofilia e Artur Gomes, Juiz classificador Internacional e ex-presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal da Ribeira Grande pretende contribuir para preservação e continuidade deste desporto, que no panorama nacional é o segundo mais praticado, sendo o primeiro o futebol e o terceiro o andebol.
Os pombos-correio são ainda hoje usados para o transporte de mensagens, principalmente em comunicações de grandes distâncias, já que são muitas vezes mais rápidos e eficazes do que os rádios. Por exemplo, os pombos-correio são ainda utilizados pelos exércitos de França, Suíça, Israel, Iraque e Chile.
Actualmente, estão registados cerca de 4.500.000 pombos-correio na Federação Columbófila Internacional, sediada em Bruxelas e que congrega 60 países, entre eles Portugal, através da Federação Portuguesa de Columbofilia, onde estão filiados 766 clubes, pertencentes a 14 associações distritais e regionais.

Ribeira Grande, 6 de Dezembro de 2005


Gabinete de Imprensa

Ana Paula Fonseca