PRESÉPIO MOVIMENTADO NA RIBEIRA GRANDE


Reabre amanhã, pelas 20h00, na Casa da Cultura da Ribeira Grande o tradicional Presépio Movimentado do Prior Evaristo Carreiro Gouveia, que constitui uma das grandes atracções natalícias da ilha de S. Miguel.
Na reabertura haverá uma prova de licores caseiros e também uma outra exposição de presépios de Jeremias da Costa.
Ambos os presépios, inseridos no programa de Natal da Câmara Municipal da Ribeira Grande, podem ser vistos nos dias úteis entre as 08h30 às 16h30 e das 19h00 às 22h00 e nos feriados das 14h00 às 23h00.
O presépio do Senhor Prior foi fundado pelo Prior Evaristo Carreiro Gouveia, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Estrela, freguesia da Matriz, da Ribeira Grande.
É uma criação de arte popular que terá tido o seu primeiro embrião com a chegada do Prior à Ribeira Grande. O presépio foi criado com o objectivo de ajudar a igreja e ocupar os tempos livres dos jovens que se reuniam na Associação da Juventude.


Provavelmente nos anos vinte é introduzida a “movimentação” do presépio a manivela, junto de um pequeno núcleo bíblico e a qual teve logo uma grande aceitação pelo público. Por volta de 1979 a manivela foi substituída por motor eléctrico.
Aquando do aparecimento do presépio movimentado, as principais figuras que se moviam, eram o burro, a vaca, a Nossa Senhora e São José, as tradicionais Cavalhadas de São Pedro, as procissões à volta do adro e os romeiros. O Prior tinha então já a preocupação de reconstruir alguns aspectos religiosos e profanos que marcavam a Ribeira Grande.
O presépio do Senhor Prior é uma referência identitária da Ribeira Grande do século XX. Como objecto museológico e de grande interesse cultural podemos através dele rememorar e explicar a sociedade que o criou.

Ribeira Grande, 22 de Dezembro de 2005


Gabinete de Imprensa

Ana Paula Fonseca