ACESSO À LAGOA DE S. BRÁS VAI SER MELHORADO

O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande congratulou-se esta manhã com o arranque, já no próximo ano, das obras de alargamento e pavimentação do caminho que dá acesso à Lagoa de S. Brás.
Ricardo Silva que participou na apresentação do projecto de beneficiação do caminho rural da Lagoa de São Brás, a cargo da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas considerou ser uma “vitória para a Ribeira Grande o avanço das obras há muito reivindicadas pelo autarquia e pelos agricultores.
Ricardo Silva disse mesmo ser um “investimento valioso”, não só pelo seu valor financeiro, cerca de 651 mil euros, como também pelo “benefício a dois sectores chave no concelho, a agro-pecuária e o turismo”.
O investimento vai permitir melhorar a acessibilidade aos agricultores arrendatários, já que o caminho de 4.200 metros de extensão dá acesso a 30 explorações, com cerca de 158 há de pastagem e 58 há de floresta do caminho rural.


Por outro lado e acrescentou o autarca, as obras vão potenciar o turismo no concelho, já que a Lagoa de S. Brás é um dos ex-libris do concelho, que devido ao acesso muito degradado, tem ficado arredada para segundo plano nas visitas turísticas e mesmo de preservação ambiental.
O presidente da autarquia aproveitou a acasião para deixar o alerta à Secretaria Regional do Ambiente para a preservação da Lagoa de S. Brás, que já sofre de alguma eutrofização. Actualmente, parte da bacia hidrográfica ainda está ocupada com pastagem (10,4339 há).
Nas considerações gerais do projecto é, inclusivamente, proposto a plantação de endémicas, numa faixa de 25 metros, a partir da Lagoa, e a plantação de criptomérias na restante área. Por isso, os proprietários podem aceder às ajudas comunitárias previstas no PDR’u (Florestação de Terras Agrícolas), ao abrigo da Portaria 74/2001 de 20 de Dezembro.
As obras englobam o alargamento e pavimentação de 4200 metros de caminho rural, a definição de trainéis, macadamização, a construção de 18 aquedutos (950 metros), a construção de valetas em betão (8400 metros). Está previsto ainda a construção de um parque de estacionamento a 180 metros da Lagoa, sendo o acesso à Lagoa feito a pé, por um trilho de terra batida.

Ribeira Grande, 22 de Dezembro de 2005

Gabinete de Imprensa

Ana Paula Fonseca