A CASA DOS AÇORES DE WINNIPEG FESTEJANDO
A SUA V SEMANA CULTURAL DOS AÇORES

Por: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com


Sede Social da Casa dos Açores de Winnipeg

A Casa dos Açores de Winnipeg, na Província Canadiana de Manitoba, realizou nos passados dias 6 a 13 de Novembro de 2005 a sua V Semana Cultural Açoriana na sua sede social, sita no 55 Higgins Ave.e cujas amplas instalações estavam decoradas a preceito com bastante artesanato, paisagens e trajes regionais daquela Região Autónoma de Portugal.


José Santos e Paulo Botelho numa cena de cantorias

Assim, durante aqueles dias foi, ao fim do dia, um sem fim de actividades culturais onde o folclore, palestras, culinária e cantorias na maioria daquela zona do Atlântico que certamente agradou que a visitasse. Nós francamente gostamos imenso da elaboração do programa de festas.

Assim no Domingo, dia 3 de Novembro de 2005, pelas 18:00 horas, a filarmónica daquela cidade, a Banda Lira de Fátima, actuou tendo de seguida o Cônsul de Portugal naquela cidade, Paulo Cabral, abriu as cerimónias tendo de seguida sido dadas as boas vindas pelos Presidentes da Direcção e Assembleia Geral daquela Casa, José Santos e José Machado, respectivamente. O resto da noite foi preenchido com a actuação do Grupo Infantil daquela Casa, “Ondas Azuis”, do guitarrista Jorge Reis, do Grupo Folclórico “Saudades da Terra”, do artista João Pimentel, do Grupo Folclórico “Açores de Ouro” e pelo artista de modas regionais vindo dos Estados Unidos, Victor Santos, que procedeu ao lançamento de um seu novo trabalho discográfico em CD Até ao encerramento daquela noite foi espaço para dançar por “Disco das Ilhas”.


O Grupo "Toque da Saudade" no encerramento da Semana Cultural

A segunda-feira iniciou-se com palavras de boas vindas pelo Vice-Presidente do Património, João Calouro. Os Grupos Folclóricos actuaram e assim o Grupo Regional da Madeira “Os Ilhéus”, o Grupo Infantil “Ondas Azuis”, e os Grupos Folclóricos “Saudades da Terra” e “Açores de Ouro”. Um jovem de nome Jordan Correia cantou e encantou com belas melodias. Cremos que este pequeno mas já “grande” artista, o Jordan Correia, ter alicerces para sucesso num futuro mais ou menos próximo pois é possuidor de uma voz bonita e ter já estilo próprio e bastante à vontade no palco que é coisa que muitos bons artistas o não têm ainda. Seguiu-se o artista Victor Santos, vindo expressamente dos EUA, com as suas Modas Regionais e o cançonetista João Pimentel, mais uma vez a encantar a plateia com muitas das suas canções do seu vasto reportório. O esperado baile com música por Disco das Ilhas (música DJ) fez o resto da noite com dezenas de pares na pista de dança.


Maria dos Anjos cantou e encantou

Terça-feira, dia 8, iniciou-se com palavras de boas vindas pelo Vice-Presidente do Pelouro de Cultura daquela Casa, Manuel Fernandes seguido pela actuação do Grupo Folclórico “Ondas Azuis”. Ana Ribeiro fez a sua aparição com bonitas canções seguido pelo Grupo Folclórico “Saudades da Terra” e pelo cançonetista João Pimentel. Tiveram seu espaço de actuação os Grupos Folclóricos “Açores de Ouro” e “Comunidade” pelo que após o seu término seguiu a bem conhecida – pelo menos no Ontário - Maria dos Anjos, uma Terceirense radicada na cidade de Kingston, cujas melodias são sempre de encantar. É dona de uma bonita e vibrante voz que tem o dom de cativar quem a escuta, principalmente naquelas marchas de São João, de Sol e toiros. Bem, e como é habitual a música para dança marcou presença para os amantes de “dar à perna” até encerrar a noite de cultura.

Próxima Página