Muitas das casas tinham as varandas e janelas enfeitadas com lindas colchas, vasos com flores e muitas bandeiras do Canadá, Açores e de Portugal dando um aspecto alegre das cidades e aldeias, lá no nosso Portugal, em dia de festa e procissão. Quatro bandas filarmónicas abrilhantaram esta procissão duas das quais vindas dos Açores, a de Lira do Norte da Vila de Rabo de Peixe e do Recreio dos Pastores da Freguesia de São João do Pico, tendo-se incorporado também o Grupo Folclórico de Cantares e Bailares de São Miguel, de outros da nossa comunidade como, Os Amigos de Rabo de Peixe(de Toronto e de EUA) grupos religiosos como do Sagrado Coração de Jesus e da Legião de Maria. Notou-se a grande presença de crianças trajando de anjos, figuras bíblicas, da aparição de Fátima com os três pastorinhos, da Sagrada Família e muitos santos preteridos das nossas gentes.

Apontamos a presença de algumas dezenas de jovens estudantes portugueses das Universidades de York e Toronto trajando no tradicional preto e cujas capas foram estendidas no pavimento no momento da passagem do andor do Senhor da Pedra, um gesto muito simbólico de dizer que Jesus Cristo é o Nosso Rei. Queremos também referir a presença do vereador da Municipalidade de Toronto, Joe Pantalone o único dentro de muitos outros políticos locais, da Edilidade de Toronto, e dos governos da Província do Ontário e Federal que não compareceram, o que não é habitual, mas que para o caso não é para ficarmos espantados porquanto não estamos em maré de eleições à porta! É de salientar o Senhor Leonildo Medeiros, esposa e amigos que organizaram na frente de uma propriedade daquele Senhor Medeiros, uma venda de café, refrigerantes e malassadas cuja receita destinava-se à construção do prédio que será a futura sede dos deficientes portugueses da nossa comunidade em Toronto.

Após terminado a procissão e as imagens terem recolhido à Igreja foi iniciado o programa de entretenimento no Bellwood Park cujo programa levou àquele local mais de sete mil pessoas e que encheu completamente o espaço defronte do palco onde actuaram os artistas e dos dois coretos para os concertos das filarmónicas para já não se mencionar as encostas atapetadas de relva natural onde algumas largas centenas de pessoas assistiam também ao espectáculo.

....................

Na segunda-feira, dia 1 de Agosto, feriado em Toronto, as festividades tiveram continuidade desta no átrio da Igreja de Santa Inês atraindo mais de um milhar de pessoas para assistir às actuações dos artistas comunitários bem nossos conhecidos como a Emily Melo, Porfírio Ribeiro, Décio Gonçalves e Manuel Augusto. Neste mesmo lugar, pelas onze horas da noite, pelo encerramento das festas em louvor ao Senhor da Pedra, foi sorteada uma viatura tendo, para o acto, tido a presença não só dos padres Amadeu e Mónico daquela Paróquia como também de um polícia para testemunhar a imparcialidade na recolha do bilhete vencedor de um tambor rotativo cheio com uns outros tantos milhares de bilhetes. Foi pena que não tivéssemos sorte, mais uma vez, de sermos o feliz contemplado e levar para a nossa garagem tão linda viatura, novinha em folha. Paciência. Não ficamos zangados por isso. Outra pessoa ficou, em nosso lugar, a gozar, ou a conduzir queremos dizer, um carro cujo valor pensamos ultrapassará os quinze mil dólares.
O trabalho de Mestre-de-Cerimônias esteve durante aqueles dias de festas a cargo de José Lima (Carteiro).

........................

Está de parabéns a Comissão de Festas desta Paróquia pelo sucesso no planeamento destas festividades, tanto a religiosa como a profana, bem do agrado das nossas gentes pois como já foi atrás referido a afluência de público bateu, senão estamos errados, o recorde dos anos anteriores.

........ ................

1 | 2