Os artistas comunitários convidados foram: Nelson Câmara, Daniel Carvalho, Luciana Machado, Décio Gonçalves, Nélia Maria, Lindsay Câmara e Avelino Teixeira e ainda os exímios tocadores: Gabriel Teves, Januário Araújo, António Amaro, Hernani Raposo e Leonardo Medeiros. Vindos de Portugal estiveram as seguintes personalidades convidadas: os doutores Sérgio Ávila, Alzira Serpa Silva, Duarte Brás, José Maria Lopes de Araújo, Alisa Ringelberg e Victor Melo, que é o Director do Rancho Folclórico de São Miguel. Como em todas as noites houve beberete, queremos referir as infatigáveis cozinheiras: Irene Moniz, Cidália Sousa, Angelina Labão, Margarida Costa e Maria Moniz, que na hora tinham tudo arranjado e pronto a ser servido, por isso o seu trabalho merece nota vinte. Apresentamos também os parabéns ao Bill Moniz (das Pontas Negras – Ribeiras) e à Fátima Martins, - presente em todas as sessões, irradiando simpatia a rodos -, pelo excelente trabalho desenvolvido, como apresentadores. Os expositores e artesãos que apresentaram os seus trabalhos: Albina Silva, Aldora Mateus, Ernesto Mateus, Olígia Resendes, Cidália Avelar, Januário Araújo, Teófilo Silva, Hildebrando Silva, - o autor do magnífico painel que servia de fundo no palco – e Leoneto Silveira.


O representante do Governo Regional em Lisboa Dr. Duarte Brás


Os Ranchos folclóricos que se exibiram, foram: de São Miguel, de Cantares e Bailares de São Miguel de Toronto, Transmontano e do Amor da Pátria, que apresentou também o seu Grupo de cantares. Os conferencistas locais: Ilda Januário, falou sobre Adriano Ferreira, escritor e poeta Mariense, há pouco falecido, Tony Azevedo falou sobre a gastronomia açoriana, Rafaela Silva, falou sobre o folclore terceirense e João Vieira falou do folclore picoense. Referenciamos os jovens que participaram na sexta-feira na mesa redonda: Stephanie Arruda, Courtney Arruda, Danny Medeiros e Matthew Correia. Ana Júlia Sança leu e declamou. Referência especial para o lançamento do trabalho discográfico “Retalhos do Fado” do poeta luso-canadiano, Euclides Cavaco. Como representante da soberania Portuguesa esteve a novel Consulesa acreditada na cidade de Toronto, Dr. Maria Amélia Paiva.


O Director da RTPI Dr. Lopes de Araújo


O último dia foi reservado à apresentação do cançonetista natural da Ilha Terceira, Avelino Teixeira e para a exibição muito aplaudida da LusoCanTuna, que foi a surpresa do último dia.
Todos os participantes receberam placas e medalhas comemorativas. Os discursos de encerramento foram lidos por Dra. Fátima Toste e Carlos Botelho.


O compositor Carlos Alberto Moniz canou folclóre açoriano

Daqui enviamos os nossos agradecimentos sinceros na pessoa do Presidente Carlos Botelho a todos aqueles que nos facilitaram os dados para execução deste trabalho.

Clicar p/ ver

........................

........................

........................

........................

........................

........................

 

Página Anterior