Semana dos Baleeiros 2006
Pico, Açores

Um oceano de festa

João G. Silva
Adiáspora.com

Lajes do Pico, Açores - A 20ª. edição da ''Semana dos Baleeiros 2006'' encerrou com chave de ouro o ciclo de festas de Verão na ilha do Pico. A grande festa da Vila Baleeira realizou-se na última semana de Agosto com muitos espectáculos, muita animação, muitos e variados motivos de interesse.
Este evento nas Lajes do Pico foi também, e mais uma vez, uma manifestação da devoção dos lajenses à Senhora de Lourdes, Padroeira dos Baleeiros e da semana que lhes é dedicada.
Os festejos iniciaram-se no dia 21 e terminaram a 27 de Agosto. Foram milhares de forasteiros que visitaram as Lajes do Pico naquela semana, tanto as pessoas das ilhas do triângulo como ainda os muitos emigrantes que regressaram à sua terra natal para assistirem e matarem saudades junto de familiares e amigos.
Este culto de Nossa Senhora de Lourdes, remonta a 1882, quando uma tempestade ameaçou a vida dos baleeiros que queriam regressar ao porto das Lajes e se invocou então a protecção da Santa. Em 1983, ano do centenário, durante oito dias, tiveram lugar festejos especiais. A partir de 1986, os festejos passaram a dominar-se “Semana dos Baleeiros”. Mantém-se até hoje um modelo idêntico nas componentes do religioso e do profano: animação, desporto e espectáculos, com lugar tanto para os eventos de cariz tradicional, como de outras várias vertentes mais modernas. É um evento local, mas com vocação regional e nacional, e um dos mais prestigiados emblemas culturais e turísticos da Vila Baleeira das Lajes do Pico e da Região Autónoma dos Açores.

Quanto ao programa desta festa anual, no final do mês de Agosto, o cartaz foi bem variado. Na Segunda-feira, dia 21, pelas 17h00 teve início, no Parque de Campismo, o Voleibol de Praia, seguindo-se ás 19h00, na Galeria Municipal no Convento de São Francisco, uma exposição com o tema ‘Rendas do Pico: 'Cem Anos de Memória’, da Associação ''O Alvião''. Pelas 20h00, no Auditório Municipal, houve a sessão Solene de Abertura Oficial da “Semana dos Baleeiros 2006”, com alocução da presidente da Câmara das Lajes do Pico, Sara Santos. À noite, pelas 20h30, começaram os concertos musicais que se estenderam semana dentro, no Largo Edmundo Machado Ávila - mais conhecido pelo Largo do Cruzeiro - com arraial pela Filarmónica Liberdade Lajense. Depois do arraial foi a vez, mais abaixo, no Palco da Pesqueira, a actuação do novo grupo de cantares local ''Grupo Trovas do Sul. A findar a noite, já dentro portas no Auditório Municipal, houve noite de teatro com a peça, ''Jogo de Cartas'', pelo grupo de ''Teatro de Giz'' (Horta).
Na Terça-feira dia 22, o Auditório Municipal projectou o filme ''Astérix e os seus Vikings''; na lagoa houve prova de natação e, mais tarde, novamente o Auditório Municipal foi centro de atenções, com o lançamento e apresentação do livro ''Coração de Mar'' de Maria Eduarda Rosa, seguida da presença da Tuna da Casa do Povo das Ribeira. Nesta mesma noite, foi a vez da Filarmónica Lira Fraternal Calhetense fazer o seu arraial no Largo do Cruzeiro, enquanto o espectáculo musical esteve a cargo da ''Orquestra Sinfónica Juvenil''. A terminar mais um dia de festa, o Auditório Municipal da Vila Baleeira apresentou o filme ''Breakfast on Pluto''.

Na Quarta-feira, dia 23, os festejos iniciaram-se com a apresentação no Auditório do filme ''O Rafeiro'' enquanto que na Lagoa da Vila se realizaram os ''Jogos Baleeiros'' e no Parque de Campismo teve lugar mais uma tarde de Voleibol de Praia. O concerto desta noite de quarta-feira, de novo no Largo do Cruzeiro, foi abrilhantado pela ''Sociedade Filarmónica Recreio Ribeirense'' e, no Auditório Municipal, o Grupo de Cordas da Orquestra Sinfónica Juvenil fez sua actuação. Pelas 22h00 foi a primeira noite de música para os mais novos com a actuação dos ''TERRAKOTA''. Verificou-se uma enchente e muita vibração ao som deste grupo de música rock no Palco da Pesqueira. A findar a noite foi apresentado o filme ''Amor de Verão'' no Auditório Municipal.
Na Quinta-feira, dia 24, foi novamente apresentado o filme ''Astérix e os Vikings''. Depois, na lagoa, provas de Optimist com o Voleibol de Praia no parque de Campismo. Houve mais uma apresentação literária, desta feita com o lançamento do livro ''Mística e nuvens do vulcão do Pico'', de Victor Hugo Forjaz, Lourdes Bettencourt Oliveira, Zilda Tavares M. França, João José Fernandes e Urbano Bettencourt, no Auditório Municipal. A Filarmónica União e Progresso Madalenense realizou o seu concerto, à noite, no Largo do Cruzeiro, e no Largo do Museu actuou o Grupo Etnográfico da Associação de Pais da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico. Na Sociedade Filarmónica Lajense houve teatro, com a peça ''Casa Violeta'', pelo Grupo de Teatro Muitieramá, das Lajes do Pico. No Palco da Pesqueira, foi noite de guitarradas com ''O Fado e seus Artistas'', em que participaram os fadistas vencedores da Grande Noite de Fado, e que foram Ana Marta Cruz, Maria da Conceição Gomes, Ana Luzia Maurício Costa, Augusto Moura Robalo, Luís Filipe Matos e Fernando Jorge Amaral, para além dos fadistas locais Eugénia Alves e Humberto Pinheiro. No acompanhamento musical desta noite fadista estiveram, Paulo Jorge Costa (Feiteira), Filipe José Carounho e Luís António Vieira das Neves. Para terminar, no Auditório, o foi a vez de actuar o 'Trio de Cícero Lee''.

Na Sexta-feira dia 25, exibição do filme o ''Rafeiro''. Na lagoa realizaram-se as famosas provas de mar. Em competição, as Provas de Remos em Botes Baleeiros (atletas femininos e masculinos). Pela noite dentro tocaram as Filarmónicas Recreio dos Pastores (S. João) e Estrela do Oriente de Algarvia, concelho de Nordeste (S. Miguel), deliciando com música moderna os amantes de concertos musicais de Bandas. No largo do Museu, houve uma demonstração de Karaté do Shotokan, pelos grupos das Lajes, Madalena, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória (Terceira). No Auditório Municipal actuou o Grupo de instrumentos de sopro da Orquestra Sinfónica Juvenil e, a findar o serão, o Palco da Pesqueira foi o centro de todas as atenções, para os mais jovens, com a actuação do grupo de rock and roll '' X-WIFE'', um dos mais carismáticos conjuntos nacionais.

O Sábado, dia 26, começou com Prova de Triatlo. Mais tarde deu-se a inauguração do Posto de Turismo e da Zona de Lazer no renovado Forte de Santa Catarina. Na lagoa, foi a vez das Provas de Botes Baleeiros em Remos e Vela. Voltou a ser exibido o filme ''Amor de Verão'', no Auditório. No largo do Cruzeiro foi a vez do arraial apresentado pelas Filarmónicas, Educação, Recreio e Beneficência União Ribeirense e Sociedade Unânime Praiense, da ilha do Faial. Na igreja Matriz, realizou-se um serão musical com a Orquestra Sinfónica Juvenil e o Grupo Coral das Lajes do Pico. A terminar a noite, o Palco da Pesqueira foi alvo das atenções para se ver e ouvir a ''Filarmónica Gil'', de João Gil, homem que não sabe estar parado. Foi depois dos Trovante, Moby Dick e Ala dos Namorados, que surgiu a Filarmónica a encantar os presentes com a sua boa música.

Clicar p/ ver

............

............

............

............

No Domingo dia 27, último desta semana de festa, repetiu-se a exibição do filme, ''Breakfast on Pluto'' e, pelas 18h00, o desfile de Filarmónicas desde o largo do Cruzeiro até à igreja Matriz, para se integrarem na saída da Procissão de Nossa Senhora de Lourdes. Finda a Eucaristia Solene, foi o giro habitual, da igreja até ao Pesqueiro, onde houve sermão pelo Pe. Idalmiro, de S. Roque do Pico, voltando depois a procissão à igreja Matriz das Lajes. Acompanharam esta procissão milhares de fiéis que quiserem pagar suas promessas ao acompanharem a imagem da Senhora neste cortejo religioso. Depois do recolher da procissão houve arraial no largo do Cruzeiro; desta feita com as Filarmónicas ''Liberdade Lajense e ''União Musical da Piedade''. Finalmente, no Palco da Pescaria, teve lugar o concerto da ''Orquestra Municipal das Lajes'' e, para encerramento da “Semana dos Baleeiros de 2006”, o lançamento de fogo de artifício antes do baile final na Esplanada da Filarmónica Liberdade Lajense.

De realçar que, todas as noites, na baixa da Vila das Lajes, os espectáculos no palco da Pesqueira estiveram a cargo do comentador da RTP-Açores Sidónio Bettencourt, natural desta vila, assim como todas as noites esteve se disponibilizou uma série de divertimentos para os jovens (e menos jovens): ''Insulândia'', insufláveis, trampolim, palhaços, pinturas faciais, carrinhos de choque, coisas para todas as idades e que incluíram passeios de charrete puxada por uma parelha de cavalos. Uma bela forma de transporte romântico para se apreciar a beleza da Vila do Oceano.