A CASA DAS BEIRAS CULTURAL COMMUNITY CENTRE DE TORONTO FESTEJOU O SEU QUINTO ANIVERSÁRIO

Por Carlos Morgadinho
Adiaspora.com


Desfraldar das bandeiras ao som do hinos nacionais do Canadá e Portugal

Este nosso Centro Cultural que há longos anos vem promovendo a cultura beirã aqui, longe da Pátria Mãe, mais precisamente pelas terras do Ontário, festejou nos dias 27 e 28 de Janeiro de 2006, o seu V aniversário. Gostaríamos aqui de fazer um interregno nesta nossa narração e deixarmos o nosso leitor saber que, embora este conceituado Centro celebre cinco anos de “Vida”, o certo é que já o vinha fazendo anteriormente sob o nome “Académico de Viseu”. Com a finalidade de agrupar todos os naturais das Região das Beiras, e não só os da zona da cidade de Viseu, no dia 25 de Janeiro de 2001, foram alterados os estatutos e a própria denominação para que assim, todos os beirões, fossem eles de Viseu, Coimbra, Covilhã, Aveiro ou Castelo Branco, possam, numa só Casa, festejar e confraternizar a cultura que os viu nascer ou que a abraçaram, por afinidade ou simpatia.
Assim, este ano, mais uma vez esta conceituada Casa Regional da nossa comunidade, festejou a sua natalidade, tendo para isso um porto-de-honra na sexta-feira, dia 27 de Janeiro, na sua sede social, sita no 34 Caledónia Road, que contou com a presença do autarca de Tondela (Vice-Presidente daquela Câmara Municipal), Dr. José António Gomes de Jesus e sua esposa, Maria José de Jesus, dos corpos directivos daquela agremiação, delegados de diversos clubes e associações da nossa comunidade e muitos sócios e amigos.


Jovens membros do Rancho Folclórico "Académico de Viseu"

A abrir foram entoados, pelos membros do seu Grupo Folclórico os hinos do Canadá e de Portugal, enquanto, ao mesmo tempo desfraldavam as respectivas bandeiras. A jovem Ana Filipa Dias, directora do executivo a cargo do pelouro de Relações Públicas, deu as boas vindas aos presentes. Foram seguidamente chamados diversos representantes de clubes e associações presentes para dirigirem palavras de congratulações à Casa aniversariante, dos quais destacamos, Cesário Braz do Futebol Clube do Porto de Toronto; José Roriz do Arsenal do Minho de Toronto; José Mendes do Centro Português de Mississauga; Ilídio Pereira do Rancho “As Tricanas”; José Freixo do Peniche Community Club de Toronto e Adriano do Nascimento da Associação Emigrante de Barcelos.


Um brinde à "saúde" do Centro Aniversariante

O Presidente da Assembleia-Geral daquela Casa, Dr. César Cordeiro, na sua alocução incentivou todos os presentes na continuidade de preservar as raízes beirãs dizendo ao mesmo tempo que as Beiras são como o coração humano, pois ficam no Centro de Portugal. O convidado de Honra, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Portugal, Dr. José António de Jesus, mostrou-se bastante admirado pela excelente obra da Casa das Beiras no seu trabalho na preservação e disseminação da cultura beirã. A terminar aquele período de congratulações entreviu o Presidente do Executivo, Albino José Dias, que, entre outras palavras, agradeceu aos órgãos da comunicação social pelo apoio que têm dado à Casa das Beiras não esquecendo aqui a gratidão que nutre aos sócios, amigos e Directores pelo trabalho e apoio a esta obra Beirã, hoje muito mais sólida e estável, graças ao voluntarismo e abnegação de todo um perfeito time e à ajuda de tantos e bons patrocinadores. No final desta alocução, Albino Dias, dirigiu-se aos jovens num autêntico apelo para quês estes se envolvam mais na “vida” associativa.
Actuou de seguida o Rancho Folclórico do “Académico de Viseu”, que, na sua excelente coreografia, faz jus da fama que desfruta no nosso meio cultural. Após que foi servido um magnifico bufete.

No sábado, dia 28 de Janeiro, realizou-se o Jantar de Gala que contou com a presença dos convidados de honra vindos de Portugal e de mais de trezentos sócios e amigos daquele Centro Cultural teve, no sector de entretenimento, as actuações dos artistas, John Santos componente do Duo Santos e de António Albarnaz, este ultimo vindo de Portugal.
Está pois de parabéns a Casa das Beiras não só pela passagem de mais um aniversário de actividades sócio-cultural como pelo êxito alcançado na organização deste evento, um autêntico sucesso.
Para a Casa das Beiras, o Portal “Adiaspora.com” formula um futuro repleto de sucessos e venturas.