GOVERNO AVANÇA COM O PROJECTO DA OBRA
DE MELHORAMENTO DO PORTO DE PESCA DA CALOURA

O subsecretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona, visitou esta manhã, o porto de pesca da Caloura, na ilha de São Miguel, onde apresentou aos pescadores locais o estudo prévio da obra de grande melhoramento daquela infra-estrutura portuária.

Trata-se de uma obra importante para a actividade da pesca naquela zona da ilha de São Miguel, uma vez que vai permitir criar um terrapleno onde possam ser colocadas as artes de pesca dos pescadores, bem como uma pequena zona de atracação para os barcos de boca aberta que, habitualmente, operam naquele porto.

Para o subsecretário regional, o que está em causa é um melhoramento que contribua para aumentar a segurança das operações da pesca e as condições de trabalho dos respectivos pescadores, não se equacionando, de maneira alguma, a criação de melhores condições de abrigo, uma vez que, para aqueles pescadores vai existir espaço disponível no novo porto de Vila Franca do Campo.

No encontro desta manhã, o objectivo foi relacionar os estudos de engenharia com a prática e o conhecimento dos pescadores locais porque dai resultam sempre melhorias para o próprio projecto. Na sequência disso, Marcelo Pamplona entendeu pela necessidade de se considerarem mais algumas propostas apresentadas pelos pescadores e que, agora, serão apresentadas ao gabinete projectista.

 

Esta obra de melhoramento do porto de pesca da Caloura insere-se no objectivo do Governo Regional de reformar todos os portos de pescas, nas diferentes ilhas, no sentido de promover melhores condições de operacionalidade com reflexos muito positivos na actividade da pesca e no aumento do rendimento dos pescadores.

No porto de pesca da Caloura têm vindo, entretanto, a ser realizadas pequenas obras de melhoramento, como foi o caso da beneficiação da respectiva rampa de varagem, a partir de um contrato ARAAL estabelecido entre o Governo Regional e a Câmara Municipal da Lagoa.

O subsecretário regional das Pescas aproveitou a ocasião para referir à comunicação social que, quando a componente das pescas estiver, definitivamente, decidida será depois, no âmbito da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, estudado o melhoramento das piscinas existentes naquela zona da Caloura, tendo em vista o seu aproveitamento balnear e turístico.

GaCS/JMB

Anexo: Fotografias GaCS/João Freitas