Relvado sintético no Pico da Pedra concluído em Setembro

O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande assinou ao fim da manhã de hoje, o contrato para o início da obra de construção em relva sintética do campo de jogos José da Silva Calisto, no Pico da Pedra.

A assinatura do contrato com a “Nativa”, empresa que executará a obra a partir de segunda-feira teve lugar no próprio campo de futebol e onde esteve também presente a Direcção do Vitória Clube do Pico da Pedra.

Com este projecto, a Câmara Municipal da Ribeira Grande cumpre com uma longa aspiração da população do Pico da Pedra e, principalmente do Vitória Clube, fomentando assim, o desenvolvimento do desporto junto dos jovens.

Isto mesmo foi reforçado pelo Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, na assinatura do auto consignação para a construção do campo de futebol em relva sintética do complexo desportivo municipal do Pico da Pedra.

Para Ricardo Silva os investimentos que a autarquia tem realizado em campos de futebol do concelho, como por exemplo na Maia (cujo campo de jogos é inaugurado amanhã), Rabo de Peixe, Ribeira Seca e Pico da Pedra revelam o “rumo que o município está a dar ao desporto”.

É neste sentido que a autarquia está a elaborar a “Carta Desportiva do Concelho” e que segundo Ricardo Silva, constitui um “documento estratégico para o desenvolvimento do desporto no concelho”. Isto porque, nesta carta, em fase final de elaboração, são definidos os espaços desportivos municipais que devem ser feitos nas freguesias, os apoio às instalações dos clubes federados e às instalações das escolas, para além de dar a conhecer o número de atletas existentes no concelho.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande é um dos poucos municípios açorianos a elaborar uma Carta Desportiva do Concelho.

A obra do sintético do Pico da Pedra estará concluída em Setembro, estando orçada em mais de 400 mil euros.

Para além da pavimentação do campo com relva sintética, da instalação de novos equipamentos desportivos como balizas, bandeirolas e bancos de suplentes, a obra inclui ainda a drenagem de águas pluviais e sistema de rega. Este sistema, o mais moderno existente no país, é constituído por aspersores escamoteáveis, em substituição aos tradicionais canhões, o que permite uma rápida melhoria do conforto térmico do campo em dias de elevada temperatura e facilidade de utilização do sistema.

A relva sintética será em fibra monofilamentar, certificada pela FIFA, formando um campo longitudinal para futebol de 11 e dois campos transversais para futebol de 7.

No final da assinatura, a equipa mais jovem do Vitória Clube, fez uma pequena exibição, e pela última vez em campo de terra. A equipa “escolas” é formada por jovens entre os 8 e os 11 anos.