página 1 / 2


A Presidente recebendo uma prenda do M.P.P. Tony Ruprecht

Com muito entusiasmo e uma espontaneidade natural, o simpático Membro do Parlamento Provincial, Tony Ruprecht mencionou que vêm acompanhando seus amigos alentejanos, pelo longo período de 23 anos, desde a sua fundação até os dias actuais. Carinhosamente, entregou ao invés da habitual placa, o seu livro que conta a história do desenvolvimento do Ontário e das suas respectivas comunidades.
Rosa de Sousa em nome da ACAPO e uma das principais trabalhadoras da Casa do Alentejo falou nostalgicamente sobre a luta e a visão que transformou um sonho em realidade, ou seja, criar uma referência forte e acolhedora aos imigrantes alentejanos em Toronto e que ao mesmo tempo acabou por conseguir atrair a todos os portugueses.
A seguir o Vereador Cesar Palacio, tomou lugar no pódio, saudou a todos os presentes e disse que estar dentro daquela casa representava estar dentro de sua própria casa, emocionado, congratulou Fátima Martins e assim encerrou-se os discursos formais.
Finalizando a sessão de abertura, aconteceu o Porto de Honra e a canção de Parabéns pelos 23 bravos anos que a Casa do Alentejo estava comemorando.


Os Grupos Corais Masculino e Feminino marcaram a sua presença

Marcando aquela noite de celebração, houve a actuação dos grupos Corais Masculino e Feminino, um jantar de convívio, apresentação de Ginástica Rítmica, Rancho Etnográfico da Casa do Alentejo e o Rancho Folclórico “As Ceifeiras da Fanadia”, este último vindo directamente de Portugal para prestigiar o evento.


A comemoração de aniversário contou com diversos
nomes ilustres da sociedade canadiana

No dia seguinte, sábado aconteceu o jantar de aniversário e o grande baile, a noite foi muito animada pelo Duo SonLuso onde gerações diferentes, puderam conviver, trocar experiências e memórias dos tempos difíceis que já foram e acreditar na esperança que os jovens mantenham todo o orgulho e a tradição desta Casa e que possam continuar o sonho dos fundadores que em Toronto construíram a sua segunda casa alentejana.


Muita dança e animação não faltaram à festa

No último dia o encontro começou após a execução dos hinos nacionais, que foi apresentado pelos Grupos Corais. Ainda nesta noite, pudemos apreciar a Ginástica Rítmica, Rancho Folclórico “Os Ceifeiros”, Rancho Infantil da Casa do Alentejo e fechando com chave de ouro os três dias de aniversário o Rancho Folclórico ‘As Ceifeiras da Fanadia.’
O Eng. Sérgio Pereira, falou da sua terra e de sua gente, agradeceu o convite e a simpatia com que foram acolhidos pela Casa e disse: “Nunca estivemos num lugar onde fôssemos tão bem acolhidos e respeitados. Agradecemos à Casa do Alentejo esta oportunidade, àqueles que nos deram guarida, e ao nosso amigo Joaquim da Silva, que tudo fez para que nós viéssemos a Toronto. Ainda estão aqui dançando e cantando, alguns rapazes e raparigas que foram por ele ensaiados, quando fazia parte do nosso rancho!”.


O Grupo Convidado recebendo a Medalha da Casas do Alentejo

Seguidamente aconteceu a troca de prendas onde o Eng. Entregou a Presidente Fátima Martins, decorados pratos da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e também bonecas de louça. Já Fátima entregou ao grupo convidado uma placa e uma medalha da Casa do Alentejo.


"Corte do Bolo" 23 anos cumpridos e agora muito trabalhoe dedicação pela frente

O corte do bolo pela Presidente Fátima Martins, Sérgio Pereira e o Dr. Tomás Ferreira completou o encerramento da festa de aniversário, bolo que por sinal estava muito saboroso e que foi distribuído pelos demais amigos e sócios que lotaram os três dias de comemoração.
A Casa do Alentejo é sem dúvidas uma inequívoca expressão da cultura e do orgulho português em Toronto. Onde não só alentejanos, mas todos os que amam e acreditam no trabalho e na dedicação de poder criar fora de sua pátria um espaço aberto, acolhedor e feito para manter viva a luta dos imigrantes que no Canadá decidiram fincar suas raízes e construir um futuro melhor para si e para as gerações vindouras.

Clicar p/ ver

................

................

A equipa de Adiaspora.com deseja a todos os amigos, colaboradores e responsáveis por esta casa, mais 23 anos, de sucesso, realizações, conquista e muito trabalho. Uma casa portuguesa com certeza!

Página Anterior