CÂMARA REALOJA 15 FAMÍLIAS NA RIBEIRA SECA

O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, entregou hoje 15 habitações a famílias que viviam em sobrelotação e más condições na zona do Bandejo, na freguesia da Ribeira Seca.
A entrega de chaves a 15 famílias que a partir de hoje passam viver nas novas casas na Quietação (Ribeira Seca), ocorreu hoje de manhã, numa cerimónia presidida pelo Secretário Regional da Habitação, José Contente.
Na ocasião, Ricardo Silva apelou aos novos inquilinos das casas “para cuidarem bem das habitações” e para que “façam do bairro uma zona com qualidade de vida”.
Segundo Ricardo Silva, as “famílias têm de demonstrar perante outros casais jovens que assumem sozinhos a taxa de esforço de aquisição da sua casa, que são dignos de a receber”.
A entrega das 15 habitações constitui e, nas palavras do autarca, “mais um passo naquilo que é objectivo do Governo Regional e da Câmara Municipal e que é a requalificação da orla costeira da Ribeira Seca”.
Ricardo Silva adiantou ainda que está em curso a construção na Ribeira Seca de mais doze habitações para realojamento de famílias da Rua do Saco, o que “vem dar continuidade ao projecto da Câmara Municipal de requalificação da zona do Monte Verde”, um dos pontos críticos a nível de pobreza naquela freguesia.

Na hora de entrar nas novas casas, as famílias não escondiam a alegria nem as lágrimas. Não era para menos, já que estas famílias de fracos recursos viviam em situação de sobrelotação e em casas sem o mínimo condições.
Ao mesmo tempo que foi feito o realojamento no loteamento da Quietação, a Câmara Municipal procedeu ao longo da tarde de hoje à demolição de seis habitações no Bandejo, que não ofereciam condições de habitabilidade e de segurança para acolher mais famílias, evitando assim, a reocupação de outros agregados familiares. A par disso, as famílias continuam a ser alvo de acções de formação por parte do serviço de acção social da autarquia da Ribeira Grande e que visam proporcionar conhecimentos de conservação, organização e gestão doméstica.
O custo da construção dos fogos a custos controlados, sendo 14 de tipologia T3 e um de T4 ultrapassou os 870 mil euros, sendo repartido entre a Câmara Municipal da Ribeira Grande, Instituto Nacional de Habitação (INH) e Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos (SRHE).
Gabinete de Imprensa

Ana Paula Fonseca


Anexo Email- Fotos da entrega das casas

Notícia disponível: http://www.cm-ribeiragrande.pt/