AÇORES RECEBEM MAIS 11 JOVENS ESTRANGEIROS PARA ESTÁGIO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO "EURODISSEIA"

 

O director regional da Juventude, Emprego e Formação Profissional recebeu hoje, em Ponta Delgada, os primeiros 11 dos 20 jovens europeus que vão desenvolver um estágio profissional de seis meses nos Açores, ao abrigo do Programa de Iniciativa Comunitária “Eurodisseia”.

Os jovens, de ambos os sexos, provenientes da República da Geórgia, Bélgica, Espanha e França, vão estagiar nas ilhas de São Miguel, São Jorge, Pico e Faial em áreas relacionadas com a História, Engenharia Electrónica, Engenharia Florestal, Ciências Geológicas, Biologia, Cozinha, Engenharia Química, Engenharia Agrónoma, Engenharia Agrícola e Psicologia.

O estágio profissional destes jovens europeus é de seis meses, o primeiro dos quais destinado à aprendizagem da língua portuguesa, e decorrerá em diversas instituições e empresas como a Universidade dos Açores, a BEL Fromageries, o INOVA, o IMAR, a EDA, a Ecoteca de São Jorge, a “Norte Crescente”, a “Norberto Diver” e o “Espaço Talassa”.

Em declarações à Comunicação Social, Rui Bettencourt anunciou que os restantes nove jovens estagiários europeus deverão chegar aos Açores no final do próximo mês de Maio, e adiantou que, a partir de 2007, a Região Autónoma passará a receber um total de 30 jovens por ano, oriundos de diversas regiões da Europa.

 

Nesse sentido, esclareceu que o aumento do número de vagas, no âmbito daquele programa de intercâmbio profissional, é recíproco pelo que a Região disporá da possibilidade de enviar 30 jovens açorianos para estágios na Europa, com passagem área, bolsa e alojamento pagos.

O director regional sublinhou que o programa “Eurodisseia” movimenta, por ano, mais de mil estagiários em toda a Europa e contribui para colocar os Açores nos grandes centros de decisão europeus.

Referiu, igualmente, que 2006 é o Ano Europeu da Mobilidade Profissional e que o programa “Eurodisseia”, de cuja direcção os Açores fazem parte com mais outras seis regiões europeias, permite aos jovens estagiários adquirirem uma maior flexibilidade no trabalho e uma melhor gestão das suas competências profissionais, além da oportunidade de alargarem os seus conhecimentos linguísticos.

Citando estudos promovidos pela Assembleia das Regiões da Europa, Rui Bettencourt revelou que 85 a 90 por cento dos jovens que aderem ao “Eurodisseia”, conseguem obter emprego na sequência do seu estágio europeu e recordou que há quase sempre três ou quatro jovens estrangeiros que resolvem fixar-se nos Açores, após a conclusão da sua experiência profissional nas ilhas.

Enalteceu, ainda, o facto de 20 jovens açorianos se encontrarem actualmente em estágio profissional nas mais diversas regiões da Europa.

GaCS/CM
Anexo: Fotografias GaCS/João Freitas