“O mito e o rito nos ensaios da tradição”
Santa Catarina, Brasil

Entre a crença e o esquecimento

Texto: Cristina Oliveira
Fotos: Cristina Oliveira e Felipe Covalski*


Adiáspora.com

 

O som lamuriante que se ouvia, lembrava cantorias de almas...

Em meio aos sons vindos da rua, escutei uma batida acanhada na porta e ao abrí-la, me deparei com a menina da vizinha, um tanto espantada, me pedindo para usar o telefone. Convidei-a para entrar e enquanto ela dirigia-se à sala e sem muitas palavras, observei que havia uma movimentação estranha na rua. Pessoas transitavam caladas e outras vinham enfileiradas, vestidas de roupas iguais, num rumor sincronizado e policromatico: mulheres vestidas de saias pretas e camisas em tom de amarelo pálido e calçadas em formatos e cores variadas. Os homens vestiam-se de calças presta, camisa branca e carregavam por cima de tudo, uma espécie de capa solta, larga e vermelha, até abaixo dos joelhos. Todos tinham nos rostos um ar cênico de seriedade... Elas carregavam uma fita vermelha larga, com um medalhão grande pendurado até a altura do coração. O homem que ficava no lugar de destaque da fila dupla composta por mulheres atrás e homens na frente, levava um cajado com um crucifixo na ponta e puxava a cantoria lamuriosa...
A menina terminou de fazer o telefonema. Veio até a rua onde eu ainda me encontrava paralisada e admirando a cena e me perguntou quanto me devia pelo uso do telefone ( eles tinham esse tipo de cuidado) e eu então lhe disse rapidamente que ela não me devia nada, mas que eu adoraria saber o que era aquele acontecimento todo. Ela então comentou em voz fraca e poucas palavras, que as pessoas enfileiradas faziam parte do Apostolado da Oração (mulheres) e da Irmandade (homens) e que estavam todos ali para acompanhar o cortejo; para orar e seguir o ritual. Continuei sem entender nada e enquanto eu olhava a rua feito um palco em dia de ensaio geral para uma estréia, ela continuou:
- meu pai morreu nessa madrugada e as pessoas todas vieram para acompanhar o enterro...

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O ano era o de 1986 e eu rodando pela ilha como costumeiramente fazia, deparei-me com um vilarejo que até então eu nunca tinha escutado falar e em cuja placa de sinalização manchada pelo tempo, indicava tratar-se do Distrito de São João do Rio Vermelho.
O lugar está situado entre a praia da Barra da Lagoa e a praia dos Ingleses, no norte da ilha e a comunidade, em sua maioria composta por descentes açorianos, construiu suas casas, dispostas lado a lado ou coladinhas umas às outras, em humanizada desordem e ao longo da rodovia estadual que na época, ainda tinha grande parte de sua extensão sem qualquer tipo de pavimentação.



Barrada Lagoa, praia do Moçambique e o Costão das Aranhas

As casas eram de arquitetura simples. Havia engenhos de farinha de mandioca; carros de bois com seus chiados característicos e vez ou outra, uma almofada de rendas de bilro, encostada na entrada de alguma residência, compunha o quadro bucólico do cenário envolto em uma luz distinta e única. O Distrito pacato lembrava filme de época, distribuído entre a montanha de mata atlântica totalmente preservada e o mar; campos, rios, a lagoa da Conceição e a praia do Moçambique, cujo nome lhe foi dado pela abundância desse molusco existente por todos os 11 km de sua extenção, que vai desde a Barra da Lagoa, até o Costão das Aranhas. A praia é protegida por lei e faz parte da grande área de proteção ambiental onde está localizado o Parque Estadual do Rio Vermelho.

Parque Florestal e praia do Moçambique

Depois de muitos finais de semana descobrindo as trilhas da reserva e terras disponíveis para a compra, consegui adquirir um terreno nas margens da lagoa, onde no passado ficava o pequeno porto que atendia o povoado e de onde saiam os barcos carregando os produtos das lavouras, a farinha produzida nos engenhos, galinhas, ovos e outras produções locais, que seguiam em pequenas embarcações até o porto do centrinho do Distrito da Lagoa da Conceição. De lá, a produção era transportada até o mercado público do centro da cidade de Florianópolis, em lombos de mulas, cavalos, carros de bois ou carroças.

Morro da Lagoa, do porto da Lagoa da Conceição
e da região do antigo porto do Rio Vermelho

Depois de algum tempo e já vivendo no Rio Vermelho, descobri que o nome do lugar foi-lhe assim atribuído em razão das águas avermelhadas do rio que corta a região, cuja cor é resultante do alto teor de ferro. A sua nascente fica entre as dunas da praia do Moçambique e já bem próxima do Costão das Aranhas, que depois de percorrer quase toda a distância do povoado, em meio a campos e baixios, desagua na lagoa, demarcando assim os limites das terras dos moradores, das terras do Parque Florestal.

A região se difere um pouco das outras existentes na ilha, por ser mais aberta, com partes de campos e várzeas próprias para cultivo, tendo as montanhas mais afastadas do mar e alinhadas por toda a extensão do lugar. A comunidade vivia do cultivo do solo, pecuária e da pesca artesanal, feita por linha ou por tarrafa. A praia de mar de tombo e ondas fortes, dificultava a saída para alto mar e então os pequenos barcos eram usados nas águas calmas da lagoa, para a pesca de algumas espécies de peixes, camarões e a coleta do berbigão, abundante onde o rio Capivara, desembocam na lagoa.

Não havia telefone, posto policial, posto médico, supermercados, farmácias e para todas as compras, era necessário fazer o trajeto de aproximadamente 27 km que separa o Distrito de São João do Rio Vermelho, do centro da cidade de Florianópolis. Ainda assim o lugar possuía um encantamento indescritível e as maiores e melhores terras de toda a região.


Rio Vermelho

Até bem pouco tempo, era comum na ilha avistarmos senhores conduzindo suas vaquinhas leiteiras por uma corda, em passeios pelas ruas e isso acontecia por toda a ilha, desde os povoados mais distantes do centro da cidade, localizados a pouco mais de 35 kms, em lados opostos, tanto na ponta norte, quanto na ponta sul da ilha, até mesmo muito próxmo do centro de Florianópolis...

E sem muitas explicações, a ilha que se mantinha quase intocada, derrepente tornou-se conhecida como “A ilha da Magia”. Encantadoramente envolvente, o folclore local falava das bruxas que rondavam os telhados das casas em noites escuras e no Rio Vermelho, até bem pouco tempo, ainda era possível encontrar “Benzedeiras”, que prestavam seus serviços de desembaraçar bruxarias variadas e mais especialmente as estranhezas atribuídas às fraquezas dos bebes recém nascidos. Nomes estranhos eram dados aos males dos pequenos, tais como “anca caída”, “nó nas tripas”, “cobreiro” e outros tantos. O nascimento dos bebês normalmente acontecia em casa e era feito com a ajuda de parteiras. Somente depois de passado algum tempo, é que tomei conhecimento de que um obstetra famoso da Lagoa da Conceição, que por vezes era chamado para realizar o parto e já quando se aproximava a hora, ele chegava e se hospedava no lugar e por vezes até mesmo na casa da própria parturiente. Vinha com a malinha de equipamentos médicos, medicamentos, coisas pessoais e até a prancha de surf, pois se a maré ou a mudança da lua permitisse e até a hora da chegada do bebê, ele aproveitava a estadia para outras visitas e uma ida até a praia para surfar nas ondas perfeitas do Moçambique. Dr. Pedrão brincava dizendo que pelo choro da mãe, ele sabia a hora aproximada do nascimento do filho...

 

BALÉ DE MULHERES BRUXAS

Depois de haverem chupado muito sangue de inocentes criancinhas, sem serem molestadas por benzedeiras, armadilhas e outros, esta caterva de mulheres resolveram comemorar a vitória diabólica, com uma dança de balé bruxólico no Morro do rapa no extremo norte da Ilha de Santa Catarina, sobre a bata rubra do ex-anjo Lúcifer.
Afirma a Madame Estória, que as mulheres bruxas possuem uma inteligência excepcional, a qual elas usam sempre para ludibriar o homem de argila humana crua. Por isto, elas vivem às turras com benzedores, armadilhas e outros, desde os séculos dos séculos.

Madame Estória vê,
O sinistro Lúcifer
Bispando o lote de bruxas,
Que está dançando balé.

Após haverem chupado
Muito sangue de criança,
Estas bruxas elegantes,
urdiram esta Festança.

O balé que elas usam.
É o balé da bruxaria.
Marcado nas horas mortas,
Quando vem o fim do dia.

Hó! minha Ilha encantadora,
Meu fraco é sempre te amar.
Pois tu és catita bruxinha
Que repousa sobre o mar.

Franklin Joaquim Cascaes

“Bruxa, bruxé, freio na boca e maneio nos pés. Aqui tu não hás de vir, nem onde esta criança estiver. Em nome de Deus e da Virgem Maria.” (Dona Etelvina, 78 anos, benzedura para bruxaria).
“Quebrante é assim: uma criança muito bonita, muito ativa, assim bem esperta, chama a atenção da pessoa. Então, tem pessoas que têm um olhar, assim, que às vezes não sabe e tá botando o quebrante . Aí, a criança começa a ter febre, fica enjoadinha, não dorme de noite direito. Dorme com as vistas abertas, se tremendo. Assim começa o quebrante ...”. (Julieta, 58 anos, benzedeira).

“O quebrante é com três galhinhos de arruda, ou quebra-tudo, guiné ou qualquer galhinho verde que não tenha espinho. O cobreiro é com guanxuma, que arranca no terreno e benze com um copo de água. O cobreiro, a mordida de bicho é assim: três galhinhos de guanxuma e um copo com água. O sapinho se benze com nove grãos de milho e uma faca cortando. A “izipela” eu benzo com três folhinhas de laranjeira e um pouco de azeite. Cada benzedura é diferente. A benzedura para criança é uma e para adulto é outra.” (Julieta, 58 anos, benzedeira).

(Depoimentos de benzedeiras e familiares de embruxados na luta contra a ação das bruxas, em trechos retirados da dissertação de mestrado de Suzana Araújo, “Bruxas e Bruxarias na Ilha da Pintada”, de 1998).

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O carnaval de São João do Rio Vermelho, também era uma tradição completamente diferenciada do que eu havia visto até então. As pessoas vestiam-se de modo caricato e usando máscaras de diferentes materiais para não serem identificadas, saiam em blocos pela rua, arrebanhando outros seguidores com seus instrumentos de percussão.
No Natal, cada morador era visitado pelo “Terno de Reis” que entravam, cantavam, eram convidados a comer e beber com os donos da casa e logo após seguiam adiante...

Como em outras comunidades católicas, as famílias recebiam uma capelinha com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que ia de casa em casa numa visita em rodízio, arrecadando alguns donativos que cada família deixava na gavetinha aos pés da imagem.

Muitos moradores nascidos na localidade, não conheciam o centro da cidade de Florianópolis até os anos 90 e foi nessa época então, que as grandes mudanças começaram a acontecer e muito rapidamente, por toda a ilha, mas muito fácil de ser percebida na localidade de São João do Rio Vermelho, em razão das terras mais planas, dos campos e do espaço mais aberto. A televisão local só podia ser assistida com alguma qualidade no centro da cidade, pois a transmissão fora dali era mesmo muito ruim. Tais dificuldades tinham como causa principal a barreira formada pelas montanhas que impediam a chegada da imagem para os locais mais afastados e então as pessoas passaram a adotar as antenas parabólicas. Em pouco tempo deu-se uma proliferação daqueles captadores de sinais feito um guarda chuvas do avesso e em cada propriedade havia pelo menos um deles espetados no jardim. Isso fez com que as informações por canais de televisão, passassem de simples imagens listradas, fantasmagóricas e quase indefinidas, diretamente para as imagens limpas e coloridas das programações do eixo Rio/São Paulo.

Os hábitos foram mudando visível e aceleradamente. A praia que antes era lugar que servia apenas para o sustento e de onde se podia trazer fartura à mesa, passou a ser visitada e transformando-se em reduto de laser e ponto de encontro da juventude, ao sol e nas deliciosas ondas. As terras foram sendo desmembradas em condomínios e loteamentos e assim foram sendo divididas lentamente e o que antes era aberto, passou a ser visto com demarcações e em espaços reduzidos.

Dos “Mitos”, restam poucos e o mais frequente e fácil de se ouvir por ser muito utilizado no marketing turístico, é o que tornou a cidade conhecida por todos e reconhecida como de excelente qualidade de vida: “Florianópolis, a ilha das bruxas e ilha da magia”...

Dos “Ritos”, festas e folguedos trazidos ou criados pelos fundadores da cidade e vindos das ilhas dos Açores, a maioria repousa no passado e na memória dos nativos. Não há mais muitas das práticas costumeiras que reunia os moradores de cada freguesia para brincar, cantar e dançar. Tudo foi se remodelando e redesenhando seu perfil na medida que muitos dos recém chegados e de diferentes lugares, se instalaram por toda a ilha e São João do Rio Vermelho não foi diferente. As mudanças aconteceram quase num piscar de olhos e já não há mais o cheiro do café sendo torrado nos grandes tachos de cobre dos engenhos, para ser servido em seguida em forma de deliciosos “aparadinhos”, para os que passavam... Não há mais engenhos com suas “farinhadas”, que aos poucos foram sumindo e sendo transformados em objetos de decoração. Os carros de bois foram esquecidos ao relento e rareando cada vez mais e os sons de suas rodas ficaram como registros distantes na memória... As plantações acabaram sendo trocadas pela praticidade das feiras e supermercados onde os produtos vindos diretamente do campo e de outros campos, são oferecidos de maneira a encantar os olhos sem o envolvimento direto com a manejo difícil da terra. Já não há mais gado no pasto e quase nem há mais pasto... O carnaval dos mascarados tornou-se lugar comum e as benzedeiras são contadas como acontecimentos de um tempo distante, mas presente ainda e até o final da década passada.

O “Boi de Mamão”, uma brincadeira que lembra o “Bumba meu boi” do nordeste brasileiro, passou a fazer parte de temas de escolas primárias. A mais respeitada das professoras da escola básica de São João do Rio Vermelho - a Tia Eliane - durante essa última “Festa do Divino”e enquanto eu fazia as fotografias, me contou que ensina aos seus alunos da escolinha maternal, a brincadeira do “Boi de Mamão”, que é citada como referência do que acontecia nas freguesias; como uma brincadeira saudável praticada nos povoados da ilha e separados na época pela difícil e bela geografia desenhada pela natureza local, que fazia aproximar as pessoas pelas dificuldades de ida e vinda de um lugarejo para o outro.

Com as estradas, o asfalto e os novos meios de transporte, as facilidades e outros divertimentos chegados de fora, fez com que o “Boi de Mamão” acabasse sendo esquecido e é desconhecido pela grande maioria dos novos moradores que passaram a povoar a ilha, atraídos pela beleza e qualidade de vida, vindos de diferentes partes do país e do exterior.

Por fim, de tudo o que era passível de ser visto com muita facilidade e num tempo ainda muito recente, restou apenas a “Farra do boi” ou “Boi de campo”, que hoje sobrevive na clandestinidade, por suas características pouco éticas e muito agressivas para a realidade atual e cultural, onde a prática passou a ser crime contra a Constituição Nacional.

E diante de todas as perdas e esquecimentos, a Festa do Divino Espírito Santo, foi naturalmente ganhando novos adeptos e até mesmo de pessoas que não são nativas, tornando-se assim e a olhos vistos, uma festa cada vez mais rica.

Se antes a “Festa do Divino” era um ritual singelo, trazido pelos antepassados das ilhas açorianas, hoje ela se veste muito cuidadosamente em seus trajes enfeitados e desenhados com exclusividade para ela e é desse modo que a tradição vem sendo mantida na comunidade de São João do Rio Vermelho, onde a qualidade das encenações e vestimentas, podem ser comprovadas nas imagens registradas.

Há nessa festa um cuidado especial com a organização e a programação é cumprida com rigor, fazendo com que os representantes da igreja reconheçam a dedicação e empenho dos festeiros e todos os demais envolvidos, direta ou indiretamente, nos preparativos do evento e é essa a maneira encontrada pelos antigos moradores, - hoje em número reduzidíssimo - de manter acesa a tradição pagã religiosa que une num cenário único, diferentes módulos da história brasileira e açoriana, nessa que é a ilha mais distante do arquipélago da terra mãe.


*Fotos de Florianópolis feitas em diferentes épocas e em diversos locais da ilha, de autoria de Felipe Covalski


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O Divino no Rio Vermelho
Florianópolis, Santa Catarina – Brasil

De 15 a 17 de Setembro último, realizou-se no Distrito de São João do Rio Vermelho, em Florianápolis, Santa Catarina, Brasil, a Festa em honra do Divino Espírito Santo, tradição religiosa trazida dos Açores pelos primeiros colonizadores da ilha que dá o nome ao estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.
Os festejos centraram-se na igreja de São João Baptista, em Rio Vermelho, com a seguinte programação:
Dia 15 - Às 20h00, procissão com todos os Apostolados da Oração da Paróquia, seguida por missa festiva.
Dia 16 - Às 19h30, cortejo Imperial com saída da casa dos festeiros; às 20h30, missa festiva que seguiu o cortejo para a casa Imperial.
Dia 17 - Às 9h30, cortejo imperial com saída da casa dos festeiros; às 10h30, missa festiva e, logo após, almoço com música ao vivo; às 16h30, novo cortejo imperial e apresentação dos festeiros da próxima Festa do Divino Espírito Santo, para o ano de 2007.
O que a seguir se apresenta é uma foto-reportagem* sobre o acontecimento.

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*Fotos da Festa do Divino Espirito Santo realizada no Distrito de São João do Rio Vermelho em Setembro de 2006, de autoria de Cristina Oliveira