ENCONTRO DOS AMIGOS DA PRAIA DA VITÓRIA

Por: JMC
Adiaspora.com


Convidados e realizadores da festa que foi um sucesso

O Grupo dos Amigos da Praia da Vitória mais uma vez realizou a sua festa, desta feita no Ambiance Hall, com o êxito a que já nos habituaram. Casa cheia, muita animação e, a velha saudade da sua Praia da Vitória a sair por todos os poros. É a vida! A Comissão de Festas, constituída por António Rodrigues, José Luís Penim, Jorge Leal, Paulo Joaquim, João Terra, Rui Borges, Alexandre Valadão e o MC José da Silva, que conta ainda com a colaboração do João da Silva de Calgary, só tem que congratular-se pois tudo correu de feição.
Logo após a excelente refeição, que contou com um serviço bem conduzido e rápido, o conhecido terceirense da Praia da Vitória, José da Silva, saudou os presentes e deu as boas vindas a todos os convidados e participantes na festa. Da Terceira, estiveram os convidados Dr. Roberto Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória; Paulo Rocha, Presidente da Comissão de Festas da Praia; José Armindo Costa, Director da Gastronomia das Festas, e Paulo Codorniz, Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Vieram ainda da Ilha Terceira, elementos do "Grupo de Guitarras da Terra da Terceira", os cantadores Francisco Simões e sua filha Catarina Simões (Catarina veio em substituição de sua mãe Alaíde, por esta se encontrar doente), o tocador de Viola da Terra (tem 15 cordas) Diamantino Ávila, considerado o melhor da Ilha Terceira, e o Viola José Avelino.


Os convidados da cidade da Praia da Vitória em convívio com senhoras madeirense

A seguir, vários convidados tomaram a palavra. Primeiro, o Dr. Fernando Gonçalves, do Consulado Geral, em representação da Cônsul-Geral de Portugal Dra. Maria Amélia Paiva, que agradeceu o convite e prometeu visitar a Praia da Vitória logo que possível. Depois, o Conselheiro (Vereador) da Câmara Municipal de Toronto, Adam Giambrone, esteve no encontro em nome do Mayor David Miller, e fez a entrega de um Diploma de Felicitações ao António Rodrigues.


João da Silva na entrega do livro Pequenas Histórias de Gente Grande
ao Presidente Roberto Monteiro

O Deputado Federal Mário Silva, foi mencionado mas, devido a outros afazeres, não poude estar presente. Seguiu-se Paulo Rocha, Presidente da Comissão das Festas de Verão da Praia da Vitória que, com simpatia, falou das festas que irão decorrer de 4 a 13 de Agosto, a 17a. edição, e do muito que tem para oferecer. Segundo mencionou, "este ano, a Comissão de Festas ´Praia 2006´ e a Câmara Municipal da Praia da Vitória estão empenhadas em desenvolver novos projectos e eventos que primem pela qualidade e que constituem novas formas de entretenimento. Vamos honrar o mestre Vitorino Nemésio, que escreveu: Não há terra como a Praia / Nem abrasão como o seu / Não há gente como aquela / Nem amor como o meu".


João da Silva de Calgary confraterniza com os convidados vindos da Terceira

José Almerindo Costa, responsável pela Gastronomia do Atlântico das Festas de 2006, lembrou de que para além do restaurante da Praia, e de um de paladar internacional, serão montados 8 restaurantes Continentais que oferecerão "uma feira de sabores regionais de vários sítios de Portugal e do Mundo".
Para fechar o ramalhete de intervenções, apresentou-se o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, com um discurso vivo, cheio de emoção, que deixou os praienses cheios de esperança e, como se costuma dizer, com água na boca. Agradeceu à Comissão o convite para partilhar de um momento tão importante entre todos, e lembrou "que somos o isco" para que vão à Praia da Vitória partilhar também do convívio com a terra e as gentes. Contou uma pequena história: "dois irmãos foram entregues a uma madrasta. Esta tratava-os bem, mas, continuavam a amar a mãe cada vez mais! Com isto quero simbolicamente dizer que vós sois os irmãos (praienses) que foram entregues à madrasta (Canadá), mas continuam a amar cada vez mais a mãe (Praia da Vitória).


Diamantino Ávila dedilhando a sua guitarra de 15 cordas

Eu lutei muito para conseguir chegar a Presidente da Câmara da Praia. Porquê? Porque há momentos na vida em que sentimos que devemos dar o nosso contributo à terra-mãe. E, devidi o meu projecto em três partes: Primeiro a VISÃO, para projectar não só para hoje mas sim para mais além; com INOVAÇÃO para que não se continue o caminho do progresso deixando o homem para trás e, finalmente, com CORAÇÃO, para olharmos os mais desfavorecidos e cuidar dos mais jovens e dos idosos. As mudanças geracionais são tão rápidas que temos de olhar a tudo com mais inteligência, e mais humanização. Não quero deixá-los sem vos pedir para que nos ajudem a evoluir na nossa terra. Vocês são os maiores praienses do Mundo!". Enquanto discursou, o Dr. Roberto Monteiro mostrou um vídeo-surpresa, onde se vislumbrou a Praia da Vitória do futuro. Um projecto ambicioso mas que, com o apoio de todos, se irá tornar realidade. Deixou o palco, pedindo: -"Invistam na Praia da Vitória. Precisamos de vós!".
Após um curto mintervalo, subiram ao palco os músicos do conjunto Tabu, e a voz do grupo Tony Gouveia que, de imediato, encheram o salão de sons e ritmo. Logicamente, os terceirenses logo começaram a dançar...


Adam Giambrone entrega à António Rodrigues o diploma de Felicitações do Mayor Miller

O "Grupo de Guitarras da Terra da Terceira" veio a seguir. O experiente Francisco Simões e a bonita filha, Catarina (tem "ares" físicos e vocais da Teresa dos MadreDeus), bem acompanhados por José Avelino e Diamantino Ávila, deliciaram os presentes com as músicas tradicionais da terra.
Um momento muito esperado e bem conseguido. O coral da sala não se fez esperar.
Para encerramento deste encontro dos Amigos da Praia da Vitória, voltou ao palco o sempre apreciado conjunto Tabu. Quem quis, dançou até querer.
Parabéns aos praienses e seus amigos. Agora, preparem-se para visitarem a Praia da Vitória e participarem na grande "Festa de Verão´06", uma festa que vos vai fazer matar saudades e, quem sabe?, talvez até vos faça ficar por lá.