Natal da Criança

ESCOLA DE TORONTO “A CAMINHO DO SABER”
FESTEJOU O NATAL COM ALUNOS, PAIS E PROFESSORES

Natividade Ledo (Texto)
Carlos Ledo (Fotos)
Adiáspora.com

Mais uma vez falamos do Natal, talvez por ser algo muito importante nas vidas de todo o ser cristão, importante acontecimento ocorrido à cerca de 2 mil anos, Em Belém, na Judeia, e que continua a ser festejado nos nossos dias, embora não com a mesma força e entusiasmo como nos tempos mais antigos. Mas o mais necessário é não nos esquecermos desta quadra festiva onde é comemorado o nascimento de Jesus.

Nos países multiculturais, onde residem varias comunidades, vindas de outros países, este dia também é lembrado e claro festejado, embora de maneiras diferentes, mas com o mesmo sentido de Espirito Natalício. E como isto é uma verdadeira fé, todos têm direito de viver esta mesma alegria; e foi exactamente o que se passou com a Escola “A Caminho do Saber” de Toronto, Canada, onde, desde há alguns anos, alunos, professores, pais, familiares e amigos se juntam para festejarem e compartilharem esta mesma alegria.

Assim no passado dia 16 de Dezembro de 2006, Óscar Monteiro, Director da Escola “A Caminho do Saber” levou a efeito a festa anual das crianças alunas da escola mais as suas simpáticas professoras Jorgina Pereira, Margarida Pacheco, Suzanne Silva, e claro seu Director Óscar Monteiro e esposa Rosemary. A festa teve lugar na “Associação Cultural do Minho”, em Toronto.

Pelas 11 horas da manhã deu-se inicio à festa com o coro pelas crianças entoando os hinos nacionais Canadiano e Português. A apresentadora da festa, foi a D. Rosemary, que foi chamando ao palco os alunos para lerem alguns poemas; onde lhes eram feitas algumas perguntas, sobre a aprendizagem da lingua de “Camões”, e o que é que desejavam ser nas suas vidas profissionais, onde certamente já havia boas ideias e ambições, naquelascrianças. Depois foi exibida uma peça de Teatro, ensaiada pela professora Margarida Pacheco, a peça foi intitulada a “ Carochinha”, onde se saíram muito bem. Os pequenos actores foram Nicola, Daniel, Paulo e David.

De seguida mais uma vez aquele bom grupo de alunos formou coro e cantou algumas melodias de Natal ensaiadas pelo professor Óscar Monteiro, que se fez acompanhar de sua viola.

Seguiu-se outra peça de Teatro, intitulada “Vida em Casa”, protagonizada por Nancy Costa, Daniel Costa e Ricardo André. A ensaiadora foi a Prof. Jorgina. Passou-se entretanto para mais uma cena Teatral, desta vez com o título “Visita a Portugal”, da autoria de Suzanne Silva e seus alunos. Após mais algumas cantigas chegou o Pai Natal, cansado devido ao saco de prendas que carregava ás costas, para ali serem distribuídas todas as crianças.

Para finalizar, o Pai Natal foi embora deixando muita alegria aquela pequenada que, para além dos presentes, beneficiou ainda de uma rica mesa cheia de comida e muitos doces, partilhada por todos os presentes.

Foi uma animada festa de Natal dos alunos da escola “A Caminho do Saber”, que está mesmo no bom caminho, porque aprender nunca é demais.