SARAU COM FADOS NO CENTRO COMUNITÁRIO PORTUGUÊS DE MISSISSAUGA ONDE FLORA SILVA (PORTUGAL) E CARLOS RODRIGUES (MONTREAL) CANTARAM E ENCANTARAM NO FADO CASTIÇO
EM NOITE TÍPICA LISBOETA!

Por: João G. Silva
Adiaspora.com


Os artistas da noite, fadistas e guitarristas, recebendo aplausos após o espectáculo

O Centro Cultural Português de Mississauga, levou a efeito no dia 11 de Março, uma ''Grande Noite de Fados'', com dois conceituados artistas da canção nacional; a fadista Flora Silva vinda directamente de Portugal com os seus guitarristas, e Carlos Garcia, fadista radicado há largos anos em Montreal, realizando uma bonita noite bem à moda lisboeta, com canções e fados castiços doutros tempos que já lá vão.


Carlos Garcia cantou e ecantou naquela noite inesquecível

O serão começou com um requintado jantar, bem à portuguesa, com queijo branco calda de pimenta e pasteis de bacalhau, seguindo-se a sopa de Caldo Verde com chouriço e, como não podia deixar de ser, o fiel companheiro destas noites fadistas, a boa posta de bacalhau assado com batatas cozidas com casca e azeitonas. Um repasto de se lhe tirar o chapéu.
Após o jantar, o presidente do Centro Comunitário Português de Mississauga, Gilberto Moniz, subiu ao palco para agradecer a participação de todos os presentes neste evento chamando, ao mesmo tempo, o conhecido locutor da rádio, José Mário Coelho, para a apresentação dos artistas da noite. Minutos antes, Gilberto Moniz, pediu um minuto de silêncio em memória do sócio José Simas, falecido dias antes, que foi aguardado com o maior respeito. Seguidamente, José Mário, agradeceu o convite que lhe foi feito para apresentar este sarau e assim poder participar fisicamente naquele evento onde a canção nacional, o fado, é relembrado e cantado. De seguida chamou ao palco o duo de guitarras composto por Carlos Macieira (viola) e Manuel Martins (guitarra portuguesa), vindos do continente directamente para acompanharem os fadistas daquela noite. Primeiramente, Carlos Rodrigues, natural de Lisboa e residente há vários anos em Montreal, foi chamado ao palco para cantar alguns fados do seu reportório, que integram o seu primeiro CD, recentemente lançado, intitulado “Testamento”, o qual encantou cuja voz e veia fadista encantou plenamente os verdadeiros amantes do fado.


Flora Silva uma voz castiça a respeitar

A convidada especial da noite, Flora Silva, actuou logo de seguida, cantando muito bem o fado castiço de Lisboa surpreendendo quantos enchiam aquele salão de festas pela qualidade e pujança da sua voz, terminando a primeira parte deste espectáculo. Depois do intervalo, os guitarristas privados da adega Mesquita, em Lisboa, interpretaram algumas variações que agradou sobejamente e isto pelos aplausos que testemunhamos que receberam no final da actuação.
A noite de fados continuou com Carlos Rodrigues e, a finalizar, novamente a fadista Flora Silva, que, mais uma vez, voltou a mostrar os seus excelentes dotes de grande fadista, nas canções, ''Cheira a Lisboa'', ''Amália'', ''Senhor Vinho'', entre outras. Trata-se de uma artista que, desde os 18 anos de idade canta, e muito bem, o fado castiço lisboeta, tendo neste momento já 34 anos de carreira profissional, um belo palmarés. Flora Silva, nasceu no Alentejo, e conta com vários trabalhos gravados na sua longa carreira artística, com imenso trabalho discográfico lançado ao longo dos anos, desde os “cartuchos”, cassettes, LP's e até CD's. O último CD lançado por esta artista, um tanto desconhecida entre nós por estas paragens do Norte da América, tem como título, ''Ecos da Alma'', tendo sido acompanhada pelos antigos guitarristas da saudosa Amália Rodrigues, o Carlos Gonçalves e o Lelo Nogueira.


O trinar das guitarras por dois conhecidos profissionais

Podemos acrescentar que foi uma noite típica lisboeta para quem ouviu a Flora Silva, uma veterana do fado. Carlos Rodrigues de Montreal, foi o responsável pela vinda até nós da Flora Silva depois desta artista ter realizado alguns espectáculos em Montreal. Deixamos aqui os votos continuados de sucessos para Flora Silva, neste momento de regresso a Lisboa, e pela amizade e carinho que deixou entre nós. Ao presidente do Centro Comunitário de Mississauga, Gilberto Moniz, enviamos os sinceros agradecimentos como também à ex-presidente, a Vânia Domigos, pela sua amabilidade como fomos recebidos. Em nome da ''Adiaspora.com'' o nosso obrigado e parabéns pela noite de fados que nos proporcionou!
A todos bem Hajam!